Autoconhecimento

5 reflexões para quando pensar que está atrasado na vida

Homem sentado em uma cadeira com as mãos na cabeça, preocupado.
fizkes / Shutterstock.com
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Quem nunca se sentiu atrasado em sua caminhada ao longo da vida, não é mesmo? Vivemos num mundo em que estamos o tempo todo nos comparando a outras pessoas, como se devêssemos estar sempre na frente de alguém. Mas a vida não é uma maratona competitiva, ou ao menos não deveria ser. Então é preciso refrear esse pensamento sempre que ele aparecer.

Preparamos uma compilação de 5 reflexões que você pode e deve fazer sempre que sentir seu coração sendo tomado por essa incômoda sensação de que está atrasado na vida, algo que nem mesmo deveria existir em seus pensamentos. Compreenda e absorva cada lição para virar a chavinha e mudar a sua mentalidade hoje mesmo!

1. Pare de se comparar

Há algumas poucas situações na vida, como em um vestibular ou em uma entrevista de emprego, nas quais de fato competimos outras pessoas. No restante da vida, porém, competições não deveriam existir. Por que você compara o seu salário ao do seu parceiro? Por que compara a sua viagem à dos seus familiares? Por que compara sua casa à dos amigos?

Quando você aceita que a vida é uma competição, vai estar sempre descontente. Porque vai ter sempre alguém melhor, sempre alguém com mais tempo, mais dinheiro, mais bens, mais luxo. Então pare hoje mesmo de se comparar e entenda que você precisa ser o seu único parâmetro, em vez de jogar essa responsabilidade em outras pessoas, especialmente aquelas que você ama.

Homem olhando para o computador e celebrando.
Andrea Piacquadio / Pexels

2. Reconheça as suas conquistas

Quando você perde de vista aquilo que já conquistou e quão longe chegou, é fácil acabar pensando que está atrasado, justamente por não conseguir reconhecer quanto avanço já conquistou em sua rotina… Por isso, é essencial que você encontre uma maneira de reconhecer as suas conquistas, seja escrevendo, pensando ou falando sobre elas.

Além disso, reconhecer as pequenas conquistas também é essencial. Um atleta que vence uma maratona “venceu”, antes da prova, uma centena de treinos diários para se preparar para ela. Portanto não perca de vista as suas pequenas conquistas, mesmo que sejam algo do tipo “chegar inteiro até o fim da semana”, pois isso cria em você a cultura de se admirar.

3. Defina metas possíveis

Uma maneira muito comum de se criticar de maneira demasiada, perdendo de vista quem você é e tudo que você conquistou, é definir metas impossíveis, que você não vai conseguir conquistar. E isso, consequentemente, vai acabar fazendo com que você se sinta frustrado. Se você sabe que consegue guardar R$ 500 por mês, não dá para definir que vai guardar R$ 20 mil no ano, não é?

Sendo assim, é essencial que, de tempos em tempos, como no fim de um ano, por exemplo, você cultive o hábito de definir metas e acompanhar aquelas que foram definidas anteriormente. Dessa forma, você evita se comparar a outras e define somente as suas projeções como algo a ser alcançado e conquistado, não o que faz sentido para outras pessoas que não você.

4. Entenda que começos são sempre possíveis

Não existe momento certo para começar absolutamente nada. Pessoas se casam aos 50 anos, têm filhos aos 40, se formam aos 22 ou aos 44 anos, e por aí vai. A vida não é uma história linear bem definida. Ela tem atalhos, desvios, tropeços, surpresas. E cabe a você estar aberto a aceitar tudo isso. Portanto não defina o tempo de outra pessoa ou um prazo idealizado como perfeito.

Além disso, pare de ficar pensando coisas como “não tenho mais idade para fazer isso” ou “já passou a época em que eu poderia fazer isso”. Começos e recomeços são sempre possíveis. Então, se alguma coisa faz sentido no seu coração, permita que faça sentido na sua vida também. Simplesmente ignore os padrões impostos pela sociedade.

Duas mulheres conversando em um parque
Oleksandr Pidvalnyi / Pexels

5. Converse com alguém

Muitas vezes, essa sensação de atraso é uma distorção da ansiedade e de outros sentimentos negativos que se apossam de nós de tempos em tempos. Por essa razão, conversar com alguém é essencial. Uma pessoa externa pode ajudar você a entender como é absurda a sensação de estar se sentindo atrasado, pois te tira dos mesmos argumentos que você repete para si.

Mais do que conversar com amigos, familiares e pessoas de confiança, talvez seja útil e positivo começar um processo de psicoterapia. Com a ajuda de um terapeuta, você vai compreender de onde vem essa sensação de estar atrasado, de que maneira ela impacta você e o que é possível fazer para mitigar isso e impedir que esse sentimento distorcido acabe te afogando.

Você também pode gostar:

Enfim, a sensação de estar atrasado na vida não causa nada de positivo em você, pois é uma grande distorção causada por ansiedade, medos, frustrações, entre outros sentimentos negativos. Não permita que isso se instale em você, e combata essas sensações hoje mesmo, antes que se tornem maiores e mais difíceis de serem desconstruídas!

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para colunistas@eusemfronteiras.com.br