Convivendo

Como mudar de emprego depois dos 40?

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Você pode pensar que não, mas sua insatisfação no trabalho pode causar danos físicos e psicológicos daqui alguns anos, então é preciso se atentar para sua satisfação profissional o quanto antes. Mas, sabemos que isso não é tão fácil assim, ainda mais para os quarentões.

Para aqueles que estão na casa dos 40 jogar tudo para o alto se torna ainda mais difícil, pois a essa altura da vida as responsabilidades são muito grandes. A maioria das pessoas já está fora da casa dos pais, com filhos na escola e despesas de casa que consomem uma boa parte do trabalho.

De acordo com uma pesquisa realizada recentemente pela DBM, empresa de recolocação de executivos de São Paulo, os profissionais com idade entre 40 e 50 anos são os que mais desejam promover grandes mudanças em sua carreira. Mas, antes de tomar qualquer decisão é preciso pensar muito bem e se planejar para que tudo dê certo.

O conselho é: quando você perceber que está na hora de mudar não se precipite. Planeje essa mudança por, pelo menos, um ano e use esse tempo para se dedicar e se capacitar para o novo trabalho. Também não é indicado mudar totalmente de área, radicalizar pode fazer com que você dê muitos passos para trás e se atrapalhe em questão de tempo e dinheiro. Não se esqueça que deixar para pensar nisso apenas quando acontece uma demissão pode ser um risco muito grande.

Uma outra tendência é que os profissionais acima dos 40 anos tentem realizar o sonho de abrir o seu próprio negócio. Isso também pode ser um tiro no escuro caso não seja feita uma pesquisa aprofundada. Neste caso, é ainda mais necessário ter uma boa quantia guardada, tanto para investimento quanto para “segurar as pontas” até que as coisas entrem nos eixos.

O fato é que as oportunidades existem e você precisa procurar aquilo que te faz bem, mas lembre-se de que é preciso cautela e planejamento para que as coisas saiam do jeito que você imaginou.


Texto escrito por Natália Nocelli da Equipe Eu Sem Fronteiras

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]