Nutrição

4 alimentos que você ainda não incluiu no café da manhã, mas que ajudam a queimar a gordura

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras
Mitos da alimentação

Muitos mitos cercam o tema da alimentação. Existe uma ideia comum de que ser saudável é um grande desafio e causa sofrimento por exigir sacrifícios. Porém, um pequeno conhecimento sobre alimentos e suas funções permite concluir que ter uma vida saudável não é nenhum grande problema, mas sim uma benéfica solução.

A boa associação entre a prática de atividades física e alimentação correta traz melhoras visíveis e aquele que adquire um modo de vida mais balanceado sente na pele as mudanças.

Função

Para que este equilíbrio seja atingido, um bom caminho é entender cada alimento percebendo seus possíveis efeitos e aproveitando, dentro de sua rotina alimentar, as consequências que ele pode gerar. Esta é a conhecida alimentação funcional.

Nem todas as pessoas se preocupam com a função dos alimentos dentro de nosso corpo, entretanto, compreender seu caminho, funcionamento e conhecer os nutrientes que os compõe é importante para que cada um possa adequar sua dieta ao seu modo de vida sem sofrimentos.

Alguns alimentos tem como característica acelerar o metabolismo, outros são fonte de energia imediata, outros dão mais saciedade, outras são pura fonte de vitaminas, ou proteínas, ou ativadores de certos sistemas dentro de nosso corpo. As funções são diversas e todas muito necessárias. Vamos entender um pouco mais sobre como encaixá-las na primeira e mais importante refeição do dia.

Desjejum poderoso

É sabido que o café da manhã é uma das refeições mais importantes do dia. Ele deve ser completo a fim de suprir o período de jejum que o corpo foi submetido durante o sono assim como a fim de fornecer energia para que o corpo inicie as atividades do dia após o repouso durante a noite.

Nesta refeição, é recomendada a junção entre as três principais classes de alimentos: carboidratos, proteínas e gorduras “boas”.
As proteínas e gorduras auxiliam para uma boa absorção do carboidrato, regulando seus picos de fornecimento de energias, e no caminho contrário, o carboidrato suporta uma absorção mais eficiente das fibras proteicas.

Algumas são as opções e as combinações podem ser além de saborosas, muito saudáveis e nutritivas:

– Combinação entre frutas e castanhas (carboidratos e gorduras boas),

– Pães e cereais integrais juntamente com proteínas magras (carboidrato e proteína).

A queima de gordura

Ninguém gosta das gordurinhas a mais, principalmente aquelas acumuladas na região abdominal. Além do desconforto físico que trazem, elas podem ser sinal do excesso de gordura e/ou açúcares em nossa alimentação, o que dá indícios de que problemas com a saúde poderão surgir, como por exemplo colesterol e hipertensão.

Sendo assim, devemos atentar para a queima destas gordurinhas extras, o que pode ser realizado por meio de exercício físico e auxiliado com algumas mudanças na alimentação. Alguns alimentos são poderosos auxiliares na queima de gordura. A inserção deles no café da manhã é uma ótima dica para efetivar seu funcionamento no corpo. 

Abaixo, alguns alimentos aliados à saúde e boa forma para começar bem o dia:
1. Abacate:

shutterstock_283227494Fonte de gordura boa e muitas fibras, é um poderoso alimento para a queima de gordura abdominal. Ajuda na absorção e metabolização de carboidratos e proteínas dando suporte ao organismo para que aquilo que será armazenado não se transforme em gordura abdominal.

No café da manhã pode ser consumido puro, em quantidade moderada e orientada pelo seu nutricionista. Assim como em cremes e vitaminas.

2. Chá Verde:

shutterstock_66646315O chá verde tem a propriedade de acelerar o metabolismo e consequentemente a queima de gordura.

Pode ser consumido no lugar do café, ou como outra opção de bebida.

3. Ovos:

shutterstock_263111030Ótima fonte de proteína e vitaminas, os ovos além de produzirem saciedade para o café da manhã, também ajudam na queima da gordura abdominal.

Seu consumo deve ser moderado, já que a gema do ovo é rica em gordura, que apesar de boa, não deve ser consumida em excesso. Opte por omeletes que contenham de uma a duas gemas e, se necessário, acrescente apenas mais algumas claras. Eles ficam ótimos com pães integrais ou apenas como omeletes acompanhados por outros carboidratos, como as frutas.

4. Aveia:

shutterstock_264942863Fonte de energia para o dia, também tem o poder de acelerar o nosso metabolismo. A aveia é um carboidrato muito bem-vindo.

Prefera consumi-la na forma de farelo de aveia, por apresentar período mais longo de absorção no organismo. Combine-a com frutas, iogurtes ou faça um belo mingau.

Outras dicas

Alguns outros alimentos que auxiliam na queima de gordura e que já são mais consumidos são:

  • Maçã – contém betacaroteno e vitamina C;
  • Banana – contém cálcio, potássio, magnésio e vitaminas diversas;
  • Salsão – dispõe de vitamina C, cálcio e acelera o metabolismo;
  • Mariscos – contém gordura monoinsaturada que evita acumulo de gordura (assim como a gema de ovo), ricos em ômega 3 e minerais diversos;
  • Cereja – tem propriedade antioxidante, reduz o colesterol e regula o metabolismo;
  • Frutos do mar e peixes – ricos em ômega 3 auxiliam na boa absorção do carboidrato. Estes alimentos têm também o poder de regular o ácido úrico auxiliando para aqueles que desejam desinchar,
  • Tomate – fonte de vitaminas e minerais também auxilia no não acumulo de gorduras no sangue nem como reservas do corpo.

Mais outras indicações para a queima de gordura e para uma rotina alimentar mais saudável de um modo geral, são:

  • Evitar o consumo de sal e açúcar;
  • Evitar farinha brancas;
  • Não consumir refrigerantes e sucos industrializados;
  • Buscar a composição dos produtos industrializados consumidos a fim de evitar o consumo exagerado de ingrediente artificiais e açucares;
  • Prática diária de atividade física, independentemente da intensidade,
  • Buscar orientação para uma alimentação com associações que elevem o valor nutricional dos alimentos dentro do corpo,
  • Não sofrer ou passar vontade, buscar sempre o equilíbrio entre bem-estar e saúde.

Texto escrito por Julia Zayas da Equipe Eu Sem Fronteiras.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]