Autoconhecimento Convivendo

Sonhos, medo e o poder dos nossos pensamentos

Ultimamente tenho conversado com várias pessoas acerca de um mesmo assunto: Sonhos. Não apenas o sonho por si só, mas a pré-disposição que as pessoas têm para seguir esse sonho.

Curiosamente, muitas pessoas têm sonhos maravilhosos, sonhos de infância, mas que ficam apenas no campo da imaginação. Perguntado mais a fundo, as respostas foram semelhantes: Medo.

Muitas pessoas ainda têm medo de seguir seus sonhos. O medo as travam de fazer quaisquer tipos de mudanças. Pelo medo, as pessoas seguem um fluxo o qual foi determinado por alguém, ou por elas mesmas, e por isso continuam naquele padrão. Às vezes por uma questão de comodismo, de não contrariar, de aceitar as crenças limitantes que são impostas por outrem e seguirem sem muito questionamento. Por dar mais atenção ao medo, menos focarão em colocar em prática seus objetivos de vida. Quanto mais damos enfoque para alguma coisa, subconscientemente responderemos a ela na mesma proporção.

Há duas coisas, portanto, que precisam de muito cuidado. Primeiro, é o cuidado de terceirizar as responsabilidades em outrem.

Segundo, o cuidado com os pensamentos e palavras que emitimos, são através deles que formamos um padrão, o qual é programado em nossa mente consciente. Tudo o que for programado na mente consciente, o subconsciente aceita.

Ou seja, o subconsciente aceita qualquer coisa que nele for programado pela mente consciente. Por isso, é muito importante tomar cuidado ao trabalhar com o subconsciente. Essa parte do cérebro não exerce qualquer juízo de valor. Portanto, não é o subconsciente que dirá se algo é certo ou errado, bom ou ruim, real ou imaginário, possível ou impossível. Mas, uma vez programado no subconsciente, as condutas do indivíduo tenderão a agir conforme a programação.

Você também pode gostar:

E se antes de responder o motivo de realizar alguma coisa, entender o que de fato está por trás daquela antiga resposta, dando lugar para uma nova forma de pensar?

Sobre o autor

Giselli Duarte

Eu sempre fui uma pessoa curiosa. Já me aventurei em diversas áreas, desde uma carreira corporativa até um curso de DJ. Sempre gostei de aprender, independentemente de o curso estar relacionado ao meu mercado de trabalho ou não. Afinal, é assim que os melhores insights são gerados, não é mesmo?

Sempre tive uma veia empreendedora, graças aos meus pais. Iniciei no mercado de trabalho como jovem aprendiz aos 14 anos e nunca mais parei de aprender e trabalhar. A partir dos 18 anos, comecei a empreender de fato, legalizando meu primeiro negócio com um CNPJ, e desde sempre trabalhei em projetos empreendedores, sejam eles tradicionais ou com uma intenção em virar uma startup, em paralelo ao meu emprego ou a trabalhos em forma de projetos.

Sempre trabalhei arduamente e nunca hesitei em colocar a mão na massa, além de desenvolver estratégias. Na verdade, foi exatamente por isso que gradualmente direcionei meu foco para a saúde mental e para compartilhar esse conhecimento com as pessoas. Já enfrentei o burnout duas vezes e, a partir da primeira experiência, busquei tratamentos complementares, como o Yoga e a meditação, aliados à medicina tradicional.

Essa busca pelo autoconhecimento me levou a uma formação em Hatha Yoga. Essa experiência não apenas aprimorou minha compreensão sobre equilíbrio e bem-estar, mas também me permitiu explorar terapias naturais, culminando em uma especialização em outras terapias.

Atualmente, como professora de meditação e podcaster no Insight Timer e Aura Health, encontrei plataformas para compartilhar técnicas que promovem paz interior e equilíbrio diante das demandas diárias.

O ápice de minha jornada foi a publicação do livro "No Caminho do Autoconhecimento", onde compartilho insights e aprendizados acumulados ao longo do caminho. Além disso, contribuí como co-autora em antologias poéticas.

Minha missão é inspirar outros a trilharem o caminho do autoconhecimento e crescimento pessoal, fornecendo as ferramentas necessárias para uma vida mais plena e significativa.

Contato:

Email: giselli.du@outlook.com
Site: giselliduarte.com
Site do livro: href="https://loja.uiclap.com/titulo/ua32943/">Loja Uiclap/No Caminho do Autoconhecimento
Facebook:: @giselli.d
Instagram: @giselliduarte_
Twitter: @gisellidu
Linkedin: Giselli Duarte
Spotify: No Caminho do Autoconhecimento
YouTube:: No Caminho do Autoconhecimento