Autoconhecimento Comportamento

O poder da mente, como controlar os seus pensamentos

Homem sentado em montanha olhando para o horizonte
Escrito por Malu Brandão Moura
Você já ouviu falar sobre o SAR? Provavelmente sua resposta será “não”, porque a maioria das pessoas desconhece a existência deste mecanismo primordial para que seja consiga REALIZAR tudo aquilo que DESEJA!

Calma! Esse não é um texto puramente científico, acredite. O foco aqui é lhe ajudar a entender como é possível ATINGIR METAS utilizando o seu Sistema de Ativação Reticular (SAR) a seu favor!

O funcionamento do SAR está direcionado a filtrar as informações absorvidas pela nossa mente, ou seja, torná-las facilmente percebidas pelo nosso cérebro, contudo esse sistema não distingue aquilo que é certo ou errado, somente captura o que está sendo apontado como prioritário e essencial para a nossa existência. A partir disto, todos os nossos sentidos estarão atentos para que conquistemos/atinjamos aquilo que é indicado como prioridade, qualquer sinal será rapidamente detectado e nós estaremos preparados para seguir determinada direção.

Mulher entre flores amarelas

Ora, parece bastante fácil e lógico… então você se pergunta: por que as coisas não acontecem como desejo que aconteçam?

Bem, reflitamos um pouco: você tem objetivos reais/alcançáveis? Você já listou suas verdadeiras prioridades? Quando você se imagina alcançando seu objetivo, quais pensamentos você alimenta?

Tenho uma notícia para você: existe uma tendência a termos pensamentos negativos, ressaltando nossas limitações e, muitas vezes, gerando um estado de autossabotagem. Quando isso acontece, o SAR muda de foco e “desconfigura” o que deveria ser prioridade.

Homem caminhando em deserto

O que fazer então? Aja! Busque maneiras de isolar esses pensamentos que lhes desviam do seu foco, acredite em sua capacidade criativa de realização e use o SAR a seu favor!

Primeira dica da série “CUIDE dos seus PENSAMENTOS e faça ACONTECER”: compre um caderninho para os seus objetivos/metas, escreva-os, determine prazos e estabeleça prioridades. Saia da inércia e comece agora!

Você também pode gostar de:

Dê um nome à sua meta principal e pense nela o máximo que puder. Troque suas senhas, substituindo-as por ela, escreva-a no seu espelho, prenda na sua geladeira… Em suma, encontre maneiras de direcionar todas as suas energias para atingí-la de acordo com o prazo estabelecido.

O que está esperando? O que falta para que você possa começar agora?

Terapeutize-se!

Sobre o autor

Malu Brandão Moura

Administradora (UFBA) e contadora (Uneb), especialista em finanças, sempre atuei na área financeira/controladoria (desde 2006), perpassando por empresas de portes diversos, em sua maioria multinacionais, atuando como gerente nas duas últimas experiências do mundo corporativo, o que me deu toda a bagagem necessária para a atuação atual como mentora financeira. Durante todo esse tempo, sendo espírita praticante, palestrante e estudiosa das questões imateriais, apaixonei-me pelo universo espiritualista e busquei o autoconhecimento como aprimoramento pessoal e ferramenta para melhorar minhas relações interpessoais, exercendo a empatia e, consequentemente, a vontade de ajudar o próximo a desvendar seus processos existenciais. Debrucei-me, então, na transpessoalidade desde a vertente holística até a prática terapêutica, buscando compartilhar ferramentas aprendidas na formação em terapia transpessoal sistêmica (Núcleo Jordan Campos/Unibahia) e, assim, desbravar o universo transpessoal do indivíduo. Hoje, pós-graduanda em neurociências e comportamento, estudiosa e praticante da ayurveda, especialista em constelações familiares, sistêmicas e organizacionais, atuo com terapia regressiva, PNL, thetahealing, tarô terapêutico, terapia energética (reikiana nível III nas linhas usui e tibetano), floralterapia, mandalaterapia, aromaterapia e iridologia comportamental & clínica, buscando o meu desenvolvimento como profissional com o objetivo de transformar a vida de outras pessoas, direcionando-as a uma existência mais leve e feliz.

Contatos

Email: malubrandao.terapeuta@gmail.com
Instagram: @malubrandao.terapia
Instagram: @malubrandao.terapia
Site: malubmoura2.wixsite.com/website