Autoconhecimento Saúde Mental

5 motivos para deixar que os outros pensem mal de você

Fofoca
cottonbro studio de Pexels / Canva
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Em um mundo onde a opinião dos outros muitas vezes dita nossas ações, há poder em escolher não se importar. Este artigo explora cinco motivos convincentes para deixar que os outros pensem mal de você, destacando a importância da autenticidade e da liberdade pessoal. Desde o desenvolvimento da autoconfiança até a promoção da autenticidade, cada razão oferece uma perspectiva única sobre como abrir mão do desejo de aprovação externa pode levar a uma vida mais plena. Leia-o agora!

Você é o tipo de pessoa que se permite afetar pelo que os outros pensam de você? Ou até mesmo faz algo só para agradar outra pessoa? Se a resposta foi sim, esse artigo é especialmente para você, um convite para te fazer refletir sobre até que ponto isso vale a pena.

Tem coisas na vida que podemos controlar, como as nossas ações e escolhas, mas há outras que fogem ao nosso controle, como o que vão pensar da gente. Claro que podemos cuidar da nossa imagem, tomar cuidado com certas ações, mas não pelo outro, e sim por nós mesmos; e analisar como isso afeta onde queremos chegar ou o que queremos transmitir a alguém.

Nossas escolhas definem o rumo da nossa vida, mas, quando elas são pautadas no que os outros pensam, deixamos nossa felicidade de lado, e até mesmo nossos sonhos e anseios. Por isso, é hora de começar a pensar mais em si com amor-próprio, autocuidado e sabedoria. Encontre aqui 5 motivos pelos quais não deve se importar com que dizem sobre você, e assim transforme sua maneira de pensar.

Por que se importar com a opinião alheia?

Fofoca
Daisy-Daisy de Getty Images Pro / Canva

Podem existir diversas razões para se importar com o que pensam de você, e o primeiro passo para deixar isso de lado é encontrar a sua. Tente perguntar a si mesmo: Por que eu me importo? Pode ser a necessidade de aceitação de uma pessoa ou de um grupo, pois você quer se sentir parte de algo, mas talvez não precise disso.

Outra razão pode ser a pressão social para que você siga certo padrão; mas, afinal, quem foi que inventou essas regras? Talvez você não seja uma pessoa segura com sua imagem, e por isso requer a aprovação das pessoas, então você deve buscar o autocuidado e o apoio terapêutico, e isso vai transformar a sua vida. O medo do julgamento é outro ponto importante, talvez algo que aflige a quase todas as pessoas. Mas esse, sim, é um medo bobo porque de nada importa o julgamento do outro.

Pode ser ainda que você esteja se comparando a outras pessoas, e por isso a opinião delas vale tanto, mas lembre-se de que elas não são as donas da razão. Procurar por terapia pode te ajudar a encontrar suas razões – falarei disso mais adiante.

Autoconfiança é a chave de ouro!

Você se conhece? Essa é uma pergunta importante, e pode ser o maior passo rumo a sua transformação. Se conhecer é de extrema importância para a vida pessoal e profissional e, principalmente, para desenvolver a autoconfiança. É preciso saber na ponta da língua seus pontos fortes, pois são eles que te levam mais longe, e também suas fraquezas, para que possa melhorá-las com o tempo.

Quando você compreende esse conjunto de coisas boas e ruins que compõem quem você é, a opinião dos outros passa a não ter tanto valor assim, porque você sabe o que é ou não verdade. Lembre-se que acima de tudo, o mais importante é ser você, se aceitar da forma que é e melhorar aquilo que não te agrada.

Busque se transformar pelo que pensa de si, não pelo outro. Confie em seu potencial, dê sempre o seu melhor, e verá que comentários negativos passarão a não ter tanto peso em sua vida. Quando você oferece o melhor que tem, não carrega um peso nas costas, pois tem a certeza de que fez tudo o que podia naquele momento. Seja sempre você, independentemente do que vão pensar. Isso é o melhor que pode fazer.

Você possui amizades e pessoas que te amam!

As pessoas que te amam verdadeiramente sempre estarão ao seu lado. Ainda que não concordem com algo, vão te auxiliar, mas nunca te colocar para baixo, pois o que importa é a sua verdadeira felicidade. Você certamente tem ao seu lado pessoas de confiança, que te dão bons conselhos, são honestas e querem, acima de tudo, o seu bem.

Cuidado com aqueles que, sempre que você conta um plano, colocam um obstáculo em seu caminho. Que quando você decide mudar algo, te dizem para deixar do jeito que está. Que não aceitam as mudanças que você quer em sua vida. Infelizmente nem todo mundo quer o seu bem, e você precisa saber identificar essas pessoas e se afastar de vez, porque não estão te agregando nada.

Conselhos sinceros são dados com carinho e cuidado, buscando realmente o seu bem, e não te colocam para baixo. Pondere aquilo que ouve e tente ver o que é verdade, ou talvez uma inveja, uma negatividade ou algo que não te faz bem. Valorize quem te ama e corre ao seu lado independentemente do que aconteça, pois são essas pessoas que valem a pena. Relações saudáveis são baseadas no respeito das diferenças, na positividade e na cumplicidade.

Aceite que você nem sempre irá agradar a todos

Quando você tenta agradar a todos, acaba deixando de lado quem realmente importa, você. As pessoas têm formas diferentes de pensar, de agir, e isso também faz com que elas compreendam os outros ao seu redor de maneiras distintas. Então não se esforce para que isso aconteça. Entenda que quem se identifica vai gostar de você, e outros talvez não te vejam da mesma forma e está tudo bem. Agradar a todos é quase uma missão impossível.

Dê o melhor de si no que fizer, seja sua melhor versão, e as pessoas certas irão se aproximar e escolher ficar em sua vida. Você também vai lidar com diversos tipos de pessoas. Algumas vão te agradar e outras não, e está tudo bem também, porque é assim que as coisas são.

O que precisa haver acima de tudo é respeito com o outro, assim como consigo, e as coisas fluirão de maneira mais leve. Aja com naturalidade, não espere nada em troca, e você vai perceber que a vida será mais positiva e que ao seu lado vão ficar as pessoas certas, as boas relações.

Confira como se livrar de amarras e fortalecer sua saúde mental:

Saia da zona de conforto

Quantas vezes você já pensou em mudar, mas desistiu? Quantas vezes você pensou em dizer algo, mas voltou atrás? Quantas vezes você deixou de agir por medo do que iriam pensar? Sair da zona de conforto dá medo, a ideia de que alguém irá julgar pode te acovardar. Mas é hora de começar a mudar isso, de colocar para fora tudo o que guardou por tanto tempo.
Não tema fazer as mudanças que deseja para sua vida, pois quem te ama de verdade permanecerá ao seu lado ainda que tudo vire de ponta cabeça. Você verá que, quando começar a fazer aquilo que o seu coração pede, a felicidade não será mais um objetivo a ser alcançado, mas um estilo de vida que irá praticar todos os dias. Ser você é persistente, quando começar não vai conseguir parar, e ninguém mais poderá atrapalhar o caminho até o que deseja.

Coloque tudo para fora, transforme tudo o que precisa ser mudado, tenha a imagem que deseja, comece novos caminhos, tome atitudes hoje, e chega de se preocupar com o que vão pensar.

Terapia pode ajudar

Estar disposto a mudar é o primeiro passo, o segundo é procurar por ajuda. Conforme mencionado antes, a terapia te dará um suporte neste momento. Ela é importante por diversas razões e pode te auxiliar no processo de abandonar de vez o que os outros pensam. Com a ajuda de um profissional, você pode compreender melhor suas emoções, e ele vai ajudar a identificar questões como ansiedade, traumas, estresse, entre outros.

Além disso, isso pode ser de grande ajuda em suas relações interpessoais, auxiliando na sua tomada de decisões. A terapia também te leva a uma jornada de autoconhecimento, o que vai colaborar bastante para sua autoestima e melhorar o seu bem-estar de maneira geral. Ter um terapeuta ao seu lado só irá te fortalecer para deixar que os outros pensem mal de você sem que isso te afete negativamente.

Você também pode gostar:

Chegou o momento de se libertar de tudo o que te prende! Você não pode controlar o pensamento do outro, mas pode comandar a sua vida.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para colunistas@eusemfronteiras.com.br