Espiritualidade Hinduísmo

A Importância do Hinduísmo

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Hinduísmo: tendências, escolas e considerações.

O hinduísmo é um conjunto de crenças que convivem de tal forma que conformam uma cultura que envolve aspectos sobrenaturais, filosóficos e sociais. Portanto, é difícil determinar o hinduísmo como uma religião consistente e harmoniosa. É essencialmente um longo campo religioso onde há diferentes tendências, escolas e diferentes considerações no que diz respeito à metafísica. No entanto, apesar desta grande diferença, é possível estabelecer alguns pontos centrais que podem servir como guia para esta complexa rede e, a partir destes aspectos ter uma visão mais clara sobre esta questão.

Hinduísmo, uma composição de crenças heterogêneas

No território que atualmente é ocupado pela Índia desenvolveu-se uma civilização da qual hoje pouco conhecemos devido à passagem do tempo. Esta civilização tinha vários deuses, muitos dos quais permanecem até hoje no que é conhecido como hinduísmo. No entanto, seria um erro entender que o hinduísmo é uma derivação desta cultura; a mesma foi somente um fator de influência para o conjunto de crenças a que nos referimos, neste sentido, há outros fatores que também contribuíram. Assim, a partir do século XV antes de Cristo, o território é invadido pelos arianos, povo que espalhou suas próprias crenças. Os arianos eram politeístas e atribuíam às divindades os diferentes processos de ordem natural.

Como podemos ver, o hinduísmo estava se formando gradualmente a partir da contribuição de diferentes povos. Esta circunstância faz com que não exista um indivíduo que tenha funcionado como um elemento de coesão de crenças. Por outro lado, o hinduísmo é um processo de diferentes crenças,   convivendo entre si que foram se desenvolvendo, ao longo do tempo e, em alguns casos podem ser antagônicos.

No entanto, tal como já comentamos, apesar desta distancia é  possível estabelecer alguns critérios para considerá-las. Um exemplo é Brahma, que em algumas variantes é considerado como uma deidade mas também é como um princípio subjacente à realidade; para o hinduísmo este princípio é a causa da criação. Outro elemento muito divulgado é o da reencarnação, o que pode ocorrer em formas superiores ou inferiores de vida, de acordo com o comportamento que se teve em vida; neste sentido existe para o hinduísmo uma lei chamada Karma que considera as ações que uma pessoa teve durante sua existência são levadas em conta para sua vida futura, a sua próxima reencarnação.

Sua opinião é bem-vinda, sempre que colocada com a educação e o respeito que todos merecem. Os comentários deixados neste artigo são de exclusiva responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]