Autoconhecimento Psicanálise

Você está pronto para iniciar um ano novo?

Escrito por Ana Racy

Ah! Quantas ideias, projetos e trabalhos habitam nossas mentes para o início de um novo ano, não é mesmo? Parece que uma nova energia toma conta de nossos pensamentos e corpos. E, de repente, quando percebemos, a rotina já tomou conta de tudo novamente. E em pouco tempo, mais uma vez, começamos a lidar com as decepções, reclamações, insatisfações próprias e daqueles que nos rodeiam. Por que será que isso acontece? Muitas vezes, buscamos culpados para essa situação e não queremos pensar em nossa participação para que as coisas aconteçam dessa maneira.

Que tal começarmos o ano de forma diferente, uma vez que o ano por si só não pode fazer nada por nós?

Podemos começar analisando o porquê de tanta animação e depois a queda na mesmice. Será que estamos nos concentrando em realizar algo com foco no presente ou ficamos apenas pensando naquilo que vai acontecer no futuro? Ou será que colocamos o nosso pensamento só no futuro, como se lá estivesse a nossa vida com toda a felicidade que desejamos?

ano novo

Você também pode gostar:

Se estamos fazendo isso, estamos deslocando o nosso momento psicológico do presente para o futuro, gerando angústia ou ansiedade. E, certamente, nos ligando à ilusão, pois o único momento real e que nos permite fazer alguma coisa é o tempo presente, o agora. Quando nos focamos no futuro esperando que algo aconteça, perdemos o presente e isso nos faz compreender que nada vem do futuro, vem apenas das nossas realizações no momento atual.

O filósofo Mario Sérgio Cortella fala sobre a diferença entre “esperar” e “esperançar”. Quando esperamos que algo aconteça, ficamos parados, sem ação e, com isso, o agora se esvai. Já esperançar é ir atrás, buscar e fazer acontecer. Está ligado a atitudes que tomamos agora para que o futuro possa acontecer. Isso muda completamente o cenário.

A partir do momento que compreendemos isso e agimos dessa forma, começamos a praticar o poder do agora, segundo o escritor Eckhart Tolle. Ele diz que “quando nos alinhamos ao momento presente, uma nova percepção da realidade surge, muito mais pura, profunda e poderosa”.

ano novo

Sabemos que estamos vivendo o agora quando nos permitimos sentir a natureza que nos rodeia, é quando enxergamos com os olhos da alma o melhor de nós e do nosso próximo; é quando sentimos a respiração com toda sua intensidade de vida e liberdade; é quando abrimos as nossas percepções para enxergar o que está além da matéria.

Portanto, se almejamos um ano novo, vamos permitir que o novo se inicie dentro de nós mesmos para depois externarmos ao mundo a importância do presente, do amor, da mudança interior, do agora e do real em nossas vidas!

Desejo a todos a esperança de um ano novo e melhor!

Sobre o autor

Ana Racy

Psicanalista Clínica com especialização em Programação Neurolinguística, Métodos de Acesso Direto ao Inconsciente, Microexpressões faciais, Leitura Corporal e Detecção de Mentira. Tem mais de 30 anos de experiência acadêmica e coordenação em escolas de línguas e alunos particulares. Professora do curso “Psicologia do Relacionamento Humano” e participou do Seminário “O Amor é Contagioso” com Dr. Patch Adams.

E-mail: anatracy@terra.com.br