Tratando-se de alimentos, uma das maiores lamentações humanas é que os mais gostosos são também os mais devastadores à nossa saúde. Segue uma primeira relação de alguns deles que são ótimos para o paladar, mas terríveis para o nosso bem-estar.
Refrigerante: Esse é um sério problema. Caso uma pessoa beba uma lata de refrigerante por dia, no final do mês ela terá consumido cerca de um quilo de açúcar. Sem falar no fato que desestimula o hábito saudável da ingestão de água, os refrigerantes também podem causar maiores riscos de acidente vascular cerebral e problemas respiratórios.
Refrigerante Diet: Pois é, caro leitor. Desculpe ser o portador dessa triste notícia para você que, depois de ler o segundo item de nossa lista, pensou imediatamente em comprar um refrigerante zero. Diferentemente dos itens 1 e 2, a boa notícia é que o refrigerante diet não é rico em açúcar, muito pelo contrário. Aliás, esquecemos de mencionar que o refrigerante, diet ou não, possui gás, portanto atrapalha o controle entre fome e saciedade, podendo provocar maior ingestão alimentar. A solução proposta pelo refrigerante diet, o fato de não ter açúcar, também é um grave problema: o excesso de adoçantes artificiais que o produto contém eleva as chances de formação de cálculos renais. Outro malefício que pode ser provocado pela ingestão do refrigerante diet é o desenvolvimento de hipertensão arterial, pois intensificam o trabalho dos rins e fígado por não serem absorvidos pelo corpo.
Batata frita: “Ué, mas a batata é um tubérculo e cultivei na minha própria horta. Tem coisa mais saudável do que isso?”. O maior problema não é a batata, mas sim o “frita” que a acompanha no nome. Se na nossa lista colocamos cinco alimentos que fazem mal a saúde, dá para fazer também uma outra lista com quatro motivos para que você evite comer batatas fritas: gorduras saturadas, gorduras trans, sódio em excesso e carboidratos. Vale destacar que a batata teve um papel importante no combate à fome, principalmente na Europa, há alguns séculos. A sorte que ainda não se tinha o hábito de fritá-las.
É amigos, a vida fica menos gostosa com essas informações. Mas da mesma forma que existem alimentos deliciosos que fazem mal a saúde, também existem simples técnicas gastronômicas que tornam outras comidas saudáveis tão saborosas quanto esses citados na lista. Como já dizia o filósofo grego Sócrates: temos que comer para viver e não viver para comer, mesmo que seja mais difícil isso num mundo com batata frita e refrigerante.
- Texto escrito por Diego Rennan da Equipe Eu Sem Fronteiras.