Convivendo

6 razões científicas para você ter um cachorro

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Os cachorros são os melhores amigos das mulheres. Você já ouviu isso, e as razões parecem ser óbvias (eles são fofos, leais e não te julgam), mas você sabia que eles também podem te ajudar a perder peso? Essa, e outras 5 razões são motivos suficientes para ter um novo membro na sua família.

Eles fornecem suporte social

cachorro

Você chama ele de ‘camarada’ por uma razão. Estudos têm mostrado que ter um cachorro pode ajudar a aumentar a sua autoestima e criar um sentimento de pertencer a algo — especialmente depois de experimentar uma dose de rejeição. Acabou de voltar de um encontro ruim? Seu dia no trabalho foi um lixo? Nada que um carinho no seu amigo não afaste os seus problemas.

Eles aliviam o estresse

É comprovado que só de acariciar um cachorro sua ansiedade diminui e, consequentemente, você acaba ficando mais calmo. De fato, a Escola de Medicina de Harvard trouxe uma espécie de terapia canina para tornar o ambiente dos seus funcionários mais feliz. (Algo que você talvez queira experimentar se trabalhar em algum lugar que aceite animais.)

Seus filhos ficam mais responsáveis

Faz sentido, certo? Cuidar de um animal significa pensar sobre alguma coisa (ou, cof, sobre alguém) que não seja você. A pesquisa também indica que as crianças que criam uma forte ligação com seus animais se sentem mais conectadas com sua comunidade e relacionamentos. Então, a próxima vez que seu filho ou filha implorar por um cachorro, talvez você devesse levar isso em consideração.

Eles diminuem a alergia das crianças

Isso parece ser um pouco contraditório por causa de todos os pelos, mas de acordo com a Academia Nacional de Ciências, crianças que crescem com animais (e, portanto, expostos a alérgenos comuns) apresentam um risco menor de desenvolver asma e alergias à poeira, ambrósia, e, é claro, a outros animais.

Eles te encorajam a ser mais ativo

cachorro

Você já ouviu isso antes, mas é verdade: pessoas que têm animais praticam mais atividades do que aquelas que não têm. Além dos passeios diários, os estudos descobriram que, em geral, os donos tendem a se exercitar mais.

Eles te ajudam a envelhecer melhor

Estudos têm mostrado que a companhia dos cães exige um cuidado constante, isso faz com que o sentimento de solidão diminua e que haja um aumento da sensação de ter um propósito para as pessoas já aposentadas. A companhia dos animais também ajuda a aumentar as atividades físicas. Então, vá em frente e crie um abrigo de animais — isso também fará bem ao seu corpo.

Quem tem cachorro sabe que eles são puro amor. Eles não têm dia ruim e estão sempre de bom humor para te receber quando chega em casa. Caso ainda não tenha vivido essa experiência, deveria experimentar. Seu corpo, sua felicidade e sua família agradecem.


Texto escrito por Amanda Magliaro Prieto da Equipe Eu Sem Fronteiras

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]