Autoconhecimento

Como os vídeos do YouTube podem ajudar no seu desenvolvimento

Mulher segurando um celular com o ícone do YouTube na tela.
prykhodov / 123RF
Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Um dos sites mais acessados pelos brasileiros é o YouTube. Muito mais do que tutoriais de maquiagem e vídeos de músicas, você pode usar a plataforma em favor da sua evolução. Saiba como os vídeos do YouTube podem ajudar você no seu desenvolvimento!

Ao acompanhar canais que sejam focados nos temas de seu interesse, que colaboram para uma melhoria na saúde física ou mental, você está investindo o seu tempo com sabedoria. Conteúdo não falta na internet para dar um “up” no que não está tão bom.

Confira 4 formas de usar os vídeos do YouTube para ajudar no seu desenvolvimento!

1) Meditação guiada

Não é novidade que a meditação é uma das ferramentas mais úteis para o bem-estar da mente humana. Não é por acaso que, durante a pandemia, a busca por meditações no Google foi recorde.

Muita gente acredita que meditar é muito difícil e, por conta disso, nem tenta praticar. Uma boa forma de começar é com a modalidade guiada, que, além dos aplicativos, encontram no YouTube uma ótima plataforma de divulgação.

Você pode pesquisar meditações de acordo com o seu objetivo naquele momento, como dormir ou manter o foco. Além disso, pode optar por diferentes durações de meditação. Esses são vídeos do YouTube que podem ajudar no seu desenvolvimento a longo prazo.

2) Dicas de profissionais da saúde

Outro conteúdo que você pode aproveitar no YouTube é a orientação de profissionais da saúde. De fato, não faltam áreas “cobertas” por médicos, fisioterapeutas, nutricionistas e educadores físicos na plataforma.

Para ajudar no seu desenvolvimento, busque por assuntos que merecem atenção na sua saúde física ou mental. Você pode começar por alterar o seu cardápio seguindo receitas elaboradas por nutricionistas. Por ser um site aberto, não é difícil encontrar dicas para as mais variadas dietas.

Você também consegue se valer de orientações de saúde para realizar “treinos em casa” – outra expressão que foi muito pesquisada em tempos de quarentena. Cuidar da saúde é fundamental para uma vida equilibrada.

Mãe e filha alongando o corpo na sala de estar.
Ketut Subiyanto / Pexels

3) Relatos de situações específicas

Você está passando por um momento complicado na vida? Não importa se são problemas de saúde, de relacionamento ou profissional, buscar o apoio de pessoas que passaram pela mesma situação é sempre interessante.

No YouTube existem criadores de conteúdo que compartilham relatos de situações específicas, os quais podem ajudar o espectador a lidar com os próprios sentimentos em momentos semelhantes.

Um bom exemplo é a youtuber Evelyn Regly, que nos últimos anos vem compartilhando os desafios com as cirurgias plásticas malsucedidas, que a levaram a planejar o chamado explante mamário, procedimento realizado recentemente pela modelo Monica Benini.

Esse tipo de conteúdo é interessante porque é uma forma de refletir sobre aquilo por que você está passando sob a sensação de estar “vendo o problema de fora”.

4) Produzindo e editando vídeos para o YouTube

A longo prazo, se você se sentir confortável, pode até começar a compartilhar com outras pessoas aquilo que foi útil para você criando o seu próprio conteúdo.

Além de precisar ter uma boa ideia de conteúdo, quem quer ser youtuber vai precisar de um programa de edição de vídeo. No mercado existem vários softwares de edição disponíveis, sendo os mais populares o Adobe Premiere, Sony Vegas, Camtasia, Filmora e iMovie.

Saiba que, ao utilizar um programa para editar vídeos e compartilhar na internet, além de fazer com que outras pessoas conheçam seus pensamentos, isso permite que você desenvolva uma habilidade extra.

Utilizar o YouTube, seja como criador de conteúdo com edições de vídeos, seja como espectador de profissionais das mais diversas áreas, é a melhor maneira de extrair o que há de positivo na plataforma.

Você também pode gostar

Tutoriais para conquistar o que deseja

Os vídeos do YouTube podem ajudá-lo no seu desenvolvimento por meio de tutoriais que mostram, na prática, como alcançar determinado objetivo.

Se você quer ter uma vida mais saudável, certamente vai encontrar treinadores compartilhando conhecimento sobre o tema. Se o foco é fazer um bom planejamento anual, também é fácil encontrar conteúdo específico.

É claro que os tutoriais não se realizam somente quando assistimos a eles: é preciso colocar em prática os conceitos que você aprendeu para perceber que está evoluindo na direção desejada.

A verdade é que a tecnologia está aí para que possamos utilizá-la da forma mais saudável possível, sempre em busca da plenitude física e mental.

Aproveite todos os recursos do YouTube, seja para apreciar vídeos que o ajudem no seu desenvolvimento pessoal, seja para compartilhar as suas experiências e o seu conhecimento no canal. Com certeza você encontrará muitas pessoas interessadas nos seus ensinamentos e nas suas experiências.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]