Alimentação consciente Nutrição Saúde Integral

Mindful Eating Day

Luiza Camargo
Escrito por Luiza Camargo
Mindful Eating pode ser traduzido como alimentação consciente, comer consciente ou comer com atenção plena. É uma prática para estarmos presentes e cientes do comer, tanto dentre de nós, nas sensações físicas, nos sentimentos e pensamentos, quanto fora no ambiente.

“Ao observar o que comemos e bebemos, podemos cultivar a gratidão pela comida que temos. A sensação de bem-estar e de paz é grande quando não precisamos mais usar a comida para resolver nossos problemas.”

– Patrizia Collard

O The Center for Mindful Eating preparou um material para espalhar a mensagem sobre o Mindful Eating.

As quatro mensagens do Mindful Eating Day!

Young woman mixing fresh salad in kitchen .

Cuide e cure do seu relacionamento com os alimentos

Mindfulness (atenção plena) nos possibilita notar as experiências e responder com gentileza e bondade.

No momento da refeição, aproveite para se nutrir com o que você precisa, notando suas reais necessidades. E como você descreveria sua relação com o seu corpo, a comida e o comer?

O Mindful Eating, alimentação consciente, nos fortalece com ferramentas e apoio para melhorar a relação com a comida em cada momento.

A curiosidade compassiva ajuda você a se tornar mais presente

Quando somos capazes de perguntar “o que está acontecendo aqui?”, nos permitimos perceber nossa experiência sem o julgamento e a crítica, e abrimos para a observação. Isso abre oportunidades para avaliar nossas escolhas.

Você é capaz de imaginar o que a curiosidade compassiva pode soar e sentir?

Vamos ampliar a nossa experiência com a comida.

Você pode ser um pouco mais gentil? Um pouco mais curioso? Com um pouco menos de crítica? Um pouco menos duro? O que poderia ser um pequeno passo que poderia tomar?

A capacidade de pausar e tomar consciência de sua experiência direta com sentimentos, pensamentos e sensações físicas ajuda você a descobrir novas opções e escolhas.

Cuidado respeitoso no momento presente

Quando somos capazes de nos nutrir de um lugar de respeito e cuidado, estamos mais propensos a sermos capazes de sintonizar o que precisamos a qualquer momento e reconhecer que nossas necessidades mudam ao longo do tempo. Mesmo quando o momento presente não é agradável, se pausar e reconhecer o que está presente mostra a informação que você precisa para mudar.

Nutrir o comer consciente com alegria

“Quando não há alegria no comer, a nutrição sofre.”

– Ellyn Satter

Comer com alegria é priorizar a inclusão de alimentos de que você gosta. Ajuda a se sentir bem.

Muitas pessoas perguntam: “Vou perder peso comendo mais conscientemente?”

Comer consciente (mindful eating) não é uma dieta ou uma maneira de perder peso, mas uma base para desenvolver um relacionamento saudável com os alimentos e o comer, com boa dose de alegria e prazer.

Boa prática!


Referência: The Center for Mindful Eating.

Sobre o autor

Luiza Camargo

Luiza Camargo

Sou nutricionista e instrutora de mindfulness e mindful eating. Acredito na união da Nutrição, Mindful Eating, Mindfulness e Meditação. O alimento é um veículo para nutrir o corpo e a mente e, também, um reflexo de como lidamos com nossas vidas. Na minha trajetória sou pós-graduada em Obesidade e Emagrecimento e com especialização em Nutrição Desportiva. Realizei o treinamento em Mindful Eating-Conscious Living pela UCSD e Estratégias de Mindfulness pela MTI.

Contatos:

Site: luizacamargo.com/
Instagram: @luiza_camargo_mendes
Facebook: /luizacamargomendes