Alimentação consciente Nutrição

10 erros que você comete na cozinha

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras
Cozinhar é uma das coisas mais prazerosas que podemos fazer, afinal é uma ciência que pode ser bem simples e intuitiva, além de render resultados deliciosos. E nem precisa ter grandes conhecimentos e muito menos fazer pratos extremamente elaborados para agradar ao paladar, afinal quem resiste a um bom prato do nosso brasileiríssimo arroz e feijão?

Pra ajudá-lo a ficar ainda mais craque na cozinha e aproveitar melhor seu tempo e os pratos que elabora, listamos abaixo os 10 erros mais comuns de serem cometidos e ensinamos como driblar esses percalços. Confira:

1- Lavar a carne

Com a preocupação cada vez maior com a eliminação de bactérias, algumas pessoas adquiriram o hábito de lavar a carne antes de sua preparação. Acontece que isso pode fazer o efeito contrário e fazer com que possíveis bactérias se proliferem. Se preocupe apenas com a forma correta de congelamento e deixe que o próprio processo de fritura ou cozimento se encarregam de deixar a carne própria para consumo.

2- Usar o azeite para fritar alimentos

Sim, o azeite realmente é mais saudável do que o óleo, porém ele não foi feito para ser consumido após ser exposto a altas temperaturas. Quando é aquecido em demasia ele pode inclusive liberar gordura trans. Use o azeite em saladas e para alimentos já assados ou fritos. Para fritar alimentos prefira o óleo comum.

3- Mexer ou virar o bife muitas vezes enquanto ele frita

Para preparar um bom bife é preciso nível zero de ansiedade. Quanto mais você mexer ou virar o mesmo durante o processo mais sabor ele perderá. O ideal é colocar o bife na frigideira bem quente e virar tão logo as bordas comecem a dourar. Experimente e perceberá a diferença no sabor facilmente.

4- Usar muito óleo para fritar os alimentos

Com exceção de alimentos que necessitem de fritura por imersão, os alimentos podem ser fritos com uma pequena quantidade de óleo na frigideira. Em vez de colocar uma quantidade grande, coloque apenas algumas gotas e espalhe com o auxílio de um pincel ou de papel toalha. Óleo em demasia, além de ser prejudicial à saúde também prejudica o sabor dos alimentos.

5- Armazenar ervas e demais folhas na própria embalagem

Alimentos frescos tendem a durar mais se forem higienizados e guardados na geladeira entre duas folhas de papel toalha.

6- Usar óleo para cozinhar macarrão

O óleo é totalmente dispensável neste caso. Para cozinhar um bom macarrão basta água fervente e uma pitada de sal. O sabor deste prato deve ficar essencialmente pelo molho, não se preocupe em temperar a massa.

7- Não ter paciência para derreter chocolate

Não existe segredo aqui, apenas a calma. Colocar um chocolate para derreter em altas temperaturas ou por muito tempo resultará em um chocolate queimado que perderá toda sua gostosura. Sempre que precisar derreter esta iguaria dê preferência ao sistema de banho maria ou coloque em pequenos intervalos no micro-ondas.

8- Evitar carne de segunda

Neste caso é preciso passar por cima do preconceito e experimentar o quão saborosa e versátil uma carne de segunda pode ser. Alguns cortes inclusive são mais indicados para pratos específicos como ensopados e o hambúrguer.

9- Tentar fazer chantili sem que o creme de leite esteja gelado

Para um chantili saboroso e aveludado não existe atalho, o creme de leite precisa estar gelado. O ideal é que inclusive se coloque todos os utensílios que serão usados no processo como a vasilha e a espátula também na geladeira. Dessa forma o ponto é atingido muito mais rápido.

10- Servir cebola crua ao natural

Salada de cebola, se bem acompanhada, pode ser bem saborosa. No entanto é preciso ter cuidado com a forma de servir. O ideal é que depois de cortada a cebola fique imersa em água dentro da geladeira por pelo menos 30 minutos. Dessa forma o forte odor e a ardência característica vão embora e o sucesso no cardápio está garantido.


Escrito por Roberta Lopes da Equipe Eu Sem Fronteiras.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]