Alimentação consciente Nutrição Saúde Integral

3 motivos para você escolher sucos naturais

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras
Quando pensamos em mudar os hábitos alimentares uma das primeiras questões que passam pela cabeça é a de eliminar o refrigerante das refeições. O problema é que quem tem o costume de comer bebendo algo junto sente dificuldade de se habituar a se alimentar sem nenhum líquido para acompanhar. Nesses casos, o mais comum é a pessoa trocar o refrigerante pelo suco industrializado, o famoso “suco de caixinha”. Mas será que essa troca é realmente boa?

Um ponto a favor dessa substituição é que o suco industrializado não tem o gás e o sódio na mesma quantidade que um refrigerante, isso já é um bom começo, porém, está longe de ser uma saída saudável. Os sucos industrializados, apesar da embalagem com frutas enormes e bonitas, pouco tem de natural. Veja três motivos para você entender melhor a composição deles e ter coragem para dar um passo adiante e escolher tomar sucos naturais em suas refeições:

Água, açúcar e só depois a fruta

Uma das regras das embalagens de bebidas é que se mostre os ingredientes na ordem do que mais tem ao que menos tem no produto. Se você reparar nos rótulos dos sucos de caixinha, quase sempre os ingredientes vão começar com: água, açúcar, suco de fruta natural.

Isso significa que o que mais tem na composição do suco é água e açúcar. Sim! Mais açúcar do que suco de fruta. As embalagens também mostram a porcentagem de suco natural que possui na bebida. E essa porcentagem não anima muito. Resumindo esse tópico: se você quer ficar saudável, diminua a ingestão de açúcar. Dessa forma, o suco industrializado não é uma boa para você.

Corantes e conservantes

Os sucos industrializados possuem corantes e conservantes que não são lá muito bons para o seu organismo. Alguns deles, inclusive, podem causar alergias em algumas pessoas. Infelizmente, os conservantes são necessários para que o suco não estrague e tenha uma validade muito maior. Mas não seria mais fácil comprar a fruta natural e poder fazer o suco sem essa preocupação?

Vitaminas

No ponto final para analisarmos, vamos falar sobre as vitaminas. É agora que não tem como defender os sucos industrializados em comparação com os sucos naturais. Para ficar com a saúde sempre boa, o organismo precisa de uma quantidade mínima de vitaminas, minerais e nutrientes para serem consumidas diariamente. Quando tomamos um suco natural, a quantidade de vitaminas é muito maior do que a do suco de caixinha. Em outras palavras, achar que o suco industrializado é natural não passa de uma ilusão. Ele não faz tão bem assim quanto promete. Então, pense bem na sua saúde e quem sabe agora não é um bom momento para dar uma chance para os sucos naturais? O seu organismo agradece!


Escrito por Ricardo Sturk da equipe Eu Sem Fronteiras

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]