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12 atitudes para começar a trabalhar com o pé direito

Escrito por Eu Sem Fronteiras

Cada vez mais batalhados, os empregos são uma representação da estabilidade que necessitamos para sobreviver no mundo capitalista. Muito são os gastos e responsabilidades e ter a segurança do salário ao final do mês torna-se imprescindível. Contas, boletos e consumos sendo necessários ou supérfluos sempre estarão ali, independentemente de estar empregado ou não.

Quando buscamos um emprego, damos preferência para aquelas atividades que somos mais qualificados e nos atraem mais. Entretanto, este processo não depende só de nós. Há um processo seletivo que pode envolver diversas etapas nas quais somos avaliados por setor especializado quanto às nossas competências, habilidades e comportamento.

Gol!

Nada mais satisfatório que receber a aprovação principalmente quando se trata de um emprego desejado. A partir de então se inicia um novo ciclo, convivência com outras pessoas, outro ambiente e neste período é necessário que estejamos nos sentindo seguros e confortáveis. Desta maneira fica mais fácil exercer de forma qualificada as nossas funções e fazer jus àquela escolha por sua parte e por parte da empresa.

Para começar bem no novo trabalho exige algumas atitudes de maior atenção. Listamos alguns exemplos de situações possíveis para que você possa se sair bem e mostrar serviço.

1. Círculo social

É importante, desde o início, estabelecer um bom círculo social. Isso significa se mostrar uma pessoa amigável e aberta a novos contatos. Aproveite para descobrir os locais de almoço mais comuns entre os funcionários, as brincadeiras e confraternizações que podem acontecer. Manter-se cercado por um bom ambiente de trabalho com colegas e clima amigável traz bem estar à todos e um trabalho mais efetivo e prazeroso.

2. Mãos à obra
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O começo em um novo trabalho é a melhor hora de mostrar serviço. Ao lhe contratar, a empresa espera demonstrações imediatas de suas qualidades e do trabalho que ela busca. Não tema em questionar e se posicionar, entretanto, mostre-se imponente, consciente e responsável por suas tarefas.

3. Apareça

Neste momento é importante que torne sua figura mais conhecida no novo ambiente de trabalho. Mesmo que motivo de atração à novos olhares e consequentemente novos julgamentos, ser notado é importante para que suas tarefas sejam creditadas a sua imagem. Isso trará um plano de crescimento maior dentro de sua profissão.

4. De bem com todos

É importante se relacionar não só com aqueles que estão diretamente trabalhando em sua área. Busque conhecer e entender outros campos de atividade da empresa e se envolva, também, com estes funcionários. De faxineiros à diretores, corra atrás de bons relacionamentos e experiências.

5. Posicione-se

Quando já dentro da empresa, tente entender o porquê de sua contratação. Qual a ocorrência com a ocupação anterior do cargo? Sendo assim, verifique a existência de algum possível conflito ou concorrência direta e certifique-se de se posicionar de maneira justa e de se atentar para os riscos e interpelações com outros cargos.

6. Replanejamento

Está aí uma nova oportunidade para corrigir erros antigos. Relembre suas falhas dos empregos anteriores e busque agir de maneira diferente. Erros são feitos par aprender, agora é a hora de aplicar o aprendizado.

7. Organize-se

Cuide para que seu ambiente de trabalho seja organizado e bem dividido. Além de gerar boa impressão, isso facilita suas atividades e melhor seu desempenho.

8. Questionário
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Pergunte, pergunte e pergunte. Se estiver ainda na dúvida, pergunte novamente. Questionar tudo no início é extremamente importante para que os processos e organização da empresa estejam claros para você. Não tema parecer chato, melhor prevenir do que remediar.

9. Internauta

Atualmente, é cada vez mais necessário acompanhar a atividade das empresas também nas redes sociais. Faça uma busca e mantenha-se atualizado sobre divulgação, ações e social mídia da empresa, assim como mantenha seus perfis atualizados e compatíveis com suas qualificações e posições de trabalho atuais.

10. Detalhista

Um curto período de observação pode facilitar sua movimentação e comportamento no novo ambiente. Repare na localização das coisas, no armazenamento e horários de funcionamento dos setores, assim, será mais fácil se organizar e adequar-se às atividades da rotina da empresa.

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11. Auxilio

Quanto a fatores como organização e questionamentos, já citados, busque esclarecer suas dúvidas com veteranos da casa. A experiência com o ambiente e sua rotina será passada por fonte de maior fundamento e credibilidade.

12. Planos e Metas

Desde o começo deixe claro seus objetivos com o trabalho. Sustente sua função e metas a serem cumpridas, apresente métodos e planejamento. Além de tornar seu trabalho e conquistas mais efetivas faz com que seu chefe e seus colegas de trabalho acreditem em seu potencial e perspectiva.


Texto escrito por Júlia Zayas da Equipe Eu Sem Fronteiras. 

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