Nutrição

Alimentos saudáveis que cabem no seu bolso

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Comer bem precisa custar caro? Descubra os alimentos que te farão bem e cabem no orçamento da família

Manter uma alimentação saudável é essencial para cuidar da saúde do corpo, principalmente para evitar doenças que são causadas por uma má alimentação. Entre as mais conhecidas estão: obesidade, colesterol elevado, gastrite, diabete e hipertensão.

Além de que, segundo a nutricionista Tatiana Eto, da empresa Nut Bio, que é especialista em nutrição esportiva e emagrecimento, “alimentos lembram a família, aquele almoço de domingo, o que está ligado diretamente à felicidade”.

Para ajudar a manter uma alimentação equilibrada a nutricionista elaborou uma lista com cinco grupos de alimentos saudáveis que são encontrados facilmente em mercados, restaurantes e feiras, além de possuir baixo custo.

1 – Água/Líquidos

Aprendemos desde crianças que água é fonte da vida, e por isso é uma bebida extremamente saudável, barata e acessível. A falta de água no corpo pode afetar os rins, respiração, sistema digestivo, sistema de defesa, circulação, etc. É possível ingerir águas com sucos e chás.

O recomendado pela Dra. Tatiana é de pelo menos 2 litros de água ao dia.

2 – Vegetais

Verduras e legumes são essenciais para uma alimentação saudável, principalmente porque possuem nutrientes importantes que ajudam a evitar doenças e até mesmo o envelhecimento precoce. A Dra. Tatiana recomenda ao menos uma porção no almoço e outra no jantar. Claro que isso varia de cada pessoa, umas precisam de mais nutrientes que as outras, mas a base de uma alimentação saudável é essa.

shutterstock_218731711

3 – Frutas

As frutas possuem um alto valor nutricional com fibras, águas e vitaminas e segundo a Dra. Tatiana, são fundamentais para a redução de risco de doenças cardiovasculares e doenças associadas com o envelhecimento. Claro que algumas frutas são bem caras, mas existem as que são bem acessíveis, como a maçã, banana, laranja, etc. O ideal seria de três a cinco porções ao dia.

4 – Lacteos/ Derivados

Já com os derivados, a Dra. Tatiana explica que o leite possui bastante proteína, alto valor biológico, hidratos de carbono, gorduras, vitaminas, minerais, potássio, cálcio e fósforo, o que são componentes importantes para o corpo humano e pode ajudar a fortalecer os ossos e ajudar até mesmo na imunidade. Por isso é importante incrementar na sua dieta alimentos que sejam derivados do leite também.

5 – Carnes

Para a Dra Tatiana, as carnes são importantes para manter o seu corpo com proteínas que só estão presentes na carne, claro que abusar do alimento pode trazer problemas à saúde.

O ideal é escolher entre os cortes magros, porque tendem a ter menos gordura, mas podem deixar a carne com menos sabor. Já as carnes de segunda são mais saborosas, porém se consumida em exagero pode trazer sérios riscos ao corpo. Pelo menos uma vez ao dia é o ideal.

Lembre-se sempre de consultar um nutricionista para saber quais alimentos são os melhores para a sua saúde, afinal, cada pessoa possui um biotipo e necessidades específicas.


  • Texto escrito por Letícia Lima da Equipe Eu Sem Fronteiras.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]