Nutrição Saúde À La Carte Saúde Integral

Os benefícios da vitamina E

Selective focus on the front pistachios in wooden ladle, from above
Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Regeneração dos tecidos é um dos principais benefícios da vitamina E. Mas, ela tem outras propriedades que fazem dela um nutriente importantíssimo. A gente conta tudo que você precisa saber sobre ela.

Vitamina E renova o organismo

O poder regenerativo da vitamina E acontece em associação com a vitamina B3, C e Selênio. Os tocoferóis presentes na vitamina E renovam ossos, nervos e músculos, pois, a vitamina ajuda na absorção de cálcio e potássio, minerais responsáveis pela saúde óssea e muscular.  

O nutriente também hidrata e renova a pele, por isso os filtros solares e outros produtos faciais possuem a vitamina na formulação.

A ação antioxidante da vitamina E evita a oxidação de gordura, impede o aumento do colesterol ruim e melhora a circulação sanguínea. Por tudo isso, o nutriente é um aliado na luta contra as doenças cardiovasculares.

Fortalece o cabelo

A vitamina E melhora a saúde capilar. Aplicá-la uma vez por semana aumenta o brilho e estimula o crescimento, para cabelos saudáveis a aplicação deve ser feita a cada 15 dias. Aprenda a usar a ampola:

  1. Após lavar, aplique no comprimento a uma distância de dois dedos da raiz;
  2. Deixe agir por 3 ou 5 minutos e enxágue com água fria.
Ajuda a evitar o câncer

A vitamina E diminui o risco de câncer. A substância alfa-tocoferol pode reduzir em até 50% a possibilidade de câncer de bexiga nos homens e o gama-delta-tocoferol ajuda a prevenir e impedir a proliferação de tumores na próstata. Entretanto, estudo divulgado no Journal of The National Cancer Institute aponta que ainda é cedo para estabelecer uma relação entre a vitamina e a prevenção/melhora do câncer na próstata.

Arma contra a infertilidade

Chamada de “vitamina da fertilidade”, a vitamina E fortalece os espermatozoides e estimula a produção de hormônios fundamentais para a fertilidade. O nutriente deve ser combinado com a vitamina C, ômega 3 e zinco.

Pode desacelerar sintomas do Mal de Alzheimer

Segundo pesquisa realizada pelo hospital Minneapolis VA Health Care System (EUA). Os cientistas descobriram que a vitamina E pode amenizar sintomas do Alzheimer. Durante dois anos, 613 voluntários com 79 anos na fase inicial ou moderada da doença foram monitorados. Os participantes, em sua maioria homens, foram divididos em três grupos: um recebeu alta dose de vitamina E, outro consumiu o remédio Memantina e outro recebeu o combinado de vitamina E+remédio, ou um placebo.

Quem recebeu a vitamina apresentou melhora de 19% no primeiro ano. Porém, ainda é cedo para considerar a vitamina E como um remédio, afirma Eric Karran diretor de pesquisas do Alzheimer Research UK. Doug Brown, diretor de pesquisa do instituto britânico Alzheimer Society, tem a mesma opinião e aconselha que os pacientes procurem seus médicos antes de começarem a suplementação de vitamina E.

Carência de vitamina E

É rara e geralmente acomete pessoas com síndrome do intestino curto e fibrose cística, doenças que dificultam a sua absorção. Saiba quais são os sintomas da deficiência de vitamina E:

  • Tremores e dormência;
  • Enfraquecimento do sistema imunológico;
  • Degeneração dos testículos.
Onde encontrar?

A dose diária de vitamina E é de 15 a 19 mg. Veja as principais fontes:

  • Couve;
  • Mamão;
  • Abacate;
  • Pistache;
  • Nozes (3 porções diárias);
  • Castanha-do-pará (2 porções diárias);
  • Avelã seca e torrada;
  • Milho;
  • Semente de girassol seca e torrada;
  • Amendoim seco e torrado
  • Azeite;
  • Óleos de gérmen de trigo, girassol, palma e cártamo.

Temos mais conteúdos sobre o poder das vitaminas. Conheça o guia que preparamos sobre elas clicando neste link.


Escrito por Sumaia Salgado da Equipe Eu Sem Fronteiras

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]