Convivendo

A maior virtude da Serpente e que podemos trazer para nossa vida! O que ela nos ensina?

Cobra verde.
Narupon Nimpaiboon / 123rf

Hoje, este ensino me chegou de uma forma bem inusitada kkk… Estava eu gravando a rádio, um programa que faço toda quarta-feira (radiodarua), contando que, no dia 28/4, comemora-se o Dia da Sogra e estava parabenizando todas as mulheres que também ocupam esse papel. Comentei o quanto é, de certa forma, preconceituoso e sem sentido a ideia de comparar a sogra à cobra como sendo algo ruim, com conotação pejorativas por meio de piadas etc. e tal! Aí, no intervalo musical, meu celular fez um barulhão e, de repente, chegou uma mensagem sobre esse tema: o que a serpente pode nos ensinar! Claro que achei pura sincronicidade e trouxe esse tema aqui para partilhar com vocês!

Quem disse que a cobra ou a serpente vem do mal?! Isso é uma crença embutida no homem em um dado momento cultural e propagada por algumas religiões, os quais relacionaram esse animal fabuloso de poder a coisas mais negativas do que positivas.

A serpente é um dos maiores símbolos de aliança, desde os primórdios, e de um poder estudado por muitas civilizações. O fato é que, na mentalidade humana, prevalece sempre o lado mais o negativo das coisas, o que fortalece na mentalidade das pessoas as características mais “negativas” desse animal.

Aqui, portanto, quero relembrar mais algumas qualidades marcantes e importantes desse símbolo de poder, para que possamos trazer essas virtudes e atitudes para a nossa vida, para nosso dia a dia, a fim de que desenvolvamos maior equilíbrio em nossas RELAÇÕES conosco mesmo e com o TODO!

Observar atentamente a natureza é extrair dela preciosas lições. Vale ressaltar que podemos encontrar, por meio das características das plantas e dos animais, muitos ensinamentos.

A serpente traz duas virtudes essenciais, as quais podemos desenvolver em nossa vida e, assim, mantermo-nos mais protegidos de energias de baixa densidade ou frequência!

Ensinos da serpente

1- A serpente não anda “passeando” por aí, ela evita se expor ao perigo! Reflexão: Você tem andado por aí se expondo aos perigos em tempos em que o se proteger deveria ser o maior cuidado no momento?! Você se expõe desnecessariamente?!

Cobra amarela.
Sandra Seitamaa / Unsplash

2- Ela observa antes de agir! Suas atitudes são planejadas, certeiras. E, quando age, sua atitude é certeira, pois teve observação e foco.

E você, observa antes de agir ou age impulsivamente?! O impulso sem observação traz arrependimento. Melhor não fazer algo do que se arrependa depois, porque o feito já foi!

O fato é que não precisamos intimidar ninguém, tampouco encurralar os outros. Nem ataque, nem inofensividade, mas, sim, a PRUDÊNCIA.

A pessoa prudente “se esquiva de qualquer situação que possa trazer sofrimento e trágicas consequências para a vida e para a alma”.

3- A serpente é PRUDENTE!

Ou seja, ela nos ensina novamente que o equilíbrio é o ponto-chave de sua cura, por isso seu veneno também é seu próprio remédio!

Se eu ataco de forma imprudente, adoeço porque o que dói no outro dói mais em mim!

Cobra verde.
Tyler B / Unsplash

Antes de tudo, observe e se afaste do perigo! Só parta para a defesa se realmente for necessário para a sua sobrevivência!

Filho prudente de Oxumare:

Quando ouvir uma fofoca, afaste-se dela. É perceber a tentação e fugir!

Ser ingênuo em desequilíbrio faz você cair nas armadilhas, as quais o conduz à própria morte… e, para morrer e nascer de novo, precisa arrancar a pele, precisa recordar o que é discernir para não ser morto pela irracionalidade da mente!

O caminho de volta para dentro para extrair a cura do veneno é mais doloroso! E, se pode ser sem DOR, porque não tornar tudo mais leve e equilibrado?

Não se deixe levar por tudo que dizem. Observe, questione e, na dúvida, não vá, não fale, não veja, não ouça e não faça!

Sim!

Arroboboi

🌈🐍 escrito por

Mãe NeNa Oxumare

Sobre o autor

Claudia Regina Pinto

Formada em Psicologia, com Pós-Graduação em Psicodrama, MBA Gestão Pessoas. Formação como Terapeuta Holística com ênfase na Alquimia (florais Sistema Joel Aleixo), Cromoterapia, Reflexologia, Argila terapia, Mestre em Reiki, Taróloga. Atendimento Clínico, Educacional e Organizacional com desenvolvimento de Lideranças e Palestras.

Contato:

E-mail: [email protected] |

Facebook: Claudia Regina
Youtube: VozàVoz