Autoconhecimento

10 qualidades que uma mulher deve ter para ser uma boa líder

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

No artigo Seja uma profissional ultraprodutiva falamos que as mulheres são a maioria no mercado de trabalho. Ainda assim, a presença delas em cargos de liderança é pequena. No Brasil, o número de mulheres na função de CEO (Chief Executive Office), profissional responsável pela visão estratégica de uma empresa subiu de 5% em 2015 para 11% este ano. No mercado financeiro, o aumento da participação feminina em cargos de chefia teve o mesmo aumento.

A liderança feminina é cercada por estereótipos.

As corporações acreditam que as mulheres são emocionalmente incapazes, porém, a Organização Internacional do Trabalho (OIT), braço da ONU que desenvolve e aplica normas trabalhistas aponta que mulheres em cargos de chefia aumentam a lucratividade. Outro ponto positivo delas é o cuidado em harmonizar as equipes.

Você sabe aonde quer chegar, mas não sabe como fazer? Confira aqui as 10 qualidades primordiais para ser uma boa líder:

1. Credibilidade

No campo profissional, você precisa mostrar aos outros que os trabalhos serão entregues com excelência e no prazo. Como líder, você não deve deixar seus problemas pessoais interferirem na rotina, além de dar feedbacks estritamente profissionais e não dar ouvidos às fofocas.

2. Organização

Anotar horários em pedacinhos de papel não dá. Uma líder usa aplicativos de anotações para reunir notas, rascunhos e informações para consultas. Assim, você cria lembretes para reuniões e demais atividades na empresa. Boas líderes começam a semana já sabendo quais compromissos terão e seus horários. Quem se organiza consegue planejar e encontrar saídas para imprevistos.

3. Planejamento familiar

Mulheres com filhos precisam disso. Tenha uma agenda específica para a casa e planeje a semana. Defina qual horário vai acordar e como fará as tarefas (café, arrumar os filhos, etc.). Decida se vai levar e buscar os filhos na escola e os horários. Caso contrate uma empregada doméstica, combine os horários de entrada e saída. Você pode determinar metas de médio prazo (entre 3 e 5 anos) e longo (entre 5 e 10 anos) e distribuir as atividades em cinco grupos, segundo o coach Villela da Matta. Confira cada um deles:

  • Prioridades pessoais e profissionais: cursos que ocupem uma hora diária.
  • Família e amigos próximos: atividades com impacto de médio e longo prazo na vida dos filhos, companheiro, pais e amigos. Brincar com os filhos, acompanhar a vida escolar deles, visitar os pais, sair com o marido.
  • Atividades boas, porém dispensáveis: programas que não agregam nada para o futuro, como happy hour, passeio no shopping e ver televisão. Deixe essas atividades para quando terminar as tarefas das primeiras categorias.
  • Delegáveis: atividades que podem ser feitas por outras pessoas, compras no supermercado é um exemplo.
  • Elimináveis: tempo que não dá para conquistar objetivos nem para diversão, como o tempo perdido no trânsito. Aproveite para ouvir um audiobook, por exemplo.
4. Gestão de funcionários

Liderar uma equipe é difícil, personalidades e ideias diferentes podem causar conflitos. Mais que apagar incêndios, a líder deve harmonizar o grupo. Primeiramente, seja clara sobre a rotina e expectativas da empresa, feedbacks coletivos e individuais também estão na lista da gestão de funcionários.

5. Autoestima

Se você não confiar em si mesma, quem vai confiar? Você precisa estar ciente de suas qualidades pessoais e profissionais para transmitir confiança aos seus subordinados.

6. Poder de comunicação

Bons líderes sabem se comunicar. Para isso, é necessário conhecer seus funcionários e adaptar sua estratégia.

7. Persuasão

A persuasão fará você conquistar projetos, fechar negócios e implementar mudanças. Use o lado positivo dessa qualidade e será uma líder respeitada.

8. Assuma responsabilidades

Verdadeiros líderes sabem que todos possuem sua cota de responsabilidade, nos acertos e nos erros.

9. Capacidade de adaptação

Quem ignora a tecnologia fica para trás. Ninguém pode vencê-la, então, por que não tirar o melhor dos avanços tecnológicos? Computadores velozes, aplicativos e equipamentos aumentam a produção, se usados com responsabilidade

10. Proximidade

Mulheres líderes são mais próximas de seus funcionários. Elas gostam desse contato e sabem que cada pessoa é única e merece atenção diferenciada.

Com sua dedicação e nossas dicas, você será uma grande líder. Conte para nós como foi (ou está sendo) sua jornada rumo à liderança.


Texto escrito por Sumaia de Santana Salgado da Equipe Eu Sem Fronteiras.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]