Comportamento Convivendo

Como ser o melhor do mundo em algo

Pessoa segurando uma medalha de ouro com o número 1 em gravura.
123RF/Abd Aziz Mohd Yaras
Escrito por Nathalia Lanfredi

Desde crianças somos cercados por sonhos e por aquela sensação de querer ser “o melhor” em algo. Conforme crescemos, a maioria de nós se vê seguindo para caminhos diferentes, deixando alguns sonhos de lado, mas o desejo de alcançar excelência em alguma coisa permanece.

Logo, como todos nós podemos ter nosso lugar no mundo? Como podemos ser os melhores de alguma forma?

Seria errado dizer que há uma fórmula secreta para se tornar o melhor do mundo, mas você ainda pode ser o melhor do mundo de alguém, o que acha?

Nossas experiências na vida são distintas, nem todo mundo quer ser cantor ou ator, algumas pessoas só querem ser as melhores mães, os melhores médicos, os melhores padeiros e assim por diante. Se nos dedicarmos em ser bons no que quer que seja, poderemos de fato fazer a diferença na vida de alguém.

Mulher de cabelos cacheados olhando a si mesma no espelho de um banheiro.
Foto de Andrea Piacquadio no Pexels

A começar por nós mesmos. Você é o melhor para si? Cuida de si mesmo com excelência? Como está sua saúde? Sua organização financeira? E o seu espírito, como o tem tratado? Se você realmente quer ser o melhor, lembre-se de começar por si mesmo, porque é impossível salvar o mundo sem antes se salvar.

Agora olhe ao seu redor: como você pode ser um filho melhor? Uma mãe ou pai melhor? Um namorado, esposa, tio ou prima, como você pode ser melhor para a sua família? E seus amigos, como você pode ser melhor para eles?

Você também pode gostar

Não estou dizendo que você precisar ser perfeito para ninguém, mas sim esforçar-se para ser uma pessoa melhor na vida do seu próximo, ouvindo com atenção o que eles falam, dando os melhores conselhos que você for capaz, confortando quando necessário. Afinal, muitas vezes somos mestres, mesmo que sem querer, em querer que o nosso problema seja maior do que o do outro, colocando o seu próximo mais para baixo do que ele já está, e assim nos tornamos os melhores em piorar a situação do outro.

Há quem pense que para ter feito a vida valer a pena é preciso conquistar grandes patamares, mas imagine só: se você fizer a si mesmo evoluir, você já fez muito, se você ajudar ao seu próximo já será um passo ainda maior, se você conseguir ajudar a comunidade em que vive, caramba, você é o melhor do mundo.

Mulher com os braços abertos, sorrindo e olhando para cima, em um campo de girassóis.
Foto de Andrea Piacquadio no Pexels

Quer ser o melhor? Comece com os pequenos passos, dando o seu máximo, sem se julgar, aprendendo com seus erros, perdoando a si mesmo e ao próximo.

Seguindo em frente, um dia de cada vez, passo por passo, nos tornaremos grandes, seremos os melhores do mundo, mesmo que seja apenas do mundo de uma pessoa.

Sobre o autor

Nathalia Lanfredi

Relações Públicas, Libriana e Assistente de Comunicação aqui do EuSemFronteiras, sempre fui muito curiosa e tento entender como funcionam todas as coisas que envolvem o comportamento e os relacionamentos humanos. Por isso, a vida me guiou para estudar a comunicação e o autoconhecimento, e, por sorte, aqui eu consigo unir as duas coisas que amo e, assim, tentarei compartilhar com vocês um pouco das experiências que já vivi e espero que de alguma forma eu consiga contribuir positivamente com a vida de cada um que ler esses textos.