Autoconhecimento Comportamento Convivendo

Podemos ser os super-heróis de nossa história!

Mulher vestida como super-heroína ergue um dos braços enquanto repousa o outro na cintura.
rafaelbenari / 123RF
Escrito por Ana Cassia Stamm

Quais as características de um super-herói?

Todos vamos responder: o seu poder, a sua força, a sua determinação. Mas o que podemos aprender com a ficção para utilizar no nosso dia a dia e que pode nos salvar em momentos de desafios?

Nem só de poderes vivem os super-heróis. Às vezes são as suas fraquezas que despertam nossa simpatia. Assim como eles, nós também sentimos que somos frágeis diante de algumas situações; alguns têm medos específicos (altura, insetos), outros têm medos inespecíficos e gerais. Mas uma coisa é certa: todos trazemos uma porção de fragilidades e medos que são perfeitamente humanos (e instintuais de preservação).

Então certamente é muito humano aceitar que grande parte de nós tem traumas a serem superados, sejam eles da nossa infância, sejam eles da nossa adolescência. Os conflitos psicológicos fazem parte do nosso desenvolvimento e vão nos acompanhar por todas as fases de nossa vida. A resiliência, ou a força em superá-los, faz parte do desafio de bem-viver.

Criar objetos igualmente poderosos é outra técnica que funciona bem em se tratando de heróis. Esses objetos de poder podem ser comparados àqueles que nos fortalecem diante dos desafios: sejam terços, patuás, orações, respiração, mentalização, rituais, todos nós temos nossos objetos de defesa e poder.

A utilização da agressividade quando precisamos resolver algo também nos aproxima dos heróis. É nosso sistema de defesa e fuga que nos auxilia quando precisamos de fôlego ou velocidade extras. Ao mesmo tempo nos mostra que algo vai errado quando adquirimos síndrome do pânico ou distúrbios de ansiedade.

Bíceps flexionado em sinal de força.
samer daboul / Pexels

Mas podemos aprender a equilibrar nossa agressividade com nossa calma e paciência, obtendo os melhores resultados.

Muitas vezes não sabemos como descobrir ou utilizar a nossa força. E precisamos da ajuda de alguém que já fez aquele caminho. São os nossos curadores, mentores, professores, que nos ajudam a descobrir as nossas habilidades, desenvolvendo nossa confiança para saltarmos de um ponto a outro.

Muitas vezes saltar não é uma escolha. Somos lançados ao desafio sem que ninguém nos pergunte se estamos preparados ou não. Aliás vamos reclamar e dizer que não estamos preparados. Um herói é covarde no início e no final é corajoso ou egoísta no início e no final altruísta.

Você também pode gostar


Todo ser humano foi feito para vencer. Olhar as histórias e mitos é uma maneira de nos identificarmos com um caminho. Podemos, sim, ser heróis de nossa própria história!

  • Ana Cassia Stamm

    Ana Cassia Stamm

    Palestrante e Psicoterapeuta Integrativa
    [email protected]@anacassiastammdespertardoser.com.br@despertardoseroficialofici668linkedin.com/in/ana-cassia-stamm-24493b149ana.cassia.12382@despertardoser

    Palestrante e psicoterapeuta integrativa

    Psicóloga, socióloga e historiadora

    Fundadora do Despertar do Ser Terapias Vibracionais em São Paulo

    Acupunturista, especialista em farmacodependências

    Reiki 1, 2, 3 e mestrado

    Reiki Karuna 1, 2, 3 e mestrado

    Barras Access e Thetahealing

    Ativismo quântico

    Mesa radiônica

    Reiki magnificado

    Radiestesia, ervas, cromoterapia e cristais

    Feng Shui Lógico

    IBC Coach: Desperte Seu Poder

    Método NOW – Roberto Shinyashiki

    Códigos Grabovoi, cura quântica estelar

    Florais de Bach

    Psicologia quântica

    Holococriação® Sonhos e Metas

    Apometria quântica

    Comandos quânticos do Eu Sou

    Ho’oponopono

    Tigelas de cristal

    Toque terapêutico

    Técnicas René Mey

    Meditação (diversas técnicas)