Autoconhecimento Convivendo

Sonhos, medo e o poder dos nossos pensamentos

Escrito por Giselli Duarte

Ultimamente tenho conversado com várias pessoas acerca de um mesmo assunto: Sonhos. Não apenas o sonho por si só, mas a pré-disposição que as pessoas têm para seguir esse sonho.

Curiosamente, muitas pessoas têm sonhos maravilhosos, sonhos de infância, mas que ficam apenas no campo da imaginação. Perguntado mais a fundo, as respostas foram semelhantes: Medo.

Muitas pessoas ainda têm medo de seguir seus sonhos. O medo as travam de fazer quaisquer tipos de mudanças. Pelo medo, as pessoas seguem um fluxo o qual foi determinado por alguém, ou por elas mesmas, e por isso continuam naquele padrão. Às vezes por uma questão de comodismo, de não contrariar, de aceitar as crenças limitantes que são impostas por outrem e seguirem sem muito questionamento. Por dar mais atenção ao medo, menos focarão em colocar em prática seus objetivos de vida. Quanto mais damos enfoque para alguma coisa, subconscientemente responderemos a ela na mesma proporção.

Há duas coisas, portanto, que precisam de muito cuidado. Primeiro, é o cuidado de terceirizar as responsabilidades em outrem.

Segundo, o cuidado com os pensamentos e palavras que emitimos, são através deles que formamos um padrão, o qual é programado em nossa mente consciente. Tudo o que for programado na mente consciente, o subconsciente aceita.

Ou seja, o subconsciente aceita qualquer coisa que nele for programado pela mente consciente. Por isso, é muito importante tomar cuidado ao trabalhar com o subconsciente. Essa parte do cérebro não exerce qualquer juízo de valor. Portanto, não é o subconsciente que dirá se algo é certo ou errado, bom ou ruim, real ou imaginário, possível ou impossível. Mas, uma vez programado no subconsciente, as condutas do indivíduo tenderão a agir conforme a programação.

Você também pode gostar:

E se antes de responder o motivo de realizar alguma coisa, entender o que de fato está por trás daquela antiga resposta, dando lugar para uma nova forma de pensar?

Sobre o autor

Giselli Duarte

Atuo na interseção entre negócios, comportamento humano e comunicação estratégica, apoiando profissionais e empresas na construção de posicionamentos consistentes, processos mais eficientes e decisões alinhadas aos seus objetivos de crescimento.

Sou fundadora da Terapeutas Digitais, empresa especializada em estratégia, gestão e posicionamento para terapeutas e empreendedoras. Minha atuação integra negócios, comunicação estratégica e desenvolvimento humano, partindo da compreensão de que muitos desafios empresariais estão diretamente ligados à forma como a pessoa conduz sua comunicação, toma decisões e ocupa seu papel dentro da própria empresa.

Embora meu trabalho tenha como foco negócios, gestão e posicionamento, frequentemente as questões que limitam o crescimento de uma empresa também passam pelo comportamento de quem a lidera. Por isso, minha atuação considera tanto os aspectos estratégicos quanto os padrões que influenciam decisões, comunicação e desenvolvimento empresarial.

Sou formada em Marketing, com MBA em Gestão Estratégica de Negócios, pós-graduação em Design Gráfico e pós-graduação em Inteligência Artificial aplicada a Growth Marketing. Também realizei estudos voltados ao comportamento humano, com pós-graduações em Psicanálise Clínica, Inteligência Emocional e Constelação Familiar Sistêmica, além de formações em meditação, atenção plena e yoga.

Ao longo da minha trajetória, atuei em projetos de diferentes segmentos, incluindo engenharia, startups e comunicação. Essa experiência ampliou minha visão sobre gestão, posicionamento, processos e crescimento empresarial em diferentes contextos de mercado.

Sou autora de três livros, colunista do portal Eu Sem Fronteiras e instrutora de meditação nas plataformas Insight Timer e Aura Health, onde compartilho conteúdos voltados à atenção, autorregulação e desenvolvimento humano.

Além da atuação em estratégia e negócios, também realizo atendimentos voltados a empreendedoras. Esse trabalho integra conhecimentos de comportamento humano, atenção plena e desenvolvimento emocional, ampliando a compreensão sobre fatores que frequentemente influenciam decisões, posicionamento e crescimento profissional.

Também atuo como mentora voluntária na Rede Mulher Empreendedora (RME), apoiando mulheres na análise de desafios relacionados à gestão, posicionamento e crescimento de seus negócios.

Meu trabalho é voltado a profissionais que desejam desenvolver negócios mais organizados, tomar decisões com mais clareza e construir estruturas capazes de acompanhar o crescimento que buscam alcançar.

Curso: Meditação para quem não sabe meditar

Livros: Conheça meus livros

Aplicativos: meditações guiadas disponíveis no Aura Health e Insight Timer