Saúde Integral

Anemia: a falta que nutrientes fazem

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Existem basicamente três tipos de anemia. Quando é causada pela falta de nutrientes, como ferro, é chamada de Anemia Ferropriva. A falta de algumas vitaminas como B12 e também a deficiência na ingestão de proteínas caracteriza a Anemia Megaloblástica,. Ela também pode ser hereditária, e recebe o nome de Anemia Falciforme, causada pela alteração na estrutura da hemoglobina. A hemoglobina é uma proteína responsável pelo transporte de oxigênio (O2), está localizada dentro das hemácias, que são células sanguíneas arredondadas. Na anemia falciforme, devido à mudança na estrutura da hemoglobina, as hemácias passam a ter a forma de foice ou meia lua, o que dificulta o transporte de oxigênio para os tecidos.

A anemia é diagnosticada através da taxa de hemoglobina no sangue. O indicativo ideal, em média, de hemoglobina por litro no sangue em crianças de 6 a 60 meses é de 110g/L , de 5 a 11 anos é de 115 g/L, e de 12 a 14 anos, 120 g/L. Em mulheres adultas 120g/L, mulheres gestantes 110g/L e em homens adultos, 130g/L.  

Sickle-cell and normal red blood cells

A anemia, quando causada por carência nutricional não é uma doença, mas nem por isso não deve ser levada a sério. Em estágio avançado, pode causar problemas como a insuficiência cardíaca. Em crianças, pode causar dificuldades de crescimento e desenvolvimento, assim como baixa resistência imunológica. Em grávidas, pode levar a mortalidade do bebê. Mulheres, meninas, adolescentes, crianças e gestantes são mais suscetíveis a serem afetados pela anemia.

Os sintomas da anemia são, principalmente: o cansaço, fadiga e palidez, acompanhada por cor amarelada na região ocular e apatia. O diagnóstico é feito por exames sanguíneos, que medem a taxa de hemoglobina no sangue. Quando o percentual está abaixo do indicado, é necessário consultar um médico.

O tratamento depende do tipo identificado, mas basicamente se resume a acrescentar o nutriente que está faltando. Por exemplo, no caso da Anemia Ferropriva, o tratamento é feito pela ingestão de alimentos ou medicamentos que contém ferro.  A anemia pode ser evitada, ou no caso hereditário, controlada, através de uma boa alimentação. Ingerir alimentos com variedades de vitaminas, e de origem animal é de extrema importância.


  • Escrito por Giulia Maquiaveli da Equipe Eu Sem Fronteiras.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]