Nutrição Receitas

Conheça essa receita de ganache saudável

Uma cumbuca com ganache
American Heritage Chocolate / Unsplash
Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Ganache é uma palavra de origem francesa, cuja tradução é: “pessoa desprovida de talentos, estúpido”. Significado meio estranho para um doce, né? Mas a história por trás dessa expressão tem sentido peculiar. Em meados de 1950, na França, um assistente de “chocolatier” acabou derramando, sem querer, creme de leite quente em uma travessa com chocolate. O chefe, que ficou nervoso ao ver o “estrago”, chamou o assistente de “ganache”, que quer dizer “estúpido”, como já vimos. Entretanto, antes de jogar fora, ele experimentou a mistura e acabou amando.

Graças ao acidente culinário dos anos 50, podemos usufruir desse preparo, que é considerado um clássico nas confeitarias de todo o mundo. Pode ser usado para fazer cobertura ou rechear bolos, cupcakes, tortas e outras delícias adocicadas. Basicamente, seu preparo consiste na mistura de dois ingredientes: creme de leite e chocolate (em pó ou a barra derretida). Com os elementos em mãos, basta aquecer a combinação em fogo médio até que chegue no ponto ou textura desejada.

Com o passar do tempo e a necessidade de se reinventar para se ajustar a novos preparos, essa simples mistura recebeu diversos tipos de transformações, ganhando até mesmo adaptações mais saudáveis. Você já deve estar com água na boca, não é mesmo? Com isso, preparamos 3 deliciosas receitas de ganache saudável que irão te satisfazer, mas sem fazer com que você fique com peso na consciência após ingeri-las. Confira a seguir.

1- Ganache Low Carb

Ingredientes:

  • 200 gramas de creme de leite
  • 150 gramas de chocolate amargo
  • 1 colher (sopa) de manteiga sem sal

Como fazer:

Derreta o chocolate no micro-ondas e vá retirando do eletrodoméstico de 10 em 10 segundos, sempre misturando e mantendo a atenção para não queimar. Depois que o chocolate foi derretido por completo, derreta a manteiga na panela. Em seguida, adicione o creme de leite e o chocolate e misture em fogo baixo até que fique um creme homogêneo. Após isso, é só desligar o fogo e se deliciar.

2- Ganache de chocolate vegano

Ingredientes:

  • 70 gramas de óleo de coco derretido
  • 3 colheres (sopa) de leite vegetal
  • 3/4 de xícara de chá de agave ou um adoçante líquido de sua escolha
  • 3/4 de xícaras de chá de cacau em pó puro (evite achocolatados ou cacau açucarado)
Cholate derretido/ganache
PxHere

Como fazer:

Em um recipiente, coloque os ingredientes líquidos primeiro, que são: o óleo de coco, adoçante e leite. Em seguida, acrescente cuidadosamente o cacau em pó. Depois é só mexer tudo de 1 a 2 minutos, até que fique uma massa homogênea e brilhante.

Atenção: O ideal é fazer a mistura na hora, mas caso precise guardar para depois, é só conservar na geladeira. Ao retirar, encontrará seu preparo solidificado e para que sua consistência natural volte, é só adicionar leite vegetal e misturar. O óleo de coco em contato com o frio acaba solidificando a mistura, por isso ela fica enrijecida.

3- Ganache funcional

Ingredientes:

  • 1 copo e 3/4 de amêndoas cruas
  • 2 bananas grandes e bem maduras ou 2 bananas e meia médias.
  • 2 colheres (sopa) de agave
  • 1 colher (sopa) de óleo de coco
  • 2 colheres e meia (sopa) de cacau em pó puro (evite achocolatados ou cacau açucarado)
  • Pitada de sal (de preferência, o himalaia ou marinho)

Como fazer:

O primeiro passo é triturar as amêndoas cruas em um processador por cerca de 10 minutos, sempre parando para retirar as raspas da lateral. Após obter uma espécie de manteiga de amêndoas, adicione ao recipiente: as bananas, o agave, o óleo de coco, o cacau (adicione cuidadosamente) e a pitada de sal. Agora é só bater todos os ingredientes até que se chegue a um creme homogêneo.

Você também pode gostar

Atenção: A receita tem validade de três dias na geladeira, se vedada por completo em um recipiente. Pode acontecer de ficar enrijecida por conta do óleo de coco. Caso aconteça, é só misturar leite de soja, mexer e obter a textura desejada.

Um docinho sempre alegra o nosso dia, ainda mais sendo um tradicional preparo francês, como a ganache. Com essas receitas saudáveis, fica bem mais fácil de comer essa delícia frequentemente sem culpa, afinal a fórmula traz consigo ingredientes que são benéficos para a nossa saúde. E aí, bora experimentar?

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]