Convivendo

9 filmes baseados na filosofia de Nietzsche

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Se temos dúvidas para entender o mundo é porque ele é mais complicado do que parece. Por isso, existem os filósofos – para tentar encontrar uma explicação para os problemas do mundo e dos seres humanos e nos dar ideias de como viver melhor com essas dificuldades. Friedrich Nietzsche é um dos filósofos mais discutidos e que tem teorias que tentam explicar algumas dessas questões. Tanto que suas ideias foram utilizadas para inspiração de tramas de diversos filmes. Veja alguns deles e descubra novas formas de ver e questionar o mundo.

Advogado do Diabo

Um advogado de sucesso se vê em meio a situações onde questões morais e éticas são colocadas em jogo junto com desejos e tentações. Esse filme faz referências a alguns conflitos que Nietzsche refletiu a respeito, como o poder da força de vontade.

Hitler: a ascensão do mal

O filme mostra a história de Hitler antes de chegar ao poder. Em alguns trechos podemos perceber referências às indagações do filósofo sobre valores.

Feitiço do tempo

Um repórter de TV vai a uma pequena cidade dos Estados Unidos cobrir um evento do “dia da marmota”. Ele quer ir embora logo da cidade, mas toda vez que acorda vê o tempo voltar no dia anterior e tudo se repetir. Nietzsche escreveu alguns pensamentos sobre a questão da circularidade, do eterno retorno e da aceitação da inevitabilidade do destino.

Manderlay

Uma mulher e seu pai chegam a uma nova cidade e descobrem que lá ainda existe o uso do trabalho escravo em plantações. A moral que o filme traz tem relação com os questionamentos de Nietzsche sobre os valores da liberdade e da democracia.

Flores partidas

Um homem solteiro descobre que tem um filho com uma de suas antigas amantes. Ao reencontrar 4 de seus antigos casos amorosos, ele entra em um exemplo da teoria de Nietzsche de eterno retorno. Também podemos ver traços da teoria niilista no personagem principal do filme.

Fonte da vida

Em três épocas diferentes da humanidade, três personagens buscam a árvore da vida para resolver seus problemas em relação à morte. Esse é mais um filme que faz referência às ideias de eterno retorno.

Festim diabólico

Dois homens cometem um assassinato por se considerarem intelectualmente superiores a vítima. E tudo começou com uma discussão em sala de aula sobre os conceitos de Nietzsche de criação de valores e de ir além do bem ou do mal.

Triunfo da vontade

Um filme sobre as características e símbolos utilizados pelo regime nazista. Faz relação com os conceitos de Nietzsche sobre vontade de poder.

O cavalo de Turim

A história da miserável vida de um agricultor, sua filha e seu cavalo reflete sobre questionamentos do filósofo alemão sobre o peso da existência humana.

Qual é a sua escolha?


Texto escrito por Ricardo Sturk da Equipe Eu Sem Fronteiras

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]