Autoconhecimento Comportamento Convivendo

A vida é uma viagem

Imagem de um lindo rio e ao fundo, o pôr do sol. Em destaque, um homem puxando a sua mala. A foto traz o conceito de que a vida é uma viagem.
BERKO85 / Getty Images / Canva

A vida é uma viagem feita de escolhas: focar no negativo ou valorizar o positivo. Cada atitude gera resultados, e o trajeto é breve. Amar a si mesmo e cultivar emoções que fazem bem tornam essa jornada única e linda. Viver é decidir ser feliz no caminho até o destino final.

Ao contemplar a paisagem da estação de trem, que parece ser uma pintura da mais linda obra-prima, tenho uma singela sensação de felicidade.

Com os primeiros raios de sol surgindo no céu, escutando o som da natureza, que dá vida a tudo, substituindo o silêncio da noite, percebo no corpo o clima ameno característico de montanha.

Após entrar no trem e me acomodar, começam a surgir sentimentos de expectativa, de querer que a viagem comece logo.

Daí, nasce a oportunidade de decidir como será a minha viagem.

Posso ficar prestando atenção nas coisas negativas, como pessoas falando um pouco mais alto, uma sujeira, certamente uma manutenção que precisa ser feita, ou seja, procurar defeitos, e assim os defeitos aparecerão.

Ou posso ficar prestando atenção nas coisas positivas, como pessoas falando alegremente sobre coisas legais, isso é contagiante, o ambiente razoavelmente limpo, e certamente sentindo segurança no trem de vagões conduzido pelo maquinista, além de percorrer com os meus olhos as paisagens que enchem meu coração de satisfação, paz, prazer e contemplação.

O destino certo só chega quando terminamos a viagem.

Durante a nossa viagem, temos escolhas, tomamos decisões e nossas atitudes vão gerar resultados.

A falta de atitudes também gera resultados.

De qualquer maneira, seguimos em frente independente das nossas atitudes.

Nessa nossa vida em que vivemos, o trajeto é curto, só aparenta ser demorado.

Então, como vamos viver durante todo o nosso trajeto depende exclusivamente de nós.

Aprendizados serão vividos, o que permanece é que é importante.

O que não é importante, ou deixou de ter importância, vai passar e passa.

O desespero do que dói, da dor insuportável, que parece ficar latejando na nossa mente, incomodando, fazendo sofrer uma dor que realmente parece não ter fim, passa.

Imagem de uma mulher usando uma manta e touca bege. Ela está olhando para a montanha onde o sol nasce. Ela está de braços abertos recebendo as emoções positivas da vida.
Swissmediavision / Getty Images Signature / Canva

As emoções positivas, que procuramos cuidar, que valem a pena permanecer, que se estão até o hoje dentro de nós, é por algum motivo, a gratidão de poder ajudar, o reconhecimento de poder receber ajuda, a compaixão que não impõe restrições, o amor que não precisa ser explicado, o sentir que algo que vem lá de dentro de cada um, enfim, tudo que nos faz bem, é bom.

O que faz mal a nós provoca dor, adoece e, em algum momento, conduz à morte.

O que faz bem, provoca imunidade, retarda envelhecimento e irradia boas vibrações e boas energias.

Nesse trajeto que chamamos de vida, a nossa vida pode ter trajetos sinuosos, que dão medo, difíceis, fazendo com que sintamos o desejo de parar ou desistir da nossa jornada. Em outros trechos, haverá trajetos mais suaves, fazendo com que tenhamos vontade simplesmente de continuar e querer mais.

A sua vida é somente sua.

O que fazer com ela, decidir e escolher como será o seu trajeto depende sempre e somente de você.

Nessa existência, o fim do nosso destino é a morte.

Então, viver enquanto fazemos o trajeto do nosso destino é algo muito pessoal.

A realidade não é linda.

A vida é linda!

Sim, se quisermos que ela seja linda, nossa vida será!

O procurar amar a si é uma das coisas que torna nossa vida muito mais linda!

Ame a si!

E viva!

Sobre o autor

Euclydes Zanon Filho

Eu sou Euclydes Zanon Filho, formado no curso superior em Gestão de Serviços. Participo de treinamentos de desenvolvimento pessoal e comportamentos. E escrever é uma forma de dividir a luz interior, o meu resgate é contínuo, o meu despertar é diário, e é incrível!

Contatos:
https://www.facebook.com/DespertarRenovarSeguir
Contato: (11) 99394-0100
E-mail: zanon123@yahoo.com.br