Autoconhecimento

5 sinais de que você está num relacionamento manipulador

Love Broken Heart Hurt Pain Sad Separation Concept
Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Gaslighting é um termo que se refere à manipulação de alguém. Psicologicamente falando, é quando a pessoa passa a questionar a própria sanidade. Esse termo foi tirado de uma peça de 1938 que virou um filme em 1944. Na história, um marido tentava convencer a esposa e seus conhecidos de que ela era louca, fazendo várias mudanças pequenas e sutis no ambiente. Quando a esposa queria salientar as alterações, o marido a convencia de que ela estava errada e louca. Devagar, mas movida pela situação, a esposa começou a entrar em dúvida sobre essas mudanças. A seguir, estão alguns sinais de que você pode estar num relacionamento manipulador.

  • Você está constantemente se desculpando

Uma vítima de gaslighting está constantemente se desculpando, mesmo que ela não tenha feito nada de errado. Acaba se lamentando por tudo o que percebe como errado, tomando para si a responsabilidade e reinvidicando a culpa para ela mesma — a vítima. Isso garante que o manipulador permaneça como inocente, e que a vítima sempre se sinta culpada.

  • Você não é capaz de tomar decisões

A vítima vai achar cada vez mais difícil tomar uma decisão, sentindo que, não importa o que decida, sempre optará pela escolha errada. Qualquer coisa que ela faça ou diga é errado, então, começa a se sentir incapaz de tomar uma decisão sobre o que quer que seja. Isso resulta no abusador decidindo pelos dois enquanto adquire ainda mais poder e controle sobre a vítima.

  • Você sempre se sente confuso

As vítimas de gaslighting vão estar sempre confusas. Encontram muita dificuldade em acreditar em suas próprias mentes e constantemente duvidam dos próprios pensamentos. Seus instintos falham porque, não importa o que façam, alguém rapidamente diz que o que fizeram estava errado. A vítima vai saber que há algo muito errado, mas vai achar extremamente difícil sair dessa situação.

  • Você começa a mudar

Mudanças são difíceis de serem notadas, principalmente quando acontecem aos poucos, assim o processo se torna natural de muitas formas. Entretanto, se a vítima reflete sobre quem era antes da relação e sobre quem é agora, ela provavelmente vai notar as diferenças.

  • Você começa a se afastar

A vítima de gaslighting começa a se afastar e muitas vezes opta pela solidão já que se sente sempre tão para baixo que acaba não encontrando confiança quando precisa socializar com alguém. A vítima se sentirá mais segura estando sozinha do que com outras pessoas, visto que aqueles ao seu redor podem perguntar o que há de errado ou o que está acontecendo com o relacionamento dela, e a vítima simplesmente não vai ter uma resposta para dizer o que está acontecendo.

Infelizmente, existe uma grande chance de que tenhamos vivido um relacionamento manipulador em algum momento de nossas vidas e sabemos identificar isso mesmo que tenha sido numa pequena escala. Esse tipo de relacionamento é o mais extremo e perigoso quando o assunto é o abuso emocional e psicológico de alguém. Além disso, sempre acontece de forma intencional. O gaslighting é frequentemente associado a narcisistas e sociopatas, uma vez que essa é uma forma de controlar, confundir e debilitar o parceiro. Por favor, procure ajuda se você ou alguém que ama está vivendo um relacionamento como esse.


Texto escrito por Amanda Magliaro Prieto da Equipe Eu Sem Fronteiras

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]