Fitoterapia Plantas Medicinais Saúde Integral

O uso das plantas no tratamento da dislipidemia

Érica Galli
Escrito por Érica Galli

Os distúrbios de lipídeos no metabolismo estão amplamente disseminados em todo o mundo. Esse problema contribui para o surgimento da aterosclerose (“placas” de gordura que obstruem as artérias, podendo levar ao infarto), por isso a normalização dos níveis de lipídio sanguíneo representa a prevenção deste mal. O ponto central do tratamento deve ser nutricional, somente quando a dieta não der conta de baixar estes níveis é que o médico deverá passar para o tratamento medicamentoso. Juntamente com a dieta balanceada, você pode obter melhores resultados utilizando-se de certas plantas, evitando, assim, que chegue ao ponto de necessitar de medicação.

Alcachofra

closeup of some raw artichokes on a dark wooden surface Sua ação sobre os níveis de lipídio sanguíneo já é estudada há tempos, e sua eficácia já foi comprovada. Ela possui excelente tolerabilidade, ao contrário dos medicamentos sintéticos, pois não provoca alterações hepáticas. Ao contrário, trata-se de um hepatoprotetor, pois estimula a regeneração das células deste órgão, por isso, ela pode ser usada por longos períodos, ou mesmo continuamente. Para usar a alcachofra como regulador lipídico, não é muito indicado o chá, por exemplo, é melhor que se compre na forma farmacêutica (cápsulas) para que a dosagem seja adequada.

Alho

bigstock--132024755 Não há estudos que comprovem se seu efeito persiste e por quanto tempo após o término do tratamento (quando os níveis de colesterol normalizam). Em comparação com a alcachofra, o alho possui mais efeitos colaterais, pois foi observado a ocorrência de diarreia, alterações na função renal, crise de asma, náuseas, vômitos e dermatites de contato. Além disso, o odor nem sempre é bem tolerado pelas pessoas. Para o alho, também é recomendado o uso de cápsulas, para garantir que a quantia adequada será ingerida. Na dúvida, consulte sempre um Fitoterapeuta capacitado.

Sobre o autor

Érica Galli

Érica Galli

Natural de Amparo-SP, mora em Pedreira SP.

Graduada em Enfermagem (Trabalhou por quatro anos em um Posto de Saúde da Família na cidade de Pedreira).

Terapeuta Holística há cerca de seis anos, trabalha com diversas modalidades presenciais ou via Skype, entre elas:

- Psicoterapia Holística, Terapia de Vidas Passadas, Homeopatia, Florais de Bach e St. Germain, Ayurveda, Reiki Usui e Xamânico, Fitoterapia, Cromoterapia.

Estudiosa dos assuntos relativos a Espiritualidade, Metafísica, Poder da mente, entre outros há mais de dez anos.

Mantém o projeto “Terapia Solidária”, o qual visa levar atendimento terapêutico de qualidade a pessoas que precisam ou tem vontade de conhecer os métodos, porém não possuem condições financeiras para o custeio das sessões. O projeto dá nome a página do Facebook, que contem matérias sobre diversos assuntos relacionados a saúde e espiritualidade.

Telefone: (19) 9.9184-7564 via Whatsapp (para agendar atendimento e para tirar dúvidas relativos ao mesmo)
E-mail: [email protected]
Facebook: Terapia Solidária