Autoconhecimento

6 fatos que comprovam que os animais fazem bem a mente

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Boas companhias e fonte de aprendizado, os animais são seres extremamente inteligentes e que podem transformar as nossas vidas.

A interação do homem com outro animal cria uma convivência benéfica, uma troca de experiências e carinho que faz com que os dois lados se beneficiem.

Os animais podem atuar até mesmo como auxiliares no tratamento de doenças no homem, principalmente quando se trata de falhas psíquicas, casos de depressão e outros.

É comprovado cientificamente que os animais fazem bem à mente, trazem alegria, bem-estar e vontade de viver.

Influências no dia a dia

Para entender um pouco mais como eles podem mudar as nossas vidas, vejamos uma situação da vida do ser humano em que os animais podem influenciar e fazer a diferença.

Imagine uma pessoa que vive sozinha, por quaisquer que sejam as circunstâncias. Qualquer um pode gostar da ideia de independência e um pouco de momentos consigo mesmo, mas chega um momento em que a solidão é desconfortável. Neste caso, a presença de um animal é perfeitamente cabível.

Qualquer outra forma de vida que habite o mesmo ambiente que está a pessoa, já transforma a energia da casa, até mesmo as plantas tem seu poder de influência. Quando se trata de animais, isso é muito mais intenso.

Um animal de estimação, por exemplo, não irá tirar os momentos de isolamento desta pessoa nem mesmo atrapalhar a sua independência. Eles serão companhias para as horas mais certas, para os momentos de solidão e carência. Estão dispostos a nos dar atenção e a nos ensinar muitas coisas.

Além deste exemplo, muito outros provam a importância dos animais, até mesmo a ciência estuda o seus “poderes” de intervenção no ser humano. Segundo estudos, os animais são capazes de alterar diversas reações de nosso corpo, e nos auxiliam de várias formas. Confira:

– Terapia

Eles podem e já participam de tratamentos em diversos hospitais. Mais uma vez, a energia dos animais aqui é responsável por gerar sensação de bem-estar, encorajar os doentes, gerar contato físico e distração, com muita felicidade.

– Saúde em dia

Smiling little girl holding small kitten in hands outdoorPesquisas comprovaram que o cuidado que os animais exigem pode gerar melhoras na saúde dos donos. A atividade de levá-los para passear, estar ativo, seguir a rotina de alimentação dos pets, levá-los ao veterinário, recolher suas sujeiras e outras coisas mantêm seus donos em atividade, o que pode estar associado a um estilo de vida mais saudável e, consequentemente, exames melhores.

– Autoestima

Aqueles que vivem em contato com os animais também têm melhora na autoestima, segundo estudos. Por nos manterem sempre ativos, menos preocupados com a vida dos outros e mais divertidos e alegres, quando cuidamos de algum animalzinho, passamos a ser mais felizes também com nós mesmos.

– Calma

Os animais podem contribuir para que as pessoas sejam mais calmas. Ao invés de explodir os hormônios, estressar-se e extrapolar, os donos de animais tendem a controlar tais reações exageradas e maléficas, descarregando as energias mais pesadas de outras formas. Isso pode estar relacionado ao aprendizado com os bichos, mesmo que inconsciente, pois eles são, mesmo quando muito agitados, controladores de emoções e, normalmente, pacíficos e calmos.

– Físico ativo

Cuidar dos pets faz com que tenhamos de nos movimentar mais, sair para comprar coisas, carregá-los para lá e para cá, sair para passear, entre outras atividades. Quem tem um animal em casa, dificilmente será sedentário. A vantagem é que nosso corpo está diariamente se movimentando e melhorando o nosso estado de saúde e bem estar.

– Coração forte

Os cães são os animais mais conhecidos por gerar benefícios aos corações de seus donos. Por fazê-los sempre ativos e menos estressados, os donos de pets tem menor tendência a doenças cardíacas.

Boa escolha

Está mais do que comprovado o quanto os animais são importantes e fazem bem para o homem. Busque uma companhia e um grande amigo, ele pode melhorar muito a sua vida.

Lembre-se sempre que os animais têm muitas necessidades e sentimentos, portanto, trate-os bem. Se decidir adotar um novo amigo, considere todas as circunstâncias que envolvem seu abrigo, cuidados médicos e afetivos. Não adianta nada querer sair bem na história fazendo o outro lado sofrer. Os animais são seres vivos que necessitam de carinho e atenção, assim sendo, serão as melhores companhias que você pode escolher para complementar o seu dia a dia, com alegria e energias boas.


  • Escrito por Julia Zayas da Equipe Eu Sem Fronteiras.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]