Saúde Integral

Afinal, tomar água com limão traz benefícios?

Jarra de água com rodelas de limão
shashkina / 123RF
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Muito se fala em como beber água com limão pode fazer bem à saúde. Mas quais são as verdades e os mitos em torno do consumo dessa mistura? Geralmente, a bebida costuma ser recomendada com base no benefício da fruta — que, de fato, faz bem para o corpo.

Porém, o consumo da bebida deve ser praticado com cuidado e, claro, com a consciência do que exatamente ele pode fazer em seu corpo. Acompanhe o artigo e entenda mais!

Benefícios da água com limão

O limão é rico em vitamina C, que pode ajudar na resposta imunológica do organismo, e também conta com fibras e minerais como cálcio, ferro, fósforo, cobre e magnésio. A fruta é também conhecida como um anti-inflamatório natural e desintoxicante para o organismo. Portanto ingerir água com limão traz muito benefícios, confira alguns deles:

1 – Reduz o pH do sangue

O limão reduz o pH ácido do organismo e torna o sangue mais alcalino, fazendo com que as células liberem toxinas e deixem o corpo preparado para aproveitar os nutrientes de suas refeições.

2 – Efeito Anti-Inflamatório

O limão, por ser uma fruta cítrica, possui os anti-inflamatórios flavonóide e hesperidina. Portanto o limão consegue ajudar a melhorar inflamações em geral.

3 – Aumenta a imunidade do organismo

Por ser rico em vitamina C, o limão conta com o nutriente que auxilia na produção de glóbulos brancos, que são os responsáveis por combater microrganismos e estruturas não reconhecidas pelo corpo.

4 – Auxilia no funcionamento gastrointestinal e melhora a digestão

O limão auxilia na produção de enzimas que ajudam o fígado a quebrar as gorduras pelo corpo e eliminar toxinas. Além de ser favorável para o intestino, isso também ajuda na digestão.

5 – Ajuda a hidratar e desintoxicar o sistema linfático

A água com limão ajuda no bom funcionamento do sistema linfático, promovendo a hidratação e a reposição dos líquidos que circulam pelo organismo. Mas lembre-se de que, para garantir que seu sistema linfático esteja sempre funcionando bem, é fundamental tomar 1.5 litro de água por dia.

6 – Evita pedras no rim

A mistura é diurética, o que aumenta o volume de urina e evita a possibilidade do surgimento de pedras nos rins.

Copo de água com uma rodela de limão encaixada na borda
nastogadka / Pixabay

7 – Faz bem para a pele

Os efeitos anti-inflamatórios e antioxidantes também ajudam a manter a sua pele mais saudável.

Tomar água com limão emagrece mesmo?

A água com limão é sempre indicada em perfis de influenciadores e celebridades. Apesar de ter muitos benefícios importantes, o foco da maioria das pessoas, ao ingerir a bebida, é promover o emagrecimento.

Mas a falácia de que a água com limão emagrece é um mito. A bebida não influenciará em seu peso de forma alguma. Se o seu foco é emagrecer, é preciso adotar hábitos de exercícios para o corpo, ingerir menos calorias e comer de forma mais saudável.

De preferência, consulte um nutricionista para te indicar quais são os melhores caminhos seguir para emagrecer, afinal cada corpo é um corpo e a saúde vem em primeiro lugar.

Se você já possui uma rotina com práticas para emagrecimento, a água com limão será uma boa amiga ao te ajudar apenas melhorando o funcionamento do seu corpo com todos os benefícios que ela promove.

Cuidados com a água com limão

Apesar de ter muitos benefícios, há alguns cuidados para a ingestão da água com limão e fazer com que a bebida tenha uma melhor ação em seu organismo. Confira as dicas de como tomar água com limão:

Mulher tomando água em garrafa
Artem Varnitsin / Canva Pro

1) Para que os efeitos sejam mais bem aproveitados, é recomendável que a bebida seja ingerida pela manhã, entre 20 e 30 minutos antes da primeira refeição.

2) Com o organismo mais alcalino por causa da presença do limão, seu corpo aproveitará melhor os nutrientes das refeições pelo resto do dia. Mas você também pode tomar água com limão em outros horários do dia, em qualquer uma das refeições.

3) Não precisa abusar na quantidade, segundo especialistas. Espremer meio limão em um copo com 200ml de água já é o suficiente.

4) Temperatura: apesar de muitos indicarem que a bebida esteja morna, ainda não existem comprovações científicas de que a temperatura influencia o efeito.

5) Contraindicações e quando evitar: se você for uma pessoa sensível ao ácido cítrico e sentir sintomas como dores de cabeça e desconfortos gástricos quando ingerir, é melhor evitar a bebida. Pessoas com irritações gastrointestinais, como úlceras, gastrite erosiva e problemas no esôfago mais severos também devem evitar a água com limão.

6) Cuidado com os mitos: alguns dizem que quem tem gastrite não pode tomar água com limão; apesar de ser ácido, o limão se torna alcalino em seu organismo e diminui os sintomas gástricos.

Aproveite os benefícios da água com limão em sua vida

Há verdades e mitos acerca da mistura entre a água e o limão. Como você pode ter reparado, mitos como “água com limão emagrece” e “água com limão faz mal para o estômago” são dois dos maiores mitos sobre a ingestão da bebida.

Portanto, valorize os benefícios que a água com limão trará ao seu corpo e a inclua em sua rotina – mas sem se esquecer de que, se pretende emagrecer, é preciso desenvolver mais hábitos que surtirão efeitos em seu peso.

Você também pode gostar:

Lembre-se também de que somente a água com limão não garantirá sua saúde e sua qualidade de vida. É preciso manter uma rotina saudável de diversas formas, tanto para a mente quanto para o corpo.

Gostou do artigo? Não deixe de compartilhar com outras pessoas e mantê-lo salvo para levar essas informações com você!

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para colunistas@eusemfronteiras.com.br