Nutrição

Alimentos que previnem e controlam o diabetes

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Existem alimentos capazes de prevenir e controlar o diabetes, mas, primeiramente, vamos entender o que é o diabetes. Trata-se de uma doença em que o corpo não consegue produzir insulina ou utilizá-la adequadamente.

A insulina é um hormônio que controla a taxa de glicose no sangue. Ela é utilizada como fonte de energia e é adquirida em alimentos. Sem a insulina, o corpo não consegue utilizar a glicose, e isso pode levar a um quadro de hiperglicemia, onde o teor de glicose no sangue fica elevado, acarretando em problemas nos órgãos, vasos sanguíneos e nervos.

Existem diversos tipos de diabetes, os mais conhecidos são o Tipo-1 e o Tipo-2.
O primeiro constitui num déficit no sistema imunológico e resulta na baixa liberação de insulina para o sangue, o que causa a concentração de glicose no organismo. O diabetes Tipo-2 ocorre quando o organismo produz a insulina, porém, não consegue utilizá-la da maneira correta.

O diabetes pode ser tratado com insulina, educação alimentar e exercícios físicos. No caso da alimentação, é necessário ser bem regrado.

Alguns alimentos que ajudam no controle do diabetes são:

Fresh oranges. Cut oranges. Pressed orange manual method. Oranges and sliced oranges with juice and squeezer.

1. Aveia:

Contém beta-glucana, uma fibra que impede os níveis elevados de açúcar no sangue.

2. Amêndoas:

Rica em vitamina B, E, fibras, ferro e magnésio, é pobre em carboidratos, que provocam aumento nos níveis de açúcar. Estudos mostram que o magnésio ajuda na prevenção do diabetes Tipo-2.

3. Laranja:

Fonte de pectina, fibra que ajuda a reduzir os níveis de colesterol LDL. Além disso, contém baixo nível glicêmico.

4. Canela:

Reduz os níveis de açúcares no sangue.

5. Feijões:

São ricos em fibras, e uma fonte barata de proteína com baixo índice glicêmico.

Existem mais alimentos com capacidade de prevenir e controlar o diabetes, mas os mais fáceis de encontrar e consumir são esses listados acima. Claro que só a ingestão desses alimentos não fará nenhum milagre, é necessária uma combinação com exercícios físicos e uma alimentação regrada. Para isso, é fundamental um acompanhamento médico adequado.


Texto escrito por Giulia Maquiaveli da Equipe Eu Sem Fronteiras.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]