Saúde Integral

7 formas de evitar o ronco e ter uma boa noite de sono

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Muitas pessoas roncam, ou pelo maneira como dormem, ou pelo sono atrasado, ou até por ser sintoma da síndrome da apneia obstrutiva do sono.

O que poucos sabem, é que existem várias formas de evitar este problema. Claro que nos casos de síndrome os sintomas não vão acabar definitivamente, mas podem diminuir.

Segundo o Dr.Drauzio Varella, o ronco é um ruído provocado por estreitamento ou obstrução nas vias respiratórias superiores durante o sono. Esse estreitamento dificulta a passagem do ar e provoca a vibração dessas estruturas.

O ronco normalmente atrapalha o sono, causando dificuldade para voltar a dormir e a falta de sono contínuo. Se uma pessoa passar a noite inteira roncando, certamente não terá dormido nada bem e vai passar o dia inteiro com a sensação de corpo cansado.

shutterstock_321552299Por isso juntamos algumas formas que podem ajudar a diminuir este problema que vem afetando cada vez mais as pessoas.

1. Fora do peso

Está com problemas no peso? Chegou a hora de procurar uma ajuda para isso. O peso não só causa problemas com o colesterol e a pressão, como também prejudica o seu sono. Em uma entrevista para o programa Bem Estar, a pneumologista Lia Bittencourt e o endocrinologista Alfredo Halpern, afirmaram que o excesso de gordura corporal aumenta também os músculos da língua, ou seja, a maioria dos pacientes com apneia tem a faringe estreita e com o formato arredondado, dificultando a respiração. Não significa que as pessoas com menos peso não ronquem, mas as chances de acontecer são menores.

2. Bebidas alcoólicas

O álcool é um grande problema para as pessoas, principalmente para quem ingeri bebida alcoólica antes de dormir. Esse tipo de bebida faz com que a pessoa fique com o corpo relaxado e devido a isso, os músculos da boca ficam frouxos provocando o ronco.

3. Dormir de barriga para cima

A postura na hora de dormir é extremamente necessária. Dormir de barriga para cima aumenta ainda mais as chances de ronco, tudo isso porque a língua fica para trás, estreitando a passagem de ar e aumentando a vibração dos tecidos da laringe. Além da mudança de postura, é importante colocar almofadas extras ao seu lado, mantendo assim o corpo ereto de lado, evitando que você se vire durante a noite.

4. Evitar cigarro

Fumar faz com que as vias respiratórias superiores inflamem, e isso faz com que haja um desconforto na hora de dormir, aumentando as chances de roncar. O cigarro prejudica completamente a sua saúde, deixá-lo de lado só vai causar benefícios a sua saúde, pense nisso.

5. Evitar alimentos irritantes

A boa alimentação também ajuda na hora de dormir. O consumo de alimentos pesados antes de dormir, como, por exemplo, açúcar, alimentos gordurosos, alimentos que contem lactose, trigo e entre outros, causam refluxo estomacal, ou seja, irritando o nariz e a faringe provocando o ronco.

6. Alergias respiratórias

Para quem tem rinite alérgica e vive com o nariz entupido, vá logo tratar a sua alergia. Pessoas com esse tipo de problema não conseguem respirar pelo nariz e assim respiram pela boca, o que contribui o ronco.

7. Apneia do sono

Apneia do sono é a diminuição ou interrupção da respiração durante o sono, essa doença diminui a oxigenação do sangue, devido à interrupção da respiração causada pelo estreitamento das vias aéreas. É necessário ir ao médico para identificar se você sofre ou não deste problema. Procure fazer um tratamento o quanto antes, a apneia pode causar problemas muito graves como um infarto.


  • Texto escrito por Letícia Espíndola da Equipe Eu Sem Fronteiras.

Sua opinião é bem-vinda, sempre que colocada com a educação e o respeito que todos merecem. Os comentários deixados neste artigo são de exclusiva responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]