Espiritualidade

3 orações para acalmar o coração

Homem negro com a cabeça para cima. Ele está sorrindo e as mãos estão com as palmas abertas para cima. Ele está orando.
arrowsmith2 / Shutterstock
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Nenhuma pessoa consegue controlar o que sente, mesmo quando os sentimentos são ruins. Às vezes, tudo que queremos é interromper a dor, o sofrimento e a angústia, mas acabamos nos sentindo ainda pior. Com uma sensação de desamparo e de solidão, é difícil encontrar forças para se reerguer.

Em momentos assim, quando você sente uma ponta no seu coração, é importante ter algo em que se apoiar, como a fé. Mesmo que você não acredite em Deus, pode acreditar que existe uma força maior do que você que te ajuda em situações de dificuldade.

Então, ao mentalizar essa força que te protege e te ilumina, você deve fazer uma oração que vai tranquilizar os seus sentimentos. Porém existe um jeito certo de realizar esse processo. Descubra como fazer uma oração para colocar em prática uma das nossas sugestões.

Como fazer uma oração?

Uma oração pode parecer apenas um conjunto de palavras. Se você repeti-la com esse pensamento, é pouco provável que ela traga os efeitos que você espera. Isso porque a maior força de uma oração é a fé que você sente ao fazê-la.

Por isso, na hora de escolher uma das orações que preparamos, observe qual delas se encaixa no que você está sentindo. Em seguida, leia cada palavra atentamente, com calma, em um local silencioso e reservado.

Respirando fundo entre cada parágrafo e fechando os olhos, se for possível, você vai sentir os efeitos da oração mais rapidamente. Agora é só escolher aquela que parece ter sido feita para você a seguir.

Orações para acalmar o coração

Homem negro e careca fazendo uma oração.
West Kenya Union Conference Adventist Media / Unsplash

1) Oração contra a angústia, o medo e o pânico

“Meu Senhor, minha alma está perturbada: a angústia, o medo e o pânico tomam conta de mim. Perdoa-me, Senhor, e aumenta a minha fé. Não olhes para a minha miséria e para o meu egocentrismo. Eu sei que estou apavorado(a) porque teimo e insisto em ficar contando apenas com as minhas forças humanas, com os meus métodos e com os meus recursos.

Perdoa-me, Senhor, e salva-me, ó meu Deus. Dá-me a graça da fé, Senhor; dá-me a graça de confiar no Senhor sem medidas, sem olhar para o perigo, mas olhando somente para Ti, Senhor; socorre-me, ó Deus. Abandono-me em Tuas mãos, Senhor. Nelas eu coloco as rédeas da minha vida e a direção do meu caminhar.

Eu creio em Vós, Senhor, mas aumenta a minha fé. Eu sei que o Cristo ressuscitado caminha ao meu lado, mas assim mesmo eu ainda temo, porque não consigo me abandonar inteiramente em Tuas mãos. Socorre a minha fraqueza, Senhor.

Sei que o Senhor pode transformar água em vinho e pedras em pães. Sei que o Senhor dá ordens aos ventos e ao mar, sei que nenhum passarinho cai por terra sem a Vossa vontade e que os fios de meus cabelos estão todos contados.

Eu sei, Senhor, que cuidas das aves do céu e dos lírios dos campos, que não semeiam nem ceifam, e o Senhor lhes dá o alimento e as vestes, que valem muito menos do que nós. Eu sei de tudo isso, Senhor, mas a minha fé é fraca. Perdoa-me, cura-me e aumenta a minha fé, Senhor! Eu não desisto de procurar-Te e de alcançar uma fé firme. Tenha compaixão de mim.

Em Teu nome, levanto a minha cabeça, Senhor, e expulso o medo e a angústia da minha alma. Em Teu Nome, Senhor, eu não temerei mal nenhum, porque sei que o Senhor é o meu Pastor e nada me faltará. Eu sei que o Senhor é protetor da minha vida; assim nada temerei. Assim seja. Amém.”

2) Oração para tranquilizar um coração aflito

Três mulheres orando juntas em um banco.
Priscilla Du Preez / Unsplash

“Espírito Santo, neste momento venho fazer aqui a oração para acalmar o coração porque confesso: ele anda muito agitado, ansioso e às vezes triste por causa das situações difíceis pelas quais estou passando em minha vida.

Sua palavra diz que o Espírito Santo, que é o próprio Senhor, tem como papel consolar os corações. Então te peço, Espírito Santo consolador: venha acalmar o meu coração e me fazer esquecer dos problemas da vida que tentam me derrubar.

Venha, Espírito Santo! Sobre o meu coração, trazendo consolo, e faz com que ele se acalme.

Preciso da sua presença em meu ser, pois sem Ti eu não sou nada, mas com o Senhor eu posso todas as coisas. No Senhor poderoso que me fortalece!

Creio e declaro em nome de Jesus Cristo assim: Meu coração se acalme! Meu coração se acalme! Meu coração receba paz, alívio e refrigério! Amém.”

3) Oração para afastar o desejo de vingança

“Senhor, ilumina meus olhos para que eu veja os defeitos da minha alma e, vendo-os, não comente os defeitos alheios. Senhor, leva de mim a tristeza, mas não a entregueis a mais ninguém.

Encha meu coração com a divina fé, para sempre louvar o vosso nome. Arranca de mim o orgulho e a presunção. Senhor, fazei de mim um ser humano realmente justo. Dá-me esperança para vencer todas essas ilusões terrenas. Planta em meu coração a semente do amor incondicional e ajuda-me a fazer feliz o maior número possível de pessoas para ampliar seus dias risonhos e resumir suas noites tristonhas.

Transforme meus rivais em companheiros, meus companheiros em meus amigos e meus amigos em entes queridos. Não permita que eu seja um cordeiro perante os fortes, nem um leão perante os fracos. Dá-me, Senhor, a sabedoria para perdoar e afastar-me do desejo de vingança. Amém.”

Você também pode gostar

A partir das orações que apresentamos, você já tem três maneiras distintas de acalmar o seu coração. Lembre-se de que você sempre pode pedir ajuda para quem você ama nos momentos difíceis ou procurar auxílio psicológico se for um sofrimento duradouro. Ilumine-se com pensamentos positivos e muitas bênçãos!

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para colunistas@eusemfronteiras.com.br