Comportamento Convivendo

Como parar de procrastinar?

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras
Existem diversos motivos para que não alcancemos êxito na busca por nossos objetivos. A maioria deles tem a ver com autossabotagem. Seja por problemas de baixa autoestima, seja porque não sabemos lidar com as responsabilidades decorrentes da nova fase de vida, a autossabotagem é um grande problema, pois nesse caso nosso maior inimigo somos nós mesmos. Um bom exemplo de autossabotagem é a procrastinação.

Você também pode gostar de:

Como parar de procrastinar?

Mas o que é procrastinar

Do latim “procrastinatus, procrastinare” = “à frente de amanhã” (em tradução literal), procrastinar significa: adiar, postergar, transferir (algo) para outro momento. Em outras palavras, é a famosa arte do “deixar para depois aquilo que não vamos fazer nunca”.

Certamente, em algum momento da sua vida, você já adiou a resolução de algum problema, empurrando com a barriga até onde desse e deixando tudo para última hora. Mas até que ponto isso se torna um problema, podendo causar prejuízos de ordem material e emocional na sua vida?

Você está sob alguma pressão emocional, procrastina e, por causa disso, acumula nova sensação de pressão psicológica, aumento do nível de estresse, problemas mais graves, como o surgimento de doenças, devido à baixa na imunidade. Como cessar esse círculo vicioso? Nesta matéria, vamos explicar como evitar esse processo para ter, de fato, aquela indescritível sensação de dever cumprido.

Como parar de procrastinar?

Como evitar a procrastinação

Organização é a palavra-chave. Bom, parece meio óbvio, mas muita gente fala que precisa se organizar, mas não começa o processo. Basta começar. Ter foco e seguir com seriedade. Aqui vão algumas dicas simples, mas que vão te ajudar a colocar sua vida em ordem.

Desmembre grandes tarefas

Pode ser desanimador tentar resolver uma grande ou longa tarefa de uma só vez. O ideal, nesse caso, é dividi-la em tarefas menores. Procure fazer curtos intervalos (aproveite para levantar e esticar as pernas, se você trabalha sentado. Ou beber água, fazer um alongamento. Use esse momento para cuidar da saúde). Estar muito tempo focado em uma única atividade, por incrível que pareça, pode diminuir a qualidade na execução. Portanto, divida. Faça aos poucos. Mas faça tudo.

Elimine as distrações

Durante a execução de uma tarefa, evite distrações como telefone, conversa, TV, redes sociais (o maior perigo atual para a nossa organização). Começa assim: um vídeo fofo que um amigo envia, ou aquele “desabafo” por telefone bem na hora do trabalho. Simplesmente fuja disso. Separe uma hora do dia para ler e-mails, olhar as novidades do seu feed, falar com alguém. Mas depois que entrar na tarefa, procure não se distrair (só pare para fazer os intervalos necessários à sua saúde).

Crie barreiras para essas distrações: desligue o celular, não deixe a aba das suas redes sociais aberta no seu computador, avise as pessoas sobre seus horários (para evitar que liguem bem na hora do trabalho) e diga que só atende se for uma emergência.

Como parar de procrastinar?

Pense no tempo que terá depois

Quando começamos a procrastinar, a nossa vida vira uma verdadeira bola de neve. Fica tudo pra última hora, e se tivermos algum prazo para entregar algum trabalho, vira aquela correria insana, que estressa e tira o nosso poder de concentração. Isso pode prejudicar a qualidade do trabalho. E você não vai poder parar enquanto não terminar. Muito estressante, não?

Quando você se organiza para entregar tudo dentro do tempo estabelecido, vai ter um tempo de sobra para descansar, se distrair ou curtir (seu tempo, sua família, a pessoa amada). Pense nisso toda vez que vier aquela vontade de deixar pra depois.

Prepare um ambiente agradável

Se você tende a procrastinar no trabalho, procure criar um ambiente agradável – visual e ergonomicamente. Caso trabalhe em home office, arrume um cantinho bem confortável, organizado e bonito, para sentir prazer por estar ali, já que vai ficar nesse ambiente por muitas horas do seu dia.

Se a procrastinação se dá nas tarefas de casa, já pensou em colocar aquela música que você ama enquanto dá conta dos afazeres? Você vai estar envolto em uma atmosfera de bem-estar e não vai sentir o tempo passar durante a execução. Seja para arrumar o armário, varrer a casa, organizar a papelada… torne seu ambiente agradável e atraente.

Como parar de procrastinar?

Dê-se uma recompensa a cada conquista

A cada tarefa concluída, que tal se dar uma recompensa? Não precisa ser nada caro ou que comprometa o seu orçamento. Ou nem mesmo precisa ser algo material, mas sim algo que realmente vá te proporcionar bem-estar. Nada melhor do que conseguir terminar a tarefa em si, mas um mimo de vez em quando não faz mal a ninguém. Dê-se esse presente!

Comece! Já.

O primeiro passo é o mais importante de todos. Você precisa simplesmente COMEÇAR. Ter a responsabilidade de fazer o que tem que ser feito, ter foco para fugir desse círculo vicioso e voltar a procrastinar. Acredite mais em você mesmo. Se existe algum problema de ordem emocional e que precisa ser revisto, procure ajuda. Mas não deixe de fazer, a vida passa, a gente não tem o poder de voltar no tempo. Então, mãos à obra! Você consegue.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]