Espiritualidade

Shiva: O Todo Poderoso

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

A palavra Shiva significa “todo auspicioso”, pois é de uma personalidade que elucida a grande generosidade no coração que ele possui. Shiva é sempre tranquilo, contagiando tudo ao seu redor com uma paz serena, tornando-se impossível nutrir algum sentimento negativo por ele, como a raiva, por exemplo.

Shiva é deus dos yogis – yogis significa destruir algo para em seu lugar construir algo novo. Ele é um dos deuses supremos no hinduísmo e considerado criador do Yoga, por causa de seu enorme poder em transformar sentimentos e situações ruins em boas.

Devido a sua forte energia que emana positividade e tranquilidade, as entidades negativas, os seres que não são iluminados, ao entrar em contato com Shiva, passam a receber sua luz e tornarem-se divindades generosas, assim como ele.

Ainda seguindo a visão da doutrina hindu, o deus Shiva  pertence à uma Trindade denominada  Trimûrti, formada por Brahma, o deus da criação do todo; Vishnu, o deus da preservação dos seres; e Shiva, como o deus da destruição e regeneração dos corpos celestes.

Na cabeça do deus Shiva encontra-se um com água, que simboliza a pureza referente ao elemento, que foi bondosamente concedido aos homens mortais, e que segundo os hindus representa o rio Ganges, na Índia. Ainda na cabeça do deus está uma lua crescente, que significa a renovação constante da natureza de todas as coisas.

As escrituras védicas, consideradas sagradas no hinduísmo, enaltecem que Shiva possui o pescoço azul por ter bebido um oceano de veneno para que não prejudicasse ninguém ao seu redor. Nesse feito, não permitiu que a água envenenada chegasse ao seu estômago, deixando-a presa no pescoço e assim ficou conhecido como “Garganta Azul”.

Shiva tem como companheira a deusa Shakti, conhecida também como Durga, Kali ou Parvati. É retratado como figura paterna dos semideuses Khartikeya e Ganesha. Carrega nas mãos um tambor e um tridente, e, no pescoço, possui uma serpente. Vestido em pele de veado e seus cabelos são adornados com a lua. Em seus fios deságuam as águas do Rio Ganges, e em sua nascente estão os pés de Vishnu no plano espiritual.

Shiva é adorado principalmente na Índia, e seus devotos, assim como a entidade, pregam e acreditam numa vida repleta de pureza e realizações.


Texto escrito por Bruno da Silva Melo da Equipe Eu Sem Fronteiras

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]