Saúde Integral

9 atividades para viver mais e melhor

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Uma pesquisa realizada por biólogos da UCLA (Universidade da Califórnia em Los Angeles) descobriu um gene que pode retardar o processo de envelhecimento em todo o corpo, quando ativado em sistemas de órgãos específicos. Ao trabalhar com a mosca da fruta, os cientistas descobriram que ao ativar o gene conhecido como AMPK, que é um sensor de energia importante das células, os níveis de energia celular caem.

No estudo, os cientistas descobriram que o aumento da quantidade de AMPK nos intestinos das moscas aumentou a vida útil em cerca de 30%. Isso significa que ao invés de viverem em média seis semanas, elas viveram 8 semanas.

Para um humano, isso é traduzido em anos. Se em média uma pessoa vive 80 anos, agora viverá 104 anos. O que é interessante também neste estudo é que além das moscas viverem por mais tempo, também ficam mais saudáveis.

Há rumores de que um homem na China que viveu cerca de 250 anos! O nome dele é Li Ching Yuen, um herbalista que praticava Qigong e disse que seus segredos para uma vida longa e plena eram:

  • Ter uma mente tranquila
  • Sentar-se como uma tartaruga
  • Caminhar como um passarinho
  • Dormir como um cachorro

Interessante, não?

Selecionamos, também, nove atividades que podem trazer benefícios e uma vida mais longa.

1 – Seja Espiritualizado

espiritualizadoTer uma prática espiritual ou crença, faz com que sua vida seja mais longa. Você não tem que ter uma religião específica, ou mesmo acreditar em Deus para se qualificar para esta categoria. O importante é acreditar em si mesmo e ter uma paixão maior pela vida, de que há algo maior por trás disso tudo. Isso já é o suficiente para desfrutar dos benefícios de uma vida longa.

2 – Mantenha-se saudável e ajude o próximo

ajude o proximoMuitos dos supercentenários (pessoas que vivem por muito mais que 100 anos) disseram que são conhecidos por terem habilidade de cura. Talvez o conhecimento de cura não é apenas utilizado para eles mesmos, mas sim para todos a sua volta. Tomar seu tempo para ajudar o sofrimento do próximo é ter compaixão.

 

3 – Seja positivo em qualquer circunstância

positividadeRir e ter momentos de alegria é super importante para manter-se jovem. Tenha certeza que você possa ter a oportunidade de rir todos os dias. Cerque-se de pessoas positivas e divertidas, que façam atividades junto a você de maneira descontraída e alegre. Se você planeja ter muitos anos de vida, não se esqueça de ser feliz.

 

4 – Comer bem

comer melhorEstudos mostram que se você quer ter uma vida longa, comece pelo menos comendo o dobro de frutas e vegetais que você costuma comer (e se você não come nada, é melhor adotar esta dieta. Obter uma dieta alcalina proporciona uma restauração do corpo e dificulta a aparição de doenças.

 

5 – Tenha hobbies criativos

hobbiesTer hobbies que o mantém em contato com a criatividade e imaginação é super importante para manter sua mente saudável. Música, arte, invenções, aprendizagens e esportes são ótimos exemplos de atividades que mantém a expansão da mente criativa. Ninguém gostaria de morrer de tédio, né?

 

6 – Seja social com todos

seja socialMulheres vivem mais que os homens, isso pode ser afirmado porque elas convivem melhor com o mundo afora e mantém um círculo social mais ativo. Ter amigos, compartilhar experiências e se divertir com eles pode ser o segredo não só para ter uma vida longa, mas para ter uma razão para viver mais. Aqueles que não querem casar, ou nunca teve namorado (a) provavelmente morrerá de alguma doença cardíaca. Isso é quase morrer do coração… do coração quebrado.

7 – Conecte-se com a natureza

contato com a naturezaManter nosso planeta saudável também é nos manter saudáveis. Se destruírmos nossas fontes de água fresca, comida e ar, como esperamos continuar vivendo e melhorar nossa vida por longos anos? Ande pela natureza afora e conecte-se com a fonte natural de energia.

 

8 – Mantenha-se ativo

atividades fisicasLevante-se e mexa-se! Um estudo feito em 2011 mostrou que a cada uma hora que sentamos e vemos televisão, depois dos 25 anos, nós reduzimos em 22 minutos nossa expectativa de vida. Faça alguma atividade física prazerosa, como caminhar ou andar de bicicleta.

 

9 – Compartilhe momentos com crianças e jovens

brincar com criancasEstar envolvido com crianças, contar histórias a elas, brincar e relembrar seus momentos de infância ajuda a manter a espontaneidade e juventude. Mulheres que esperam para ter bebês até os 40 anos de idade provavelmente viverão mais. Crianças têm o poder de nos ensinar a viver melhor nossas vidas, sem preocupações.

Há muitos exemplos de como as pessoas podem viver melhor e por mais tempo. Porém, o maior segredo é começar a ouvir melhor os mais experientes, mas também passar bastante tempo com os jovens. Isso vai nos manter alerta quanto as nossas responsabilidades, mas também não vai deixar escapar nossos momentos de juventude.

Talvez seja a hora de parar e começar a ver a natureza ao seu redor.


  • Texto traduzido e adaptado por Natalia Iannone da Equipe Eu Sem Fronteiras. 

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]