Saúde Integral

3 técnicas para ter hábitos saudáveis

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Todos nós concordamos que mudar nossos hábitos e adquirir novos não é uma tarefa muito fácil, né? Começar a prática de alguma atividade física, se alimentar mais saudavelmente, não pular os treinos e ir todos os dias à academia são alguns dos exemplos.

Sair da nossa zona de conforto, deixar de lado o sedentarismo de anos e deixar de comer porcarias depende muito de conhecimento e da força de vontade de cada um de nós. Isso também é difícil pra você? Pois conheça aqui algumas técnicas para começar a ter hábitos mais saudáveis.

1. Comece a estudar

Quanto mais começamos a entender como se dá o funcionamento das coisas, mas elas passam a fazer sentido. Procure entender o porquê das coisas. Por exemplo, emagrecer, cortar algum alimento da alimentação ou começar uma dieta estipulando prazo para perder peso só porque virou moda não é interessante. Isso porque você não está acostumado a este estilo de vida e, então, não se sustentará muito nele.

Se questione, compreenda e não acredite em tudo o que a mídia fala, impõe e tenta te vender. Muitas vezes você acabará rasgando dinheiro. Por isso, quando mais passa a entender e a aprender sobre isso, mas facilmente perceberá o que realmente é desnecessário e o que está te atrapalhando a atingir seu objetivo.

2. Seja persistente

Para se adquirir hábitos mais saudáveis é preciso colocar sempre em prática os aprendizados, ou seja, alimentar a sede de conhecimento e compartilhá-lo com outros indivíduos. Já parou para pensar quantas vezes aprendeu ou descobriu coisas novas e legais, mas, por não as colocar em prática, acabou por se esquecer delas?

No início, uma boa dica é conversar ou trocar ideias com pessoas que lhe acrescentem informações úteis ou tenham objetivos similares ao seu. Isso lhe proporcionará forças para ir em frente.

Ao invés de seguir perfis de blogueiras ou musas que indiquem o uso de produtos que prometam milagre (lembre-se de que elas ganham por publicidade e, na maioria das vezes, fazem o marketing de algo que não consomem ou usam), opte por perfis de pessoas comuns, como especialistas e médicos. Mas sempre tome cuidado com o que lê. Pesquise outras visões e obtenha as próprias conclusões.

3. Conheça bem o próprio corpo

Ninguém melhor para dizer e saber o que é melhor para você do que você mesmo.

É você que conhece o funcionamento de seu organismo. Portanto, não tenha medo de testar coisas novas. Se não se adaptar na musculação, tente uma coisa diferente, como corrida ou andar de bike. O importante é achar algo que realmente goste e curta. Dessa maneira, a prática desta atividade não será feita de má vontade e se tornará um verdadeiro momento de prazer.

Por último, é importante ressaltar que adquirir um hábito novo requer força de vontade e paciência. Alguns especialistas dizem que isso pode ser adquirido em apenas três semanas, 21 dias exatos. Mas não importa em quanto tempo você passará a ter hábitos mais saudáveis, pois cada pessoa tem seu tempo. O importante é começar.


Texto escrito por Flávia Faria Santos da Equipe Eu Sem Fronteiras.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]