Psicologia

Respeite seu tempo

Mulher nervosa com as mãos cobrindo a boca com o próprio vulto atrás encarando-a.
Jaq Silva
Escrito por Jaq Silva

Há momentos em que a ansiedade aparece e cria um impulso onde tudo deve ser feito com urgência, estamos sempre atrasadas e sem tempo. Temos que agir e decidir com rapidez, alimentando o desejo de estarmos em um lugar onde todas as perguntas possam ser respondidas prontamente e os resultados possam ser imediatos e certeiros.E vamos agindo, sem conceder espaço para maturar as ideias. Tudo tem que acontecer agora e não há tempo para a espera.

Esse sensação é castradora, pois nos tira do nosso eixo e nos leva a questionar tudo que estamos fazendo, duvidando da nossa capacidade em respeitar nosso tempo.

Nesses momentos, temos que ter compaixão e paciência conosco, pois há a tendência a se sentir inferior, inseguro e inapropriado, afinal todos estão se movimentando e fazendo coisas, e ficar parado, pensando e decidindo é algo inadmissível.

Homem de terno chorando.

Diariamente estamos lidando com as demandas e pressões sociais, sendo forçados a dar conta de todos os rótulos sociais que nos são impostos e que não se encaixam na nossa atual estrutura. Nesses momentos sentimos como se estivéssemos nadando contra a correnteza, e é justamente isso que fazemos, pois ansiamos por encontrar o que serve à nossa alma.

Recentemente tive uma crise dessas, e foi bem dolorosa, era necessário deixá-la sair e observar o que estava acontecendo, algo que me chamou a atenção é que meu diálogo interno estava mais amoroso e eu pude acolher todas as minhas lágrimas, e depois de muito chorar, consegui respirar e entender que era necessário respeitar meu tempo, minha pausa.

Você pode gostar também de:

Não ir contra os meus limites.

Agir sem cobranças e deixar de lado as comparações, sem querer justificar para os outros a importância e o objetivo do que eu estou fazendo ser algo útil e necessário, sem querer mostrar resultados. Afinal, devemos prestar contas sempre a nós mesmos, devemos ser sinceros conosco. Nós merecemos respeito primeiramente e é necessário reafirmarmos sempre isso a nós mesmos até estarmos confortáveis em vestir a roupa que nos cabe, a roupa que nossa alma deseja.

Mulher decostas com cabeça baixa.

Cada vez que mergulhamos em um processo de melhoria interna, vamos abrindo novos paradigmas, novos conceitos, assimilando novas ideias, e a princípio tudo é empolgante e parece que não vamos dar conta de fazer tudo.Queremos ver o que está por vir e saber quando vai terminar.Se vai terminar…

Controlar a ansiedade é um desafio; é equilibrar as energias, é lembrarmos em aceitarmos nosso tempo, nosso momento; tudo está bem em levar o tempo que for necessário para começar a trabalhar, arrumar a casa, para mudar a alimentação. Não ponha tanta pressão em si mesmo, lide apenas com suas demandas, aos poucos e calmamente, encontrará o seu ritmo.

Mulher deitada na cama triste.

Você terá progressos e regressos, e assim é o fluxo natural da vida, trata-se apenas de experiências, de tentativas, de viver, e não puramente de obter resultados.

Trata-se de responder a si mesmo o que apetece-lhe fazer, o que realmente dá prazer e ir nessa direção, e isso está bem do jeito que está.

É necessário soltar as correntes e tirar o peso de tentar ser útil para os outros, aceitar que seu ritmo é o mais adequado para você, e somente para você.

Sobre o autor

Jaq Silva

Jaq Silva

Nesse espaço vou comentar com vocês alguns dos métodos que venho testando nessa minha jornada para me conhecer melhor e quero compartilhar com todos minha experiência.Sintam-se a vontade para comentarem e trocarem experiências. Aguardo vocês!

Email: [email protected]