Energia em Equilíbrio Meditação

Os benefícios da meditação para crianças

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras
A meditação é uma técnica antiga conhecida que traz uma maior consciência para o ser humano. Muito conhecida e praticada pelos povos orientais, ela se expandiu e hoje muitos brasileiros praticam a meditação.

Devido a seus benefícios, como maior concentração, sensação de bem-estar, melhora das relações humanas, a meditação pode ser praticada também com as crianças. Como? A meditação com as crianças não precisa ser colocada como algo muito restrito ou cheio de regras. A criança precisa se sentir livre e confortável para praticar meditação.

Como as crianças podem meditar?

Para as crianças, a meditação pode até ser usada como uma aprendizagem emocional. A partir dos três anos já é possível ensinar a criança a meditar. É preciso ter muita paciência para ensinar como a meditação funciona. A pessoa que for passar os conhecimentos precisa dizer que a meditação vai ser um momento só para ela.

As crianças estão desde cedo cheia de compromissos. Além de irem à aula, se dividem entre outros compromissos como o esporte, aula de línguas, entre outros. Muitas até brincam pouco. Por isso, a meditação será para elas um momento em que a partir daí pode florescer a espiritualidade.

A técnica não é uma religião, mas qualquer pessoa pode praticar independente de suas crenças. Ter um momento para si, respirar profundamente, ficar em silêncio e ter a consciência tranquila é um aprendizado que traz um grande benefício para vida, que é a sensação de paz.

shutterstock_87309475-2Como começar?

Primeiro, explique para a criança em palavras simples o que é a meditação. Depois medite junto com ela. Mas é importante que a criança se sente em uma posição confortável. Se ela já for maior, pode sentar na posição de lótus, mas de preferência com a coluna ereta. Se ainda é pequena, pode fazer deitada no chão.

Explique para ela prestar atenção na sua própria respiração. Antes da meditação, você pode colocar uma música mais calma, contar uma história ou até fazer uma oração junto com ela. O importante é que esse momento seja de vocês e que estejam o mais presente possível.

Dessa forma, a criança vai criando uma liberdade com Deus e com sua própria espiritualidade. Tente fazer com frequência. Pode ser cinco ou dez minutos. Só não pode ser um momento entediante para a criança. Ela precisa gostar e se sentir feliz ao praticar.

Enfoque que é preciso fazer silêncio, ou seja, pouco barulho. Para ela se sentir mais confortável, você pode colocar seu bichinho de estimação perto do lugar em que irão meditar. Os frutos da meditação você vai percebendo. O amor floresce, a criança terá mais empatia e maior percepção de si. Será um autoconhecimento desde pequeno.

Os benefícios para as crianças
  • Aumento da autoestima;
  • Melhor concentração e memória;
  • Melhora o relacionamento com os pais e colegas;
  • Uma percepção melhor dos sentimentos;
  • Melhora a qualidade do sono;
  • Corpo e vida mais saudável;
  • Aumento do controle emocional;
  • Sensação de relaxamento.

Sua opinião é bem-vinda, sempre que colocada com a educação e o respeito que todos merecem. Os comentários deixados neste artigo são de exclusiva responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]