Saúde Integral

A Base da Saúde Integral

Saúde integral
Karina Schuler
Escrito por Karina Schuler
A saúde e a doença são motivos de estudo científico há muito tempo. Desvendar a relação que existe no fato de estar saudável ou não é um assunto de valiosa importância para poder auxiliar pessoas na manutenção da saúde focando na prevenção. Muitos conhecimentos como a Medicina Chinesa, a Medicina Ayurévida, a Programação Neurolinguística, a Psicossomática, dentre outros, expressam a ligação fundamental que acontece no processo de saúde ou doença.

A Medicina Chinesa traz conhecimentos importantes da relação existente entre a energia e a matéria. O equilíbrio ou desequilíbrio entre as energias presentes em cada ser humano, como as energias yin e yang, são capazes de promover saúde, bem como estar relacionadas no processo de doença. A Medicina Chinesa também afirma que por meio dos elementos da natureza como a água, o fogo, a madeira, a terra e o metal ocorrem várias influências entre ambos, gerando benefícios ou malefícios à saúde.

Esses elementos compõe a natureza e por meio dos seus movimentos, na relação entre ambos, provocam reações que influenciam tanto a energia quanto a matéria, gerando, assim, o processo de saúde ou doença propriamente dito. A outra forma importante de destacar o estudo milenar da Medicina Chinesa é por meio da correlação dos órgãos e vísceras através das funções energéticas, orgânicas e funcionais. Para a Medicina Chinesa, quando ocorre o desequilíbrio energético, iniciam-se os sinais e sintomas de uma doença, pois energia e matéria estão interligadas, tendo uma efeito sobre a outra.

saúde integral

A Medicina Ayurvédica se baseia nos cinco elementos básicos da natureza como o éter, o ar, o fogo, a água e a terra. Esses elementos da natureza se unem em duplas para formar os chamados doshas, que correspondem ao perfil biológico de cada indivíduo, influenciando o sistema psicofísico, promovendo seu equilíbrio ou desequilíbrio, expressando isso na presença da saúde ou das patologias.

A Programação Neurolinguística faz uma análise profunda de muito estudo por meio do poder transformador do inconsciente. Explica a relação existente entre as funções cerebrais, por meio da neurologia, e o desencadeamento de doenças, pela grande influência do sistema mental e emocional na comunicação com o sistema corporal.

Há uma comunicação interna que expressa a realidade dos pensamentos e sentimentos por meio do corpo. Quando há harmonia nessa comunicação pode-se concluir a existência da saúde. No caso de desarmonia, a doença se manifesta, então é necessário realizar uma reprogramação para alterar “programações prejudiciais”, restabelecendo a saúde. Por meio de comandos cerebrais, cada indivíduo pode programar pensamentos e ressignificar sentimentos favorecendo a sua saúde na interrelação com o corpo. A PNL trata de utilizar os recursos cerebrais de forma eficiente e eficaz para promover a saúde. É um poder que existe em cada ser humano para ser utilizado no benefício de sua saúde.

A Psicossomática evidencia os efeitos do sistema psicológico sobre o corpo físico. Os fatores psicológicos são de fundamental importância para gerar saúde ou doença. São decisivos para promover o estado de harmonia ou desarmonia psicológica que influencia diretamente no sistema orgânico produzindo saúde ou doença.

Visto essas informações, dentre outras várias práticas milenares que estabelecem o princípio do contato entre os sistemas mental-emocional-energético e corporal, percebe-se que a sua correlação pode desencadear o processo de saúde ou doença. É fundamental gerar o equilíbrio entre todos os sistemas criando o estado de harmonia essencial para a saúde plena.

Somos responsáveis pela saúde que geramos ou pela doença que criamos. Saúde é uma condição da qualidade de vida criada! Tudo depende e acontece por você!

Amor & Luz!

Gratidão!

Abraço fraterno!

Você também pode gostar de outros artigos do autor. Acesse: https://www.eusemfronteiras.com.br/autor/karina-schuler/

Sobre o autor

Karina Schuler

Karina Schuler

Fisioterapeuta, especialista em medicina chinesa, medicina ayurvédica, formação em medicina germânica de Heilkunde, especialização em psicologia corporal, psicoterapeuta holística, master PNL, master coach sistêmico, formação em terapia quântica, terapia energética e cristais. Aromaterapeuta, cromoterapeuta, radiestesista, reikiana, formação em yoga integral e artístico, formação em pilates clínico.

Idealizadora de métodos especializados e exclusivos em essência plena, saúde sistêmica, empresa sistêmica, essência esportiva e essência artística.

Esses métodos são exclusivos para ascensão pessoal, saúde plena, empresas, atletas e artistas.

Palestras – Cursos & Workshops – Vivências – Treinamentos & Consultorias.

Meditações Essência Estrelar & Inspirações Essência Estrelar – Métodos Próprios.

Escritora – em breve lançamento do meu primeiro livro.

Sou uma eterna estudante e profissional do que eu mais amo.

Artista, pianista, cantora, compositora e atriz. Artista plástica e artesanato por amor!

Acredito na vida de cada ser, no seu brilho e na sua estrela interior!

Estou disponível para ajudar na criação de um Universo de mais luz!

Amor & luz!

Gratidão!

Abraço fraterno!

Contatos:

E-mail: [email protected]
Facebook: SpazioModella
Instagram: @karinaschuleroficial

Linkedin: Karina Schuler
Telefone: (48) 99134-8194