Autoconhecimento

5 sinais de que você está num relacionamento manipulador

Escrito por Eu Sem Fronteiras

Gaslighting é um termo que se refere à manipulação de alguém. Psicologicamente falando, é quando a pessoa passa a questionar a própria sanidade. Esse termo foi tirado de uma peça de 1938 que virou um filme em 1944. Na história, um marido tentava convencer a esposa e seus conhecidos de que ela era louca, fazendo várias mudanças pequenas e sutis no ambiente. Quando a esposa queria salientar as alterações, o marido a convencia de que ela estava errada e louca. Devagar, mas movida pela situação, a esposa começou a entrar em dúvida sobre essas mudanças. A seguir, estão alguns sinais de que você pode estar num relacionamento manipulador.

  • Você está constantemente se desculpando

Uma vítima de gaslighting está constantemente se desculpando, mesmo que ela não tenha feito nada de errado. Acaba se lamentando por tudo o que percebe como errado, tomando para si a responsabilidade e reinvidicando a culpa para ela mesma — a vítima. Isso garante que o manipulador permaneça como inocente, e que a vítima sempre se sinta culpada.

  • Você não é capaz de tomar decisões

A vítima vai achar cada vez mais difícil tomar uma decisão, sentindo que, não importa o que decida, sempre optará pela escolha errada. Qualquer coisa que ela faça ou diga é errado, então, começa a se sentir incapaz de tomar uma decisão sobre o que quer que seja. Isso resulta no abusador decidindo pelos dois enquanto adquire ainda mais poder e controle sobre a vítima.

Mulher encostada na parede, com a cabeça abaixada e os cabelos caindo sobre seu rosto.
Eric Ward / Unsplash
  • Você sempre se sente confuso

As vítimas de gaslighting vão estar sempre confusas. Encontram muita dificuldade em acreditar em suas próprias mentes e constantemente duvidam dos próprios pensamentos. Seus instintos falham porque, não importa o que façam, alguém rapidamente diz que o que fizeram estava errado. A vítima vai saber que há algo muito errado, mas vai achar extremamente difícil sair dessa situação.

  • Você começa a mudar

Mudanças são difíceis de serem notadas, principalmente quando acontecem aos poucos, assim o processo se torna natural de muitas formas. Entretanto, se a vítima reflete sobre quem era antes da relação e sobre quem é agora, ela provavelmente vai notar as diferenças.

  • Você começa a se afastar

A vítima de gaslighting começa a se afastar e muitas vezes opta pela solidão já que se sente sempre tão para baixo que acaba não encontrando confiança quando precisa socializar com alguém. A vítima se sentirá mais segura estando sozinha do que com outras pessoas, visto que aqueles ao seu redor podem perguntar o que há de errado ou o que está acontecendo com o relacionamento dela, e a vítima simplesmente não vai ter uma resposta para dizer o que está acontecendo.

Infelizmente, existe uma grande chance de que tenhamos vivido um relacionamento manipulador em algum momento de nossas vidas e sabemos identificar isso mesmo que tenha sido numa pequena escala. Esse tipo de relacionamento é o mais extremo e perigoso quando o assunto é o abuso emocional e psicológico de alguém. Além disso, sempre acontece de forma intencional. O gaslighting é frequentemente associado a narcisistas e sociopatas, uma vez que essa é uma forma de controlar, confundir e debilitar o parceiro. Por favor, procure ajuda se você ou alguém que ama está vivendo um relacionamento como esse.

Você também pode gostar


Texto escrito por Amanda Magliaro Prieto da Equipe Eu Sem Fronteiras

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para colunistas@eusemfronteiras.com.br