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10 plantas para garantir um sono tranquilo

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras
Ter problemas na hora de dormir é algo que assombra a vida de muita gente. Seja por ansiedade ou por sofrer algum transtorno, o fato é que este é um problema muito comum. E em meio a tal situação, muitos se tornam reféns de remédios e métodos nada eficazes para conseguir uma noite tranquila, ficando à mercê de efeitos colaterais nada inofensivos, além de adquirir uma dependência química gerada por tais medicamentos.

Que dormir é primordial, todo mundo já sabe, porém essa máxima às vezes é confundida e tratada como algo secundário no cotidiano. A importância de um sono de qualidade vai além de repor as energias e preparar o corpo e a mente para as atividades do dia seguinte. Saiba que o descanso proporcionado pelo o sono inclui uma série de benefícios que talvez você nem faça ideia de que existam.

Conheça alguns desses benefícios: diminuição de risco de doenças cardiovasculares, prevenção de depressão e da obesidade, combate à hipertensão, fortalecimento da memória, melhoria de desempenho no trabalho, auxílio no desenvolvimento físico e no controle do diabetes, dentre outros.

Esses são apenas alguns itens que compõem uma lista vasta de benefícios. Para que tudo isso seja realidade na sua vida, é preciso ter boas e agradáveis noites de sono. Se você tem dificuldade de dormir tranquilamente, confira algumas dicas que podem te ajudar a descansar mais durante noite:

– Tente dormir ao menos sete horas por noite; 

– À noite, evite o consumo de bebidas alcoólicas, café, refrigerantes ou estimulantes; 

– Beba uma bebida quente, como leite ou chá (de preferência, de camomila ou melissa); 

– Tome banho morno antes de dormir; 

– Faça a última refeição por volta de duas horas antes de ir para a cama e evite comidas pesadas; 

– Faça uma vistoria em seu colchão e travesseiro. Em muitos casos, um deles pode estar impedindo que você tenha uma noite de sono agradável. 

O uso de recursos da natureza para melhorar a saúde é antigo e ajuda bastante nos mais variados casos. Com o sono não é diferente! Além de chás com ativos relaxantes, as plantas também são consideradas grandes auxiliadoras se o seu objetivo é ter um repouso proveitoso. Muitas delas têm a capacidade de energizar os ambientes, trazendo harmonia, tranquilidade e renovação de energias. Você pode unificar requinte e saúde em um mesmo lugar, com a beleza e o poder das plantas. Confira as opções:

Bambu-palmeira 

Quem sofre com problemas respiratórios como a rinite, por exemplo, sabe bem como é difícil relaxar durante o sono. O Bambu-palmeira é um umidificador natural e serve como um excelente filtro de umidade.

Jasmim

O efeito do jasmim é calmante, portanto ela é uma poderosa aliada para melhorar o sono. Só é preciso bastante cuidado com a planta, que requer regas diárias no verão; no inverno, apenas uma rega por semana.

Babosa

Conhecida por sua eficiência na hidratação (seja da pele ou dos cabelos), a babosa é famosa por ajudar nas mais diversas questões relacionadas à saúde. No ambiente, ela se encarrega de limpar toxinas como o formaldeído, purificando a atmosfera e abrindo espaço para um ar mais puro.

Lírio-da-paz

Outro agente para a limpeza de substâncias tóxicas, o lírio-da-paz, que é uma ótima opção para a purificação da casa inteira.

Hera

Popularmente conhecida como jiboia, essa plantinha concentra dois ativos poderosos, o de higienizador e o de umidificador do ar. Para os asmáticos de plantão, ela é um remédio natural de extrema qualidade, já que elimina do ar elementos tóxicos, como o benzeno e o formaldeído.

Alecrim

O alecrim realiza benfeitorias no combate a gripe, tosse e asma. Por esse motivo, torna o ar muito mais saudável. Além do mais, ele melhora a função cognitiva.

Lavanda

A lavanda tem a função de diminuir a frequência cardíaca, auxiliando na redução do estresse e da ansiedade. Logo, é uma ótima alternativa para quem tem bebês por perto.

Espada-de-São-Jorge

Dores de cabeça e irritação nos olhos são alguns dos sintomas de quem sofre com problemas respiratórios. Espada-de-São-Jorge age no combate à poluição, principalmente em ambientes fechados.

Samambaia

Uma das alternativas mais tradicionais, a samambaia está entre as raízes mais purificadoras. Sua ação umidificadora permite um ar mais limpo e livre de toxinas.

Gerbera

A gerbera traz, em sua graciosidade, a beleza decoradora de espaços e a eficácia de eliminar do ambiente o monóxido de carbono e o formaldeído.

Esses são apenas alguns meios de cuidar melhor do seu sono. Entretanto há diversos distúrbios causados pela a má qualidade do sono, como a apneia e o bruxismo, que estão em outro patamar de dificuldade. Em situações deste grau, é aconselhável buscar o conselho de um médico especialista. Use alternativas naturais somente se você tem distúrbios leve de sono. Não se automedique!


Escrito por Juliana Alves da Equipe Eu Sem Fronteiras.

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