Autoconhecimento Comportamento Convivendo

Como adquirir um novo hábito — em 8 simples passos

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras
Cansado de estipular metas e não conseguir alcançar nenhuma?

O segredo é dividir a sua meta e incrementar pequenos passos aos poucos. Em outras palavras, uma vez que você consiga desenvolver um novo hábito — algum que seja relacionado ao seu objetivo —, você conseguirá alcançar o sucesso pouco a pouco no seu dia a dia.

Concentre-se nesse hábito

É importante dedicar um tempo para ele todo dia. Dessa forma, sua força de vontade estará direcionada a um só objetivo, o que aumentará suas chances de sucesso.

Comprometa-se por 30 dias

O tempo de dedicação varia a cada caso e de acordo com o hábito em questão. Você perceberá que alguns hábitos são fáceis de serem desenvolvidos, outros nem tanto…

Relacione o novo hábito a algum antigo

Aproveite um costume para otimizar seu tempo. Por exemplo: você pode estacionar o carro o mais longe possível do trabalho para conseguir fazer ao menos 10 minutos de exercício por dia.

Vá engatinhando

Crie “microcomprometimentos” em que falhar seja impossível. É mais importante ser conciso e praticar todos os dias do que se sobrecarregar e tentar compensar tudo num único dia.

Tenha um plano “b” para os obstáculos

Antecipe e prepare-se para as eventuais dificuldades. Assim, você não será surpreendido por elas. Para se prevenir, aposte na estratégia do “e se…”. Mas lembre-se de não usar isso como motivo para medo ou impedimento, apenas use como uma forma de prevenção.

Seja responsável pelo seu hábito

Pegue os seus esforços e faça declarações públicas sobre o seu novo hábito. Você tende a ser mais fiel aos seus objetivos quando está sendo observado por outros.

Adquirir um novo hábito não é fácil porque estamos justamente habituados a outra rotina.
Ganhe uma recompensa

Crie um sistema de recompensas para que você possa comemorar o sucesso de cada etapa. A recompensa é por sua conta, mas o importante é celebrar esses pequenos — grandes — momentos ao longo do caminho.

Crie uma nova identidade

É mais fácil assumir um hábito quando você o assume como parte da sua identidade e usa essa “pequena vitória” para demonstrar quem você é por dentro. Assuma sua nova identidade.

Siga essas dicas: divida a sua meta e não tenha pressa; por mais irônico que pareça, os hábitos são adquiridos com o tempo, o mesmo processo que acontece com a realização dos nossos objetivos!


Escrito por Amanda Magliaro Prieto da equipe Eu Sem Fronteiras

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]