Autoconhecimento

5 frases que as pessoas usam para te manipular

Group of business people having meeting together in modern office. Businesswoman explaining new business ideas to colleagues.
Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Aquelas pessoas mestres na arte da manipulação são as autoras das histórias mais elaboradas, mal orientadas e evasivas. E também são as pessoas mais chatas do mundo.

Sabem exatamente o que dizer, como dizer, para quem dizer e o que fazer com isso para conseguir o que querem. Essas pessoas não se preocupam nem um pouco com os sentimentos dos outros ou com sua convivência.

Você não é nada mais do que uma peça no jogo de vitória delas.

Então, você precisa saber no que reparar quando estiver lidando com uma pessoa manipuladora e perceber alguns sinais comuns que ela usa para te distrair, uma vez que já está de olho em algo que a interesse.

1. “Não exagera”

Muitas vezes, uma pessoa manipuladora vai te dizer que você está exagerando sobre o que eles desejam de você. Ela vai ser sutil, até brincar como se na verdade nem estivesse te pedindo nada.

Várias vezes elas mesmas vão exagerar se você continuar a negar o que elas estão buscando. Não ceda, você não está sendo exagerado. Elas simplesmente querem te ver ceder às necessidades delas.

2. “Não seja dramático”

Continuando com a série de não exagerar, elas também vão te dizer para não ser dramático. Infelizmente, esse cenário delas tentando tirar qualquer informação que puderem de você já é dramático.

É importante que você enxergue que, na verdade, são elas que estão sendo as dramáticas da história. Não caia nos seus jogos de manipulação.

3. “Não seja tão sensível”

Só dizendo isso, essa pessoa já está demonstrando que não se importa com os seus sentimentos. Independentemente do que ela te pedir, se você não concordar, não precisa se explicar porque se sente assim.

Você não tem que se importar com alguém que não se importa se você vai ajudá-la ou não. Seus sentimentos são seus guias, se eles te dizem para não ajudar essa pessoa, então você não deve se entregar.

4. “Não seja louco”

Se uma pessoa realmente tiver a audácia de te chamar de louco ou te dizer para não ser louco logo após de você ter dito um não, você vai querer se defender imediatamente. Não caia no jogo dela, não importa o que ela tente te dizer sobre você ou sobre como está agindo.

Se ser “louco” é dar uma resposta racional aos seus desejos e necessidades, então provavelmente é uma boa razão para você se sentir assim. Você não é louco, só está pensando mais claramente do que nunca. Se alguém deveria ser chamado de louco, essa pessoa não é você.

5. “Não me entenda mal”

Muitas vezes, o manipulador vai te dizer em todo final da frase: “Não entenda mal as minhas intenções”. Infelizmente, não há outro jeito de interpretar o que ele quer de você.

Ele já entendeu errado seus desejos e necessidades, para começar, logo que decidiu ir te perturbar por benefício próprio.

No fim das contas, você não entendeu nada errado. Você não deve absolutamente nada a essa pessoa. Nem mesmo o tempo que está perdendo com ela.

Se estiver vivendo com alguém que muitas vezes manipule você ou outras pessoas, você deveria de desvencilhar desse comportamento tóxico e então se afastar imediatamente.

Não existem compromissos, não tem o que falar sobre isso, não tem como chegar a um entendimento e, se ela realmente quiser algo de você, que pena, vai ter que ir encontrar outra pessoa.


Texto escrito por Amanda Magliaro Prieto da Equipe Eu Sem Fronteiras.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]