Autoconhecimento

Que cor usar para a virada do Ano Novo?

Taças de vidro com espumante e fogos ao fundo
123RF | Melinda Nagy
Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Com a cor branca não tem erro, a cor preta é melhor evitar. Quantas vezes você já teve esse pensamento na hora de escolher a roupa que usaria no Ano Novo? De acordo com a tradição, todas as pessoas devem se vestir de branco, para estimular renovação e paz. Por outro lado, qualquer elemento na cor preta poderia remeter a um ar fúnebre, de más vibrações. Será que tudo isso é verdade?

Muitas vezes nos deixamos levar pelo costume e esquecemos de analisar o real significado que as cores podem exercer nas nossas vidas, não só no Ano Novo, mas também durante todos os meses. A Cromoterapia, por exemplo, é a forma de tratamento de doenças e de desequilíbrios que avalia o impacto de cada cor nos nossos corpos, estudando como elas alteram nossas energias.

Mão segurado vela de faísca acessa queimando
Kaique Rocha / Pexels

Sendo assim, cada cor emite uma vibração, que pode trazer paz, tranquilidade, amor, sucesso profissional, transformação, saúde e energia. Como o Ano Novo é o melhor momento para definir metas e o que queremos para o ciclo seguinte, ditando como os novos 12 meses serão, devemos encontrar as cores que melhor atendem ao que queremos emanar nessa jornada.

A partir disso, é possível compreender que não existem cores boas ou ruins, e sim que cada uma atende a diferentes propósitos. No Ano Novo, dessa forma, você pode escolher a cor que estimula as energias que você deseja atrair nos próximos 12 meses, compreendendo que nem sempre a cor certa para você será a cor certa para outras pessoas. Deixe as regras no passado!

Como escolher a cor para a virada do ano?

O primeiro passo para escolher a cor que você vai usar na virada não é analisar o significado de cada uma das cores ou as vibrações que elas emanam. Na verdade, você deve fazer uma análise da sua vida, com atenção e com paciência. O processo é mais simples do que você pensa! Veja como fazê-lo:

Pegue um papel e uma caneta ou use o seu celular. Crie 12 tópicos diferentes, que correspondem a cada mês do ano que está acabando. Reflita sobre o que você alcançou nessas ocasiões e sobre o que você gostaria de ter conquistado. Assim, você irá nutrir sentimentos de gratidão pelo o que passou, além de começar a definir as suas metas.

Cabide com roupas
Lauren Fleischmann / Unsplash

Se na maioria dos meses você gostaria de ter alcançado algo em específico, como sucesso profissional, uma vida amorosa estável, mais energia para as atividades cotidianas, um maior contato com a sua espiritualidade, entre outros, defina esse fator como a sua meta para o ano que vem.

Depois de entender o que você precisa para o ciclo que vai se iniciar em breve, aprenda qual é a cor que será capaz de emanar esse tipo de energia na sua vida! Você pode incluí-la na sua roupa, nos seus acessórios, na decoração da sua casa ou nos alimentos que vai comer. Faça o que sua imaginação permitir!

O significado das cores no Ano Novo

1) Rosa

Mulher de vestido rosa com vento
Tamara Bellis / Unsplash

A cor rosa é muito associada ao amor e aos relacionamentos amorosos, por ser uma cor delicada, mas ela também é importante para estimular a comunicação e a efetividade. Dessa forma, as conversas e as resoluções de problemas se tornarão mais sinceras e mais tranquilas, sem resultar em desentendimentos. Assim, se o seu objetivo é evitar conflitos desnecessários e estimular o diálogo, a paciência, a compreensão e o carinho, aposte nessa cor!

2) Vermelho

Mulher sentada de vestido vermelho
Cassandra Hamer / Unsplash

Se você imaginava que a cor vermelha tinha o potencial de trazer mais paixão para a sua vida, sua ideia não está completamente errada. Porém, você pode estar interpretando o significado de paixão de um jeito equivocado. A cor vermelha traz mais energia e movimento, fazendo com que as pessoas ajam de forma apaixonada em tudo que fazem. Então, se você quer tirar projetos do papel e se empenhar mais nas suas atividades, vermelho é sua cor!

3) Laranja

Mulher sentada em sofá com galhos de flores usando camiseta laranja
RF._.studio / Pexels

A cor laranja sempre pode ser combinada com a cor vermelha, porque ela estimula a tomada de decisões, a ousadia e a coragem. Esses conceitos serão melhor aplicados se estiverem ligados à energia e ao movimento da cor vermelha, mas isso não é uma imposição. Se você quer alcançar novos horizontes ou se precisa tomar decisões que irão mudar a sua vida, laranja na virada!

4) Amarelo

Mulher em carro conversível de braços abertos com camiseta amarela
Andrea Piacquadio / Pexels

Quem nunca usou a cor amarela para atrair dinheiro no ano seguinte, mesmo que fosse em uma peça íntima? Embora esse tom seja associado à riqueza, ele é muito mais que isso. O amarelo estimula a concentração e o foco, sendo ideal para pessoas que precisam se empenhar mais em seus projetos, em seus estudos ou em seus trabalhos. Para alcançar seus objetivos com determinação, confie no amarelo!

5) Marrom

Mulher na praia com mão no cabelo
Karsten Winegeart / Unsplash

Marrom pode não ser a cor preferida para o Ano Novo, mas é uma cor poderosa. A energia que ela vibra é a de estabilidade e de concretização de sonhos, então, se é isso que você busca, está na hora de incorporar o marrom ao seu visual! Aqueles sonhos que não estão dando certo e aqueles relacionamentos que vêm e vão podem se dar muito bem se você souber quais energias precisa atrair nesse novo período.

6) Verde

Homem sorrindo usando camiseta verde
Justin Shaifer/ Pexels

Verde é esperança? Saúde? Nenhum dos dois! No Ano Novo, a cor verde estimula o equilíbrio e a harmonia para os próximos meses. Esses dois conceitos podem ser aplicados no corpo, no sentido de ter uma saúde mais equilibrada, mas também podem atuar nos relacionamentos interpessoais, harmonizando aqueles que vivem juntos ou que convivem com frequência. Use o poder do verde para ter mais bem-estar!

7) Azul

Mulher de costas em campo com vestido azul
Priscilla Du Preez / Unsplash

Em um período de mudanças, pode ser difícil acalmar os ânimos e agir com tranquilidade, principalmente se você tem uma rotina estressante ou agitada. Nesse caso, a melhor cor para o Ano Novo é a azul. Com ela, a calmaria será estimulada para o ano inteiro, garantindo que você terá a cabeça no lugar na hora de enfrentar o cotidiano e tomar as decisões certas.

8) Roxo

Mulher usando vestido roxo segurando na barra olhando para baixo
Taylor Heery / Unsplash

Roxo é a cor que pode auxiliar no seu processo de autoconhecimento para o ano que vai começar. Se você sente que precisa se conectar melhor com a sua essência, se tem a sensação de que sua espiritualidade precisa ser melhor desenvolvida ou se quer entrar em contato com a sua interioridade, o roxo irá estimular a transformação da qual você tanto precisa.

9) Dourado

Mulher em pé fazendo bico de olhos fechados com papeis dourados espalhados no ar
Ansiia / Freepik

Dourado, cor de ouro, é uma aposta relativamente comum para o Ano Novo, mas muitos a escolhem mais pela beleza e menos pelo significado. O dourado é responsável por estimular a sabedoria e o conhecimento interior, permitindo que você entenda mais sobre si e sobre os outros. Assim, suas relações interpessoais receberão uma ajuda extra, com a possibilidade de prestar mais atenção em quem te rodeia.

10) Prateado

Mulher usando vestido prata com balões dourados, rosa, amarelos e transparentes ao fundo
Cottonbro / Pexels

Se você precisa de inovação e de modernidade no ano que vai começar, prateado é a cor mais indicada para o seu Ano Novo. A partir dele, é possível estimular novidades, qualidade e sucesso, questões essenciais para quem quer uma vida nova nos próximos 12 meses. O prateado pode estar presente em acessórios, caso você não tenha uma peça de roupa que seja dessa cor!

11) Branco

Mulher de vestido branco em pé em casa com vidros coloridos
Jeremy Bishop / Pexels

Preservando a tradição, a cor branca é uma das mais preferidas para o Ano Novo. Ela realmente estimula a paz, a pureza e a calma, fazendo o seu ano começar com o pé direito. Se você quer renovar as suas energias e começar do zero nesse novo ciclo, tenha certeza de que o branco é a melhor escolha para a ocasião.

12) Preto

Homem visto de frente com chapéu, óculos de sol e camiseta preta
Elle Hughes / Pexels

Muitas pessoas acreditam que o preto é uma cor que deve ser evitada no Ano Novo, mas a verdade é que esse tom é responsável por trazer mais independência e força para quem aposta nele. Se você precisa se libertar de amarras e de situações que te limitam, o preto pode te ajudar nesse transformação drástica. Sinta a força da cor para se sentir melhor no próximo ciclo!

Você também pode gostar

Sabendo o tipo de energia que cada cor emana, o melhor que você pode fazer é analisar aquela que mais combina com os seus desejos e com a sua personalidade. Aproveite o seu Ano Novo para inovar, para melhorar as energias do ano seguinte e para fazer uma mudança positiva na sua vida, usando a cor certa para você!

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]