Energia em Equilíbrio

3 hábitos que vão te ajudar a ser positivo em todos os dias

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Hoje em dia, o otimismo é tão perseguido e necessário quanto o bom humor. No entanto, em contrapartida, com o mundo cada vez mais opressor e com a avalanche de notícias ruins com que nos deparamos no noticiário, é cada vez mais natural que joguemos a toalha e paremos de tentar buscar o otimista que vive dentro de nós. Mas é importante não desistir.

Ser otimista exige um pouco de disciplina e um pouco de treino da mente, além de muita vontade. Mas é fato que vale a pena. A vida fica mais leve se enxergarmos as coisas sempre pelo lado bom e enchermos o peito de esperança a cada manhã.

Note que não estou dizendo para que você seja um bobo alegre que acredita em tudo e pode se decepcionar a cada palavra que lhe disserem porque imaginava um mundo cor de rosa demais. Só estou dizendo pra dar chance ao lado bom da vida e exaltação, em vez de prestar atenção sempre nas coisas ruins que nos acometem.

Para te ajudar a ser um pouco mais otimista e positivo ao longo de todos os seus dias, separamos três dicas básicas e muito fáceis de serem seguidas. Confira:
1 – Faça perguntas a si mesmo que te forcem a ver o lado bom das coisas

Sempre que alguma coisa ruim ou desanimadora acontecer na sua vida ou ao seu redor, tome o tempo que for necessário para lidar com os sentimentos instantâneos e ruins que provavelmente lhe acometerão. Quando estiver calmo o suficiente e conseguir lidar com a situação de uma forma prática, questione a si mesmo três coisas: “O que há de bom nessa situação?”, “O que posso aprender com essa situação?” “Qual oportunidade posso tirar dessa situação?”

Não desista até encontrar uma resposta satisfatória para cada uma dessas perguntas. Acredite, elas existem. De tudo de ruim que acontece, sempre há uma forma de tirar algo bom dali. Basta vontade e um pouco de positividade perante a situação.

2 – Tenha otimismo no mundo que te rodeia

É fato que muitas vezes não podemos escolher tudo o que chega até nós e nem sempre temos como selecionar as pessoas com as quais nos relacionamos. Mas exatamente por isso é que te digo com veemência: sempre que tiver a oportunidade de escolha, escolha o bem, o positivo e o otimismo. Isso vale tanto para as pessoas com as quais se relaciona quanto para as notícias e a mídia em geral que consome. Exatamente por sermos bombardeados diariamente com muita coisa negativa é que sempre que pudermos devemos nos cercar de uma boa dose de positividade. É contagioso!
Formando uma rede de otimismo e positividade, lidar com o ruim que não podemos fugir se torna bem mais fácil.

3 – Comece seu dia com otimismo e positividade

A forma como encaramos ou iniciamos cada dia vai ditar a forma como lidaremos com todas as horas subsequentes. É assim na maior parte das vezes. Então, se você levantar da cama acreditando que o dia lhe reserva boas surpresas, é muito grande a chance de que isso realmente aconteça.
Comece sempre seu dia com um bom dia verdadeiro, um café saboroso e a companhia de quem realmente lhe faz bem. Você pode também recorrer a podcasts, blogs ou vídeos que ressaltem o lado positivo da vida. É uma boa injeção de ânimo para mais um dia!


Artigo escrito por Roberta Lopes da Equipe Eu Sem Fronteiras

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]