Saúde Integral

7 benefícios da dança para a sua saúde

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Fazer exercícios físicos é indispensável para ter uma boa saúde, além de melhorar a disposição e a autoestima. O que muitas pessoas têm dificuldade é encontrar um tipo de exercício que elas gostem e seja prazeroso de fazer. Como alternativa para quem não curte muito esportes e competições, a dança pode ser uma ótima forma de exercitar o corpo e se divertir! Veja abaixo 7 motivos para você querer dançar:

Perda de peso

Para quem está preocupado com os quilinhos a mais ou quer definir melhor o corpo, a dança é uma ótima opção de exercício físico. Dependendo do estilo de dança que você praticar, pode perder até 700 calorias por hora!

Menos estresse e menos ansiedade

Os dois maiores males que as pessoas das grandes cidades sofrem podem diminuir com a prática de dança. Como a dança diminui a tensão e relaxa a musculatura, consequentemente também diminui o estresse. Além disso, como você precisa trabalhar a concentração para dançar, isso ajuda também a diminuir a ansiedade.

Autoestima

Conforme você for vendo a mudança no corpo, a autoestima vai melhorar. Aprender novos movimentos faz você descobrir melhor o seu corpo e ganhar mais segurança e confiança em si mesmo.

Benefícios para o sistema circulatório

Algumas modalidades de dança aceleram a frequência cardíaca e assim fazem bem para o coração, além de também fazer bem para o sistema circulatório. Algumas danças também trabalham o seu fôlego e fazem bem também para o sistema respiratório.

Contra a depressão

Movimentar o corpo ajuda a liberar alguns hormônios que afetam o bem-estar e, com isso, combatem a depressão. Também devemos levar em conta que a dança é uma forma de expressão, então é uma das formas de colocar para fora o que você está sentindo e também afetar positivamente as suas emoções.

Sem preconceitos

Existem modalidades de danças para todos os gostos e idades. Desde danças lentas, até as mais agitadas, não há discriminação para praticar a atividade. Todos podem aproveitar e encontrar o ritmo que melhor se adequa ao seu corpo.

Vida social

A dança é uma ótima forma de conhecer pessoas com interesses em comum e fazer novas amizades. A prática em grupo ajuda a interagir com o próximo e se soltar sem medo de conhecer pessoas novas.


Escrito por Ricardo Sturk da Equipe Eu Sem Fronteiras

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]