Autoconhecimento

Seja uma profissional ultraprodutiva

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Trabalhar fora é uma enorme conquista feminina. As mulheres são a maioria no mercado de trabalho. Mais do que produtivas, querem ser ultraprodutivas. Temos dicas excelentes e práticas para você, profissional veterana ou em início de carreira, ser ultraprodutiva e dar um show de profissionalismo.

Agenda

Pode ser física ou um aplicativo de anotações, o importante é organizar suas tarefas. Detalhe as atividades diárias e o tempo que vai precisar para cada uma. Saiba o que é realmente importante! Uma boa ideia é usar a letra A para o que tem que ser feito com urgência, B para o que deve ser feito, mas não é prioridade e C para o que pode ser adiado. Ainda nesse tópico, divida o tempo em blocos. Dedique 25 minutos de concentração, 10 minutos de descanso para alongamentos, tomar um chá ou fazer ligações.

Use o e-mail a seu favor

Olhar a caixa de entrada constantemente mata a produtividade. Deixe para fazer isso a cada duas horas, sugestões: 9, 11, 15, 17 e 19 horas. Crie os marcadores “responder/agir”, “aguardando” ou “follow-up” e “arquivo” para usar o e-mail com inteligência. Veja as diferenças entre eles:

  • Responder/Agir: e-mails que demandam mais de dois minutos;
  • Aguardando ou Follow-up: mensagens que dependem de outras pessoas para serem respondidas ou, então, que precisam aguardar algum acontecimento;
  • Arquivo: tarefas concluídas e informações que julgar interessante para consultas.
Plano de carreira

Não dá para caminhar sem saber para aonde se quer chegar. Faça um plano de carreira e, quando alcançar seus objetivos, trace outras metas.

Não descuide da vida pessoal

Ser bem-sucedido profissionalmente não implica abrir mão da vida pessoal. Não tenha vergonha em pedir ajuda e, se estiver num cargo de liderança, delegar tarefas. Tenha disciplina para não virar um robô, para isso, não abra mão de estar com a família, sair com amigos, ficar em casa sozinha pensando na vida…

Supere o medo

Profissionais brilhantes ficam nervosos antes de fazer uma apresentação. Estes enfrentam seus medos e seguem em frente. Treine a apresentação na frente do espelho, para familiares e amigos. Invista em exercícios de respiração para momentos de tensão e vá à luta.

Errar não é o fim

Young Business Executive Using Laptop

Você é humana, por isso, passível de erros. Se martirizar por isso é perder o tempo que poderia ser usado para corrigir as falhas. Engula o orgulho e reporte o equívoco e sua solução o mais rápido possível. Mas, atenção, embora errar seja humano, redobre a atenção para não repetir enganos e comprometer a trajetória profissional nem trazer prejuízos à empresa.

Não leve as críticas para o lado pessoal

Quando disserem que a apresentação não está boa, a crítica é profissional e não pessoal. Lembre-se de que você não está entre parentes e amigos, logo o feedback é restrito a seu desempenho.

Cuidar da imagem

Profissionais ultraprodutivos sabem que seu comportamento em reuniões, festas e nas redes sociais dizem muito sobre ele e que podem respingar na reputação da empresa. Também não deixam seus problemas pessoais interferirem em sua jornada.

Assertividade

Equilíbrio emocional, autoconhecimento, comunicação eficiente, objetividade e soluções criativas são indícios de assertividade, característica de uma pessoa ultraprodutiva. Trabalhar essas qualidades contarão muitos pontos a seu favor.

Gostaram das dicas? Queremos saber como elas mudaram sua vida profissional. Tem outras dicas? Divida com a gente.


  • Escrito por Sumaia Santana da Equipe Eu Sem Fronteiras.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]