Autoconhecimento

Repensando sobre a vida

Tereza Gurgel
Escrito por Tereza Gurgel
Após as festas de fim e início de ano, todos voltamos um pouco conformados (ou resignados) às nossas rotinas. Podemos aproveitar essa retomada para refletir sobre nossa vida, após este “rito de passagem”, essencial para dar um ritmo à existência, uma vez que deixamos aquilo que é velho pra trás e encaramos a possibilidade do novo vir até nós e fazer parte de nossa vida.

Em 1979, uma pesquisa em Harvard questionou os estudantes se eles tinham estabelecido por escrito metas claras e planos para o futuro. Somente 3% dos alunos tinham metas e planos escritos; 84% não tinham metas. Depois de 10 anos, novamente pesquisaram os membros dessa turma e constataram que os que tinham melhores salários eram aqueles que tinham estabelecido metas por escrito.

Se não dirigimos nossa energia e esforços em direção a um objetivo, então nossa vida não tem um propósito definido. O sentido da vida é aquele que você dá a ela; por isso, não existem fórmulas mágicas. Cada um tem um interesse próprio, e esse interesse pode mudar com o passar do tempo.

Metas servem para deixar claro o que é importante para nós; aquilo que não é importante pode ser deixado de lado, e podemos concentrar nossos esforços naquilo que realmente tem peso na nossa vida.

O que outras pessoas pensam ou dizem sobre nós não importa. Na verdade, somente você é responsável por aquilo que ocorre. Não se pode tentar agradar a todos ou cumprir as expectativas que não são nossas. Se algo está em desacordo com sua essência, trate de estabelecer um modo de mudar; mas faça isso em seu benefício, não por influência de terceiros. Você tem que construir seus próprios valores positivos.

Abandone a ansiedade em querer ter controle absoluto sobre tudo. É preciso aprender a deixar ir tudo o que não nos traz mais benefícios. O apego eleva o nível de estresse no organismo. Exerça o poder da aceitação, assim, você pode colocar mais foco em coisas que realmente controla. A mudança é parte da existência, uma lei essencial do Universo, não importa o quanto você se esforce em manter tudo como está. Perceba quantas novas oportunidades podem surgir com a mudança e tire partido disso, a seu favor.

A preocupação excessiva é infrutífera. Ela é criada pela mente e não oferece nenhuma ajuda em nossas vidas – preocupar-se com algo não impede um acontecimento ou a mudança. O Dalai Lama diz: “Se um problema pode ser resolvido, se uma situação é tal que permite que você faça algo sobre ela, então, não há necessidade de se preocupar. Se a situação não pode ser resolvida, então, não há sentido em se preocupar. Não há nenhum benefício em se preocupar em qualquer situação”.

Não alimente a expectativa pelo sucesso. Em algum ponto de nossas vidas o fracasso estará presente, isto é um fato, ninguém é 100% imune a ele. Isto não faz você “pior” do que outros. Procure extrair o máximo de informação e aprendizado com seus erros, para melhor se orientar dali por diante.

As coisas mais importantes da vida não são materiais. O que você possui não é o que te define. Pare de focar apenas no material e comece a construir experiências e relacionamentos significativos. Se você quer saber quem é, comece a agir. Suas ações irão delinear e definir você. A verdadeira felicidade vem quando atingimos o estado de paz interior: o estado de contentamento com aquilo que se tem e com aquilo que se é.

“As pessoas esquecerão o que você disse, as pessoas esquecerão o que você fez, mas elas nunca esquecerão como você as fez sentir.”

– Carl W. Buehner (1898 – 1974)


Referências

“How to become an animator” – Kris Larson – AnimatorMentor.com

“Carl Buehner”- https://en.wikipedia.org/wiki/Carl_W._Buehner

Sobre o autor

Tereza Gurgel

Tereza Gurgel

Formada em Psicologia (F.F.C.L. São Marcos - SP). Filiada à ABRATH (Associação Brasileira dos Terapeutas Holísticos) sob o número CRTH-BR 0271. Atua na área Holística com Reiki, Terapia de Regressão e Florais de Bach. Mestrado em Reiki Essencial Metafísico e Bioenergético Usui Reiki Ryoho, Shiki, Tibetano e Celtic Reiki. Ministra cursos de Reiki e atende em São Paulo (SP).

E-mail: [email protected]
Telefone: 11 987728173
Site: mtgurgel.wixsite.com/mundoholistico
Skype: tk.gurgel