Convivendo

18 dicas para tornar a sua viagem mais prazerosa

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras



Se aventurar numa viagem pelo mundo, seja para um extenso mochilão ou para um passeio breve, é sempre uma aventura inesquecível e desafiadora.

Viajando adquirimos experiências ótimas, estimulamos o autoconhecimento e conhecemos pessoas e lugares que podem marcar a nossa vida para sempre.

Embora seja um momento prazeroso, existem certas coisas que todo viajante precisa saber para não se surpreender durante a sua aventura. Listamos algumas dicas para você aproveitar a sua viagem sem nenhuma preocupação. Confira!

  1. Planejamento em primeiro lugar

Por mais que seja uma aventura, é preciso se planejar com muita antecedência. Um plano B sempre vem a calhar para evitar futuras dores de cabeça. Ter objetivos no trajeto facilita, escolha as cidades que quer visitar, os restaurantes que pode pagar, os pontos turísticos que deseja conhecer. E, por via das dúvidas, escolha sempre dois lugares para ir na mesma cidade, mesmo que só tenha tempo para conhecer um.

  1. Antecedência na documentação

Passaporte na mão e boa viagem… Quem dera fosse assim! Alguns países têm uma política extremamente rígida com o visto, mesmo sendo de turista. Portanto, é melhor planejar a viagem com alguns meses de antecedência para não correr riscos. Mantenha sempre uma cópia das documentações por perto: vistos, seguros, passaporte, RG… Você não vai querer passar por nenhum apuro!  

  1. Hora das contas

Sempre tenha dinheiro extra para emergências, compras e passagem. Nunca se sabe o que pode acontecer. Tente guardar o dinheiro num local seguro, espalhar por bolsos da mala ou colocar num cofre portátil.

  1. Reservas

Reservar o hotel com antecedência é importante, porque ninguém quer passar a noite em ambientes caríssimos ou perigosos. O ideal numa viagem é fechar com um hotel que tenha todas as refeições inclusas. Mas, se isso não for possível, procure sempre ficar em lugares próximos a restaurantes.

  1. Sua mala precisa ser funcional

Separe todas as suas opções de roupa e prove e descarte o que não usaria no local. Leve apenas o necessário: calçados e roupas confortáveis. Deixe espaço extra para possíveis compras.

  1. Pense na locomoção

Alguns lugares, como a Europa, têm um meio de transporte próprio entre países. Pense na locomoção e no custo-benefício, ao invés de comprar várias passagens. Vivenciar o dia a dia do local é importante, passear pelo parque de bicicleta, explorar os metrôs ou até mesmo se arriscar em caminhadas pela cidade.

  1. Adaptação é muito importante

Você está viajando, portanto o turista é você. Nada de esperar receptividade em tempo integral, é preciso se adaptar às diferentes culturas e seguir a sua viagem sem precisar de uma babá.

É imprescindível se adaptar ao ambiente para que a viagem seja verdadeiramente prazerosa, então, trate de saber a cultura do lugar para não se surpreender depois nem desrespeitar as pessoas.

  1. Verifique o clima antes de sair de casa

Antes de planejar a sua viagem, é muito importante consultar um amigo fiel para saber o clima do local: o Google. Escolher a estação certa para viajar também faz toda a diferença em seus passeios, bagagem e disposição. Existem regiões impossíveis de se conhecer em dias chuvosos, locais perigosos com neve ou calor excessivo.

  1. Alguns itens são indispensáveis

Um bom casaco, um mapa, kit de primeiros socorros e protetor solar nunca são dispensáveis na sua bagagem.

  1. Pesquise eventos locais

Quando escolhemos um local muito agitado para conhecer, temos que ter sempre em mente as atrações que podem ocorrer por lá. Pesquise festivais de música e eventos antes de ir, assim não correrá o risco de cair no tédio, chegar atrasado e perder um grande show ou se chatear com os preços absurdos.

  1. Antes só que mal acompanhado

Não é à toa que esse ditado é atemporal, porque boa companhia faz toda a diferença. Se for viajar com alguém, pense bem se o ambiente combina com a pessoa e com você. Levar essa “bagagem extra” pode ser estressante. Tenha sempre em mente o que você quer fazer e se a pessoa quer te acompanhar. Se for sozinho, aproveite o tempo para relaxar e fazer tudo o que deseja.

Se a viagem foi planejada para duas pessoas e por algum motivo apenas você pode ir, não fique estressado. Existem sempre pessoas que você pode conhecer na viagem, trabalhadores de um hostel para te instruir. Aproveite!

  1. Peça sempre informação

Embora seja divertido deixar as coisas acontecerem, é importante saber onde está se metendo. Informe sempre aos moradores locais onde vai e peça sempre informação, mesmo que esteja com um mapa. Ninguém melhor do que o dono da casa para nos recepcionar em seu lar.

  1. Escolha um hostel

Se você se hospedar em hotéis convencionais, possivelmente vai gastar muito e aproveitar menos do que aproveitaria num hostel. Esses ambientes servem principalmente para proporcionar experiências aos mochileiros, aproximando pessoas de todas as partes do mundo e facilitando boas amizades.

  1. Atente-se às recomendações

Avaliações dos lugares são indispensáveis, graças a elas você pode conhecer melhor o ambiente e ver se ele preenche todas as suas necessidades. Escute sempre a recomendação dos turistas que conhecer e não se esqueça de compartilhar as suas observações pessoais com os futuros turistas.

  1. Falando em compartilhar…

Na hora de viajar, a câmera é indispensável para eternizar a experiência. Porém, compartilhar cada passo que você dá nas redes sociais pode te fazer perder um tempo valioso na viagem. Inspirar as pessoas a viajar é ótimo, mas abraçar a sua experiência pode ser melhor ainda. Deixe o celular de lado e aproveite a vista!

  1. Se reinvente

Viajar é o momento certo para recomeçar, abra mão de todas as suas inibições e lembre-se: ninguém te conhece, você pode se tornar a pessoa que sempre quis e aprender muito com isso. São em grandes viagens que surgem grandes pessoas.

  1. Seja simpático

Nada de chegar nas pessoas com a cara fechada. Educação é bem-vinda em todos os países, um sorriso pode ser o seu melhor guia turístico.

  1. Divirta-se!

Nenhum conselho é mais eficaz numa viagem do que esse: mantenha sua mente aberta para as experiências que estão por vir. Transforme suas férias numa aventura e curta cada momento com empolgação. Só você pode tornar esse momento inesquecível.

Se acha que faltou alguma dica crucial para quem vai viajar e não quer ter dor de cabeça, compartilhe nos comentários.


Texto escrito por Juliane Rodrigues da Equipe Eu Sem Fronteiras

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]