Nutrição

Ataque de ansiedade? 6 alimentos que podem te acalmar

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Todos nós passamos por alguns momentos de ansiedade. Geralmente, acontece mais quando vamos viver alguma experiência nova (como a gravidez) ou quando vamos nos aventurar no desconhecido (uma entrevista de emprego, por exemplo). Nos sentimos inquietos e às vezes até mais estressados. Isso é normal.

Mas, se sente constantemente palpitações ou dor de cabeça, se precisa beber para se distrair ou se estiver tendo longos períodos de insônia, você provavelmente está tendo ataques de pânico. Nesse caso, é sempre bom consultar um médico.

Este artigo não vai te proporcionar uma “cura” para os ataques de pânico, mas vai te sugerir alimentos que você pode — e deveria — comer que vão te ajudar a ficar mais calmo e relaxado. Olhando pelo lado positivo, é ótimo que a ansiedade tenha remédios tão gostosos. Dê uma olhada.

Peru

Peru é rico em proteínas, tem pouca gordura e é cheio de ferro, zinco, potássio, Vitamina B e até pode te ajudar a diminuir seus níveis de colesterol. Ótimas razões para substituir o bacon normal por bacon de peru. E, sim, há uma razão que explica por que você se sente tão Bela Adormecida depois de consumir uma coxa de peru no Natal. O triptofano é um ingrediente que ajuda a ativar a serotonina: isso é o que te faz se sentir mais calmo.

Chá de camomila

Na próxima vez em que alguém te oferecer chá de camomila, aceite. Ele alivia dores de estômago e enxaqueca, diminui inflamações da pele (incluindo a acne) e também pode ajudar na luta contra a insônia! Uma xícara antes de deitar vai te acalmar. Mas, para alcançar resultados ainda melhores, beba de 3 a 4 xícaras ao dia e mais ou menos uma hora antes de dormir. Assim, vai ter um sono mais gostoso.

Folhas verdes

As folhas verdes já deveriam ser parte da sua alimentação. Elas têm um monte de fibras, cálcio, ácido fólico, Vitamina C e magnésio. Também podem te relaxar e ajudar a diminuir a ansiedade (uma ótima razão para ter uma salada no almoço). É basicamente o magnésio que leva a isso. Ele é um agente natural que acalma o organismo. Estudos indicaram que várias pessoas ansiosas estavam com o magnésio em baixa. Vá devorar umas folhas agora!

Grãos integrais

Os benefícios dos grãos integrais são incontáveis! Ajudam a manter a pressão sanguínea sobre controle, ajudam a manter o peso e são cheios de minerais essenciais. Alguns estudos até indicaram que podem diminuir o risco de câncer e também proteger dentes e gengivas. Uma vez que os grãos integrais também contém magnésio e triptofano, pães e cereais feitos a partir deles podem manter a ansiedade sobre controle.

Mirtilo

Os mirtilos são ricos em Vitamina C e fibras. E os nossos corpos necessitam de ambos! Também são ótimos para a saúde do cérebro e para combater o envelhecimento. Por terem poucas calorias, também são deliciosos petiscos caso esteja querendo emagrecer. Algo mais sobre os mirtilos? Antioxidantes. Algo essencial para ajudar a manter a calma, mesmo nas situações mais estressantes.

Amêndoas cobertas de chocolate

As amêndoas são ricas em proteínas. Elas também têm uma quantidade significativa de Vitamina E, que ajuda a curar o corpo e manter a pele mais bonita. Também são capazes de controlar o nível de açúcar no sangue, aumentar a absorção nutricional e melhorar a qualidade da digestão. Estão nessa lista pela quantidade de zinco que apresentam. E, se tiver um pouco de chocolate amargo nelas, melhor ainda! O chocolate ajuda a diminuir o cortisol — o hormônio do estresse que temos em nosso corpo (que também nos leva a engordar). Uma boa razão para fazer a sua própria receita de amêndoas cobertas em chocolate (amargo).

Se você souber olhar o lado positivo das situações, a ansiedade traz deliciosos remédios. É sempre bom consultar um médico (normalmente psiquiatra), mas o fato é que todos passamos por certos momentos que nos deixam ansiosos, queiramos ou não. A solução? Só levar um lanchinho na bolsa!


Texto escrito por Amanda Magliaro Prieto da Equipe Eu Sem Fronteiras

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