Convivendo

4 Ecovilas brasileiras: bem-estar e ecologia

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Com o mundo à beira do abismo ambiental, as comunidades sustentáveis ganham cada dia mais espaço, principalmente aqui no Brasil.

Com inspiração nas comunidades alternativas dos anos 60, que surgiram pela Europa, as ecovilas, como são chamadas hoje, têm três bases conceituais e que sustentam sua ideologia: a vida deve estar em harmonia com a natureza e com as leis da natureza; a convivência fraterna e solidária e por fim, uma estado de consciência elevada.

A maior entidade do setor é a Rede Global de Ecovilas que diz que existem mais de 15 mil ecovilas espalhadas pelo mundo, que abrigam de 20 a 3 mil pessoas em suas dependências. Não existem dados sobre as ecovilas aqui no Brasil.

Se você quer viver ou visitar uma das ecovilas pelo Brasil, confira essa lista com 10 locais:

Ecovila Clareando
Localizada na Serra da Mantiqueira – SP

clareandoConsiderada a principal ecovila do estado, esse condomínio rural segue a proposta principal das comunidades sustentáveis: viver em harmonia com a natureza. Sua localização está entre as cidades de Piracicaba e de Joanópolis, sendo privilegiada por ficar entre vales e montanhas das Mata Atlântica, além disso, fica em uma área de preservação ambiental (APA), com cinco nascentes de água disponíveis. Atualmente, a ecovila tem 72 lotes de terras vendidos e possui outros 25 à venda.

Arca Verde
Localizada em São Francisco de Paula – RS

arca verdeCom muitas hortas, uma agrofloresta, alojamentos coletivos, cozinha e refeitório comunitários, espaço social e espiritual, a ecovila Arca Verde prioriza a permacultura, um método para a criação de ambientes humanos sustentáveis e que produzem um equilíbrio perfeito entre humanos e a natureza. Com início em 2005, esta comunidade está aberta a novos membros e recebe visitantes para eventos, cursos e retiros.

Ecovila da Lagoa
Localizada em Planaltina – GO

ecovilas da lagoaSe, além da vida em natureza, você busca uma vida mais ativa, este é o lugar certo. A ecovila está às margens da Lagoa Formosa, permitindo a prática de diversas modalidades aquáticas conhecidas pelos jovens, como o stand up. Além disso, o local tem pista de skate, mountain bike, rappel, e outros esporte de aventura. Dá para ir com a família, com pequenos grupos ou sozinho e escolher um dos alojamentos: camping, albergue e bangalôs.

Chácara Asa Branca
Localizada em Brasília – DF

Outra ecovila que prioriza a permacultura, Asa Branca é uma das principais referências em projetos que visão a sustentabilidade em território brasileiro. A 23 km do centro de Brasília, esse centro abriga serviços para voluntários e está aberto ao turismo ecopedagógico para até 15 pessoas.


  • Escrito por Gabrielle Carreira da Equipe Eu Sem Fronteiras.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]